domingo, 18 de novembro de 2007

Gê mandou pra mim, adorei....

"Amigos são como músicas você já percebeu?"Eles entram na vida da gente e deixam sinais.Como a sonoridade do vento ao final da tarde.Como os ataques de guitarras e metais presentes emcada clarão da manhã.Amigo é a pessoa que está ao seu lado e você vaidescobrir, olhando no disco do olhar.Procure escutar:Amigos foram compostos para serem ouvidos,sentidos, compreendidos, interpretados.Para tocarem nossas vidas com a mesma força doinstante em que foram criadas, para tocarem suaspróprias vidas com toda essa magia de serem músicas.E de poderem alçar todos os vôos, de poderemcumprir todas as notas, de poderem cumprir, afinal, osentido que a eles foi dado pelo compositor.Amigos são pessoas como VOCÊ.Amigo têm que fazer sucesso...Mesmo que não estejam nas paradas;Mesmo que não toquem no rádio."

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Any comments?!?

A ARTE DE JULGAR
Eram dois vizinhos.Um deles comprou um coelho para os filhos. Os filhos do outro vizinho também quiseram um animal de estimação. E os pais desta família compraram um filhote de pastor alemão. Então começa uma conversa entre os dois vizinhos:- Ele vai comer o meu coelho!- De jeito nenhum. O meu pastor é filhote. Vão crescer juntos, "pegar" amizade!!!E, parece que o dono do cão tinha razão. Juntos cresceram e se tornaram amigos. Era normal ver o coelho no quintal do cachorro e vice-versa. As crianças, felizes com os dois animais. Eis que o dono do coelho foi viajar no fim de semana com a família e o coelho ficou sozinho.No domingo, à tarde, o dono do cachorro e a família tomavam um lanche tranqüilamente, quando, de repente, entra o pastor alemão com o coelho entre os dentes, imundo, sujo de terra e morto. Quase mataram o cachorro de tanto agredi-lo, o cão levou uma tremenda surra!Dizia o homem:
- O vizinho estava certo, e agora? Só podia dar nisso!
Mais algumas horas e os vizinhos iam chegar. - E agora?
Todos se olhavam. O cachorro, coitado, chorando lá fora, lambendo os seus ferimentos.- Já pensaram como vão ficar as crianças?Não se sabe exatamente quem teve a idéia, mas parecia infalível: - Vamos lavar o coelho, deixá-lo limpinho, depois a gente seca com o secador e o colocamos na sua casinha.
E assim fizeram. Até perfume colocaram no animalzinho. Ficou lindo, parecia vivo, diziam as crianças.
Logo depois ouvem os vizinhos chegarem. Notam os gritos das crianças. Descobriram!Não passaram cinco minutos e o dono do coelho veio bater à porta, assustado. Parecia que tinha visto um fantasma.- O que foi? Que cara é essa?
- O coelho, o coelho...
- O que tem o coelho?- Morreu!
- Morreu? Ainda hoje à tarde parecia tão bem.
- Morreu na sexta-feira!- Na sexta?- Foi. Antes de viajarmos, as crianças o enterraram no fundo do quintal e agora reapareceu.
A história termina aqui. O que aconteceu depois fica para a imaginação de cada um de nós.
Mas o grande personagem desta história, sem dúvida alguma é o cachorro.Imagine o coitado, desde sexta-feira procurando em vão pelo seu amigo de infância. Depois de muito farejar, descobre seu amigo coelho morto e enterrado. O que faz ele? Provavelmente com o coração partido, desenterra o amigo e vai mostrar para seus donos, imaginando o fizessem ressuscitá-lo. E o ser humano continua julgando os outros...Outra lição que podemos tirar desta história é que o homem tem a tendência de julgar os fatos sem antes verificar o que de fato aconteceu. Quantas vezes tiramos conclusões erradas das situações e nos achamos donos da verdade?
Histórias como essa, são para pensarmos bem nas atitudes que tomamos. Às vezes fazemos o mesmo..."A vida tem quatro sentidos: amar, sofrer, lutar e vencer. Então, AME muito, SOFRA pouco, LUTE bastante e VENÇA sempre! "

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Mais um dia...

Bora pra luta! :)

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Ta foda!!!
Ta foda!!!
Ta foda!!!

Há momentos em que não há nada melhor que um palavrão para expressar algum sentimento...kkkkkkkkkkk

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

kkkkkkkkkkk...sacanagem...

O italiano morreu e, homem muito decente, foi direto para o céu. Pegou sua harpa e ficou tocando e cantando na sua nuvem, durante séculos. Um dia, achando tudo muito chato, pediu a São Pedro para sair e dar uma voltinha. Pedroca deixou, e ele, vendo lá fora uma porta com a inscrição Inferno, entrou. Foi recebido com a maior consideração por Satanás, que, sorrindo muito, levou-o a uma bela alameda onde serviam vinhos das melhores procedências, queijos finos e outras iguarias, e onde ele foi amado até a exaustão por belíssimas louras, morenas e mulatas. O italiano voltou direto a São Pedro, pedindo-lhe para ficar para sempre no Inferno. — Você tem certeza do que quer? Olha que é uma ida sem volta, disse-lhe São Pedro. Mas o homem não tinha a menor dúvida e assinou todos os papéis necessários para ir para o Inferno. Satanás recebeu-o com um sorriso diabólico, meteu-lhe um tridente nas carnes e jogou-o numa ruela fétida, onde só se sentia eiro de enxofre e se ouvia choros e ranger de dentes. — Mas por que é tudo diferente agora?! — perguntou o bom italiano ao Demo. E o Diabo explicou-lhe: — Porque da outra vez você veio como turista e agora é como imigrante!

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Os mutantes

(Sagitarius)

Sou como um pingo d'água tenho meu lugar para cair
Centauros pela estrada e não adianta desviar
Sou sagitarius
Flechas no coração
Amor eu sou como nasci eu sou o que eu vivi
E não vou mudar tão depressa

Não vou
O mesmo amor que ponho dentro da canção
É o que eu vou lhe dar
Te tocando
Não tenho auras pra sentir o meu amor
Não me leve a mal por favor

Mas é que eu
Sou sagitarius
Flechas de ilusão
Amor eu sou como nasci
Eu sou o que eu vivi
E não vou mudar tão depressa
Não, não vou

Eu vou-me embora agora
Pra não te magoar, amor
Toda a minha alma chora
Pra não te magoar, amor
Sou sagitarius
Flechas de ilusão

Amor eu sou como nasci
Eu sou o que eu vivi
E não vou mudar tão depressa

Como encarar a entrevista de emprego - Por Max Gehringer

Nervosismo, ansiedade, terror. Como encarar a temível entrevista de emprego?
Em entrevistas, há respostas verdadeiras e há respostas adequadas. O candidato ideal é aquele que consegue fazer a resposta adequada soar verdadeira.
Num processo de seleção, o candidato escolhido é sempre aquele que responde o que o entrevistador quer ouvir.
Vamos a algumas dicas básicas:
Quando você estiver diante de qualquer empresa e te perguntarem por que você quer trabalhar naquela empresa, dê uma resposta falando bem da empresa. Não falando que você precisa para ajudar a tua família, embora isso seja nobre, seja exatamente o que você vai fazer. Mas sempre procura achar uma resposta que diga para aquela empresa que vale a pena contratar você.
É claro as dicas ajudam muito, mas elas não são uma garantia de que o candidato será contratado. O importante é não desanimar.
Se você foi autêntico na entrevista, não exagerou, não mentiu, e mesmo assim não conseguiu a vaga, isso não significa que você não serve para aquela empresa. Significa que aquela empresa não serve para você.
Teste: Você esta motivado no trabalho?
1. Que sentimento e/ou atitude você tem sobre a aposentadoria?
a. Desde que começou a trabalhar, você conta os dias que faltam para a grande data. b. Está louco para que chegue este dia de libertaçao.c. Tem projetos alternativos para sua vida pessoal e profissional d. Você acha que no dia que sair da empresa morre antes de dormir.
2. Você está jantando com sua família e começa a falar sobre seu chefe:
a. Imediatamente pede um remédio para o estômago b. Esta cena jamais ocorreria, pois assuntos profissionais não entram em casa c. Combinam convidá-lo para um próximo jantar d. Você guarda um pedaço da torta de chocolate para levar para ele no dia seguinte
3. Você ganha 5 milhões na mega-sena:
a. Imediatamente redige uma carta para sua empresa "dizendo o que nunca teve coragem para dizer".b. Fica feliz com sua independência. c. Começa a pensar em uma nova relação de trabalho com sua própria empresa (parceria). d. Compra os 5 milhões de reais em ações da sua organização.
4. Ao ir a dormir no Domingo à noite, você que o dia seguinte é Segunda-Feira:
a. Você começa a tremer e toma um Lexotan. b. Passa por você uma certa sensação esquisita. c. Você mentaliza que se inicia mais uma semana de criação e desenvolviment. d. Você dá graças a Deus e sonha com os anjos.
5. Quando seu chefe o chama para trabalhar no final de semana para terminar um projeto
a. Você toma um litro de uísque para "esquecer a desgraça". b. Você vai com uma pesada sensação de que está caminhando para a forca. c. Você pensa que é um sacrifício eventual que vale para o desenvolvimento da empresa. d. Você propõe que a equipe se mude para um hotel para trabalhar 24 horas por dia.
6. Quando você está trabalhando com sua equipe:
a.Você percebe que ficam todos encostados na parede com medo da "ação do próximo". b. Você percebe que seus companheiros de trabalho se sentem com a obrigação de se entenderem bem.c. Você se sente em um time cujos membros são unidos pelo respeito e até pela admiração mútua. d. Você considera esta turma muito mais importante que sua família.
7. Semana que vem, o feriado cai na Quinta-Feira e a empresa vai "emendar":
a. Você acha que o Presidente da República deveria assinar uma lei que tornasse feriado toda Quinta ou Terça. b. Desde o início do ano você já tem planos de viagem para esta data. c. Você gosta, mas se preocupa com os impactos negativos nos resultados do seu trabalho e no desempenho da empresa. d. Você se rebela contra a "emenda", vai trabalhar na Quinta, na Sexta e, para dar o exemplo, também no Sábado até às 9 horas da noite.
8. Fora da empresa e do horário de trabalho:
a. Você deleta a empresa da sua mente e não admite confundir as coisas. b. Esporadicamente você faz algum comentário sobre "o local do sacrifício". c. Sem exageros você busca conexões entre o mundo, o ambiente externo e o lugar onde você se desenvolve como ser humano e profissional. d. Quem está fora da empresa é seu corpo, pois seu cérebro pertence 24 horas à organização.
9. Ao se imaginar daqui a dez anos na mesma empresa:
a. Você chega a pensar em suicídio b. Você começa a chorar c. Você planeja como será o seu desenvolvimento pessoal dentro da organização neste períodod. Você não tem dúvida de que esta é a única opção que você admite para sua vida
10. Qual a sua relação com o trabalho:
a. Um castigo de Deus b. Uma relação burocrático-jurídica, em que você troca dez horas do seu dia por um cheque no final do mês. c. Uma oportunidade para você cumprir sua missão terrena, agregando valor ao universo e recebendo uma justa remuneração material em troca d. A única coisa importante na sua vida
11. No almoço de trabalho ou no elevador da empresa você se junta a mais quatro ou cinco colegas:
a. Tem sempre um advogado junto, ajudando a "tchurma" a entrar na Justiça para receber direitos trabalhistas do passado b. O papo se concentra no próximo aumento salarial c. Idéias são trocadas para melhorar a integração pessoal, o ambiente humano e o desempenho da empresa.d. Discutem-se o corte de custos e a próxima demissão de pessoal
12. Você recebe um convite para sair da empresa. Em que situação você recusa ou aceita a nova oportunidade?
a. Sai agora até por menos vinte por cento do salário que ganha hoje b. Pelo mesmo salário você aceitac. Depende de vários fatores, incluindo o ambiente humano da nova organização, a perspectiva de desenvolvimento oferecida e, claro, uma justa remuneração d. Você quer dinheiro, dinheiro, dinheiro.



Some:1 ponto para cada resposta (a)2 pontos para cada resposta (b)3 pontos para cada resposta (c)4 pontos para cada resposta (d)


Resultados:Entre 12 e 17 pontos:Deve estar difícil viver. Uma boa solução é realmente jogar na mega-sena e em todas as loterias ou então torcer para aquela velha tia rica morrer e deixá-lo como único herdeiro. Apesar de tudo, tente rever sua relação com o trabalho e as crenças que construíram esta raiva tão grande que você tem do trabalho.Entre 18 e 27 pontos:Você caminha todo o dia para o sacrifício, mas em alguns momentos há uma luz no fim do túnel onde a motivação começa a aparecer. Uma boa solução talvez seja a troca da empresa. Não deixe, também, de rever suas crenças em relação ao trabalho.Entre 28 e 39 pontos:Parabéns! Você é um exemplo de motivação e apresenta um excelente equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Você entende que o trabalho (especificamente na sua empresa) é um importante instrumento de desenvolvimento e evolução. Tente mostrar aos outros suas crenças em relação a ele.Entre 40 e 45 pontos:Mais do que motivado, você é dependente do trabalho. Workaholic é seu estado de espírito. Você deve estar com sua família de centro de custo e se comunicando por e-mail com seus filhos. Tente voltar à faixa dos 36 pontos.Mais de 45 pontos:Você não é um ser humano. Você é um robô. A vida para você é um fluxo de caixa e as palavras humanas escrevem da seguinte forma: @mor; $entimento, Feli$$idade.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Valores invertidos...

Gente, ou eu tenho a cabeça "velha demais", ou eu não sou desse mundo, ou o mundo tá realmente ao avesso...pôxa...tive uma criação baseada nos reais valores da humanidade, em que vc é, não em o que vc tem, é claro que vc ter, ajuda a ser o que vc é, mas daí deixar valores como honestidade, amor ao próximo e afins, pra supervalorizar o material, não importando como o obtenha, pra mim já é demais...caráter pra mim não é qualidade, é dever de consciência!!!
Pô...como uma pessoa consegue dormir tranquilo, sabendo que fez do próximo uma "escada"?Ou seja, não venceu pelos próprios méritos, mas pela incopetência e/ou inocência alheia?!?Guerra pela paz, assassinatos por herança, crianças sendo espancadas e utilizadas como escudo da violência...nossa...cada dia mais eu fico abismada...mas vá lá...tenho duas opções: ou continuo indignada e tento mudar o mundo começando por mim ou me junto a eles...prefiro a primeira, sem dúvida...

sábado, 4 de agosto de 2007

Estima

A carência é algo que nos faz mergulhar em ilusões que muitas vezes traz danos maiores a estima que antes estava fragilizada, tornando a percepção falha.
Paralelo está o ciúme, que, baseado em insegurança e fragilidade afeta diretamente a estima.
Trabalhe você em seu eu completo para que sua estima não seja afetada.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

O SUBCONSCIENTE

É INCAPAZ DE ARGUMENTAR
Sua mente subconsciente é cheia de sabedoria econhece as respostas de todas as questões.Ela não argumenta nem discute com você.Ela não diz: Você não deve dar essa impressão. Por exemplo: quando você diz não posso fazer, estou muito velho agora, não posso cumprir essa obrigação, nasci do lado errado da cerca, não conheço o político certo.Com essas frases, você impregna a sua mente subconscientede pensamentos negativos e ela reage de acordo com eles.Na verdade, você assim impede o seu próprio bem,trazendo em conseqüência frustração e limitações à sua vida.Quando você cria obstáculos,impedimentos e dilações em sua mente consciente,está negando a sabedoria e a inteligência de sua mente subconsciente.Você está na verdade reconhecendo que seu subconscienteé incapaz de resolver o seu problema.Isso conduz a uma congestão mental e emocional,seguida por doença e tendência neuróticas.Para realizar seu desejo e superar sua frustração,afirme vigorosamente várias vezes por dia:A inteligência infinita que me deu esse desejo dirige,guia e revela-me o plano perfeito para a execução do meu desejo.Sinto que a sabedoria profunda do meu subconscientejá está reagindo e o que eu sinto e anseio lá dentro é expresso externamente.Há equilíbrio, harmonia e serenidade.Se você diz que não há saída; estou perdido;não sei como sair deste dilema; estou inteiramente bloqueado,não terá resposta nem reação do seu subconscientepara resolver seu problema.Se deseja que o subconsciente trabalhe para você, faça-lhe o pedido certo e obtenha a sua cooperação. Aliás, o subconsciente está permanentementetrabalhando para você.Neste minuto mesmo, é ele que está controlando as batidasdo seu coração e a sua respiração.É ele que cura um corte no seu dedo.A tendência do mesmo é para a vida,procurando sempre tomar conta de você e protegê-lo contra tudo.O seu subconsciente possui uma mente própria,mas aceita seus padrões de pensamento e imagens mentais.Quando você procura solução para um problema,seu subconsciente responderá,mas espera que você chegue a uma decisão ea julgamento correto em sua mente consciente.Você deve reconhecer que a resposta está em seu subconsciente.Contudo, se você diz que não creio que haja uma solução;estou enrolado e confuso porque não consigo encontrar uma resposta,está neutralizando sua oração. Como o soldado que marca passo, você não chegará a lugar algum.Para as engrenagens de sua mente,descontraia-se, desligue-se de tudo e em sossego, afirme:Meu subconsciente conhece a solução. Agora mesmo está me respondendo. Agradeço, porque sei que a infinita inteligênciado meu subconsciente conhece todas as coisase está me revelando a solução exata agora mesmo.Minha fé verdadeira está agora libertandoa majestade e a glória da minha mente subconsciente. Regozijo-me de que assim seja.
(Trecho extraído de:O Poder do Subconsciente, Dr. Joseph Murphy)

OS VERSOS DE OURO DE PITÁGORAS

Colaboração de Rogerio de T. Penha ( IN )
Os Versos de Ouro da tradição pitagórica constituem um documento de valor inestimável.Este texto, breve e único,até hoje pouco conhecido do público,é um mapa preciso do caminho práticopara a sabedoria divina.O fato de que caiu no esquecimento eé relativamente raro só faz aumentar seu valor. Ele expressa em poucas palavras, e com uma clareza definitiva,o compromisso de vida dos pitagóricos de todos os tempos.Os Versos de Ouro serão tão atuais dentro de 500 anos como eram na Grécia antiga há 2.500 anos atrás. Na complexa transição de hoje para uma civilização global,eles apontam e sinalizam impecavelmente o caminho da regeneração de cada indivíduo,base para o renascimento coletivo da sabedorianos próximos anos e décadas. Os Versos de Ouro, a partir do texto de Hierocles de Alexandria,com base na versão em língua inglesa feita por N. Rowe em 1707,e adotada hojepela maior parte dos estudiosos da tradição pitagórica. Leve-se em conta, outras versões importantes dos Versos,entre elas a de Fabre d'Olivet (século 19). A seguir, portanto, um texto imortal que se pode ler,reler e meditar ao longo do tempo. É um mapa, um guia e um tratado completosobre a vida dos sábios.
ENSINAMENTOS DE PITÁGORAS
01.Honra em primeiro lugar os deuses imortais, como manda a lei.
02. A seguir, reverencia o juramento que fizeste.
03.Depois os heróis ilustres, cheios de bondade e luz.
04.Homenageia, então, os espíritos terrestres emanifesta por eles o devido respeito.
05. Honra em seguida a teus pais,e a todos os membros da tua família.
06.Entre os outros,escolhe como amigo o mais sábio e virtuoso.
07. Aproveita seus discursos suaves,e aprende com os atos dele que são úteis e virtuosos.
08.Mas não afasta teu amigo por um pequeno erro.
09. Porque o poder é limitado pela necessidade.
10. Leva bem a sério o seguinte: Deves enfrentar e vencer as paixões.
11. Primeiro a gula, depois a preguiça, a luxúria, e a raiva.
12. Não faz junto com outros, nem sozinho, o que te dá vergonha.
13.E, sobretudo, respeita a ti mesmo.
14. Pratica a justiça com teus atos e com tuas palavras.
15.E estabelece o hábito de nunca agir impensadamente.
16.Mas lembra sempre um fato, o de que a morte virá a todos.
17.E que as coisas boas do mundo são incertas, e assim como podem ser conquistadas, podem ser perdidas.
18.Suporta com paciência e sem murmúrio a tua parte, seja qual for.
19.Dos sofrimentos que o destino determinado pelos deuses lança sobre os seres humanos.
20.Mas esforça-te por aliviar a tua dor no que for possível.
21.E lembra que o destino não manda muitas desgraças aos bons.
22. O que as pessoas pensam e dizem varia muito; agora é algo bom, em seguida é algo mau.
23.Portanto, não aceita cegamente o que ouves,nem o rejeita de modo precipitado.
24.Mas se forem ditas falsidades,retrocede suavemente e arma-te de paciência.
25. Cumpre fielmente, em todas as ocasiões, o que te digo agora.
26.Não deixa que ninguém, com palavras ou atos,
27.Te leve a fazer ou dizer o que não é melhor para ti.
28.Pensa e delibera antes de agir, para que não cometas ações tolas.
29. Porque é próprio de um homem miserávelagir e falar impensadamente.
30.Mas faze aquilo que não te trará aflições mais tarde, e que não te causará arrependimento.
31. Não faze nada que sejas incapaz de entender.
32.Porém, aprende o que for necessário saber;deste modo, tua vida será feliz.
33.Não esquece de modo algum a saúde do corpo.
34.Mas dá a ele alimento com moderação, o exercício necessário e também repouso à tua mente.
35.O que quero dizer com a palavra moderaçãoé que os extremos devem ser evitados.
36. Acostuma-te a uma vida decente e pura, sem luxúria.
37. Evita todas as coisas que causarão inveja.
38.E não comete exageros. Vive como alguém que sabe o que é honrado e decente.
39.Não age movido pela cobiça ou avareza. É excelente usar a justa medida em todas estas coisas.
40.Faze apenas as coisas que não podem ferir-te,e decide antes de fazê-las.
41. Ao deitares, nunca deixe que o sono se aproxime dos teus olhos cansados,
42.Enquanto não revisares com a tua consciência mais elevadatodas as tuas ações do dia.
43.Pergunta: "Em que errei? Em que agi corretamente? Que dever deixei de cumprir?"
44.Recrimina-te pelos teus erros, alegra-te pelos acertos.
45. Pratica integralmente todas estas recomendações. Medita bem nelas. Tu deves amá-las de todo o coração.
46.São elas que te colocarão no caminho da Virtude Divina.
47. Eu o juro por aquele que transmitiu às nossas almaso Quaternário Sagrado.
48.Aquela fonte da natureza cuja evolução é eterna.
49.Nunca começa uma tarefa antesde pedir a bênção e a ajuda dos Deuses.
50. Quando fizeres de tudo isso um hábito,
51. Conhecerás a natureza dos deuses imortais e dos homens,
52. Verás até que ponto vai a diversidade entre os seres,e aquilo que os contém, e os mantém em unidade.
53. Verás então, de acordo com a Justiça, que a substância do Universo é a mesma em todas as coisas.
54.Deste modo não desejarás o que não deves desejar, e nada neste mundo será desconhecido de ti.
55.Perceberás também que os homens lançam sobre si mesmossuas próprias desgraças, voluntariamente e por sua livre escolha.
56.Como são infelizes! Não vêem, nem compreendem que o bem deles está ao seu lado.
57. Poucos sabem como libertar-se dos seus sofrimentos.
58. Este é o peso do destino que cega a humanidade.
59.Os seres humanos andam em círculos,para lá e para cá, com sofrimentos intermináveis,
60. Porque são acompanhados por uma companheira sombria, a desunião fatal entre eles, que os lança para cima e para baixo sem que percebam.
61. Trata, discretamente, de nunca despertar desarmonia, mas foge dela!
62. Oh! Deus nosso Pai,livra a todos eles de sofrimentos tão grandes.
63. Mostrando a cada um o Espírito que é seu guia.
64.Porém, tu não deves ter medo,porque os homens pertencem a uma raça divina.
65.E a natureza sagrada tudo revelará e mostrará a eles.
66.Se ela comunicar a ti os teus segredos, colocarás em prática com facilidadetodas as coisas que te recomendo.
67. E ao curar a tua alma a libertarásde todos estes males e sofrimentos.
68.Mas evita as comidas pouco recomendáveispara a purificação e a libertação da alma.
69.Avalia bem todas as coisas,
70.Buscando sempre guiar-te pela compreensãodivina que tudo deveria orientar.
71. Assim, quando abandonares teu corpo físicoe te elevares no éter.
72.Serás imortal e divino,terás a plenitude e não mais morrerás.

Fisiopatologia

Da Degeneração Vertebral

A partir da ruptura do disco intervertebral,a coluna passa a ter uma instabilidade segmentar progressiva.Com o rompimento da estrutura discal,o disco tende a extruir do espaço intervertebral(hérnia de disco) ou pode perder o seu poder higroscópico,gerando um processo de desidratação progressiva.Este processo reduz a estrutura discal,ocasionando uma maior aproximação entre os corpos vertebrais adjacentes.Este mecanismo de pinçamento discal determina a formação do disco doloroso,que ocasiona crises álgicas lombares periódicas.Com o pinçamento discal estabelece-seuma desestruturação completa da unidade funcional vertebral.Assim, temos uma degeneração progressiva detodos os elementos que dela participam.A reação de defesa a este fenômeno dedesmoronamento da coluna vertebral é realizadaatravés da formação de osteofito(vulgarmente chamados de bico de papagaio).Estes tem a finalidade de aumentar abase de sustentação vertebral,visando a melhor estabilidade do segmento lesado. As dores, que manifestam periodicamente,são ocasionadas por processos inflamatórios cíclicos concernentesà evolução do dano vertebral.Cada crise álgica apresenta contratura da musculaturapara-vertebral, cujo objetivo é imobilizar o segmento lesado.Dessa forma, as contrações musculares dividem-se em: contratura de ofensa e contratura de defesa.A contratura de ofensa desenvolve-se a partir dalesão discal instalada e a sua repetiçãoé danosa à unidade funcional. A contratura de defesa se realiza duranteos movimentos vertebrais e visa a proteção da coluna.Após se estabelecer uma lesão numa das curvas da coluna vertebral,as outras, conseqüentemente, mudam a sua posição do eixo. Isto ocorre porque há uma relação íntimaentre esses segmentos da coluna.Se acontecer um desenvolvimento de hiperlordose lombar,acarretará num aumento da cifose dorsal ea retificação da coluna cervical.Este desarranjo evolui com a redução da altura corporaldo indivíduo e leva o nome de raquiadaptação.Suas conseqüências se fazem através de dores incapacitantesnas regiões vertebrais,dores irradiadas como as ciáticas e braquialgias,incapacidades motoras que vão desde as paresiasaté as paralisias e mecanismos de espasticidade muscular.Isto acontece com a obstrução parcial outotal do canal vertebral,denominando-se canal estreito espondilótico ou degenerativo
Hérnia de disco:é causada por uma rupturadas fibras concêntricas do disco intervertebral.O disco suporta cargas corporais e une vértebra a vértebra.Com a ruptura, processa-se o deslocamentode seu núcleo até a extrusão do mesmo.Quando se instala a lesão do disco,desencadeia um processo inflamatório, ocasionando a dor.As causas das rupturas discais relacionam-sea traumatismos e tem como agravante causas diversas,como deformidades da coluna,rigidez corporal nos sedentários,obesidade, hipotonia e flacidez muscular.Os fatores psicológicos também contribuem para a instalaçãodesses quadros, tais como depressão, estresse, etc.O tratamento pode ser conservador,como por exemplo repouso,bloqueio anestésico, uso de analgésicos e antiinflamatórios ,calor, massoterapia e reeducação através de exercícios corporais.A cirurgia é aconselhada nos casos mais graves,garantindo o restabelecimento da resistência eestabilidade da coluna vertebral.Sendo esta uma estrutura que suporta grandes cargas,apenas a retirada da hérnia não alcança esse objetivo principal,sendo necessário a fixação dos elementos operados.As hérnias discais cervicais incidem mais freqüentementenas pessoas estressadas e tensas.Já a dorsal é mais rara,pois nesta área a coluna tem o suporte dos arcos costais (costelas).A hérnia lombar ocorre devido aoexcesso de carga que a coluna suporta.

Desvios do eixo da coluna vertebral.

Os principais desvios da c.v. são;a escoliose, cifo-escoliose,cifose e a hiper-lordose. A escoliose é o desvio da coluna no sentido lateral e rotacional.Assim, temos a formação de gibosidade vertebral na região toráxica.O desvio rotacional pode ser visto radiologicamentepela assimetria dos pedículos vertebrais e a lateralização da coluna é feita pelodeslocamento a partir do seu eixo central,constituindo-se assim,de deformidades vista no sentido antero-posterior.A escoliose pode estar compensada ou descompensada.A escoliose compensada apresenta os ombros no mesmo nível,revelando que a curva principal se equilibra com a curva compensatória.Curva principal é a curva responsável pela deformidade,e a curva compensatória ou secundária éaquela que busca a compensação para manter o tronco ereto.As escolioses podem ter diversas etiologias.A mais comum é a idiopática ou escoliose do adolescente,que evolui durante o período de crescimento.Costumeiramente tem uma curva em "S" eatinge o segmento dorsal e lombar com curvas levese moderadas.Podemos ter ainda as escolioses congênitas, cujas causas são deformidades congênitas da coluna vertebral.Os principais exemplos estão nas agenesias vertebrais,hemi-vértebras e barras ósseas,constituindo-se em deformidades a partir da concepção,atingindo curvas severas de até 180º,quando a coluna processa uma curva completa sobre si mesma.Invariavelmente o tratamento é cirúrgico e precoce,buscando corrigir o defeito ósseo a partir do seu nascimento. As escolioses paralíticas sãocausadas pela paralisia de grupos muscularesna sustentação da coluna.São caracterizadas pela curva em "C" epela hipotrofia muscular,causando assim, a queda lateral da c.v.Outros exemplos de escoliose sãocausadas por seqüelas de efeitos traumáticos,processos infecciosos, doença de Von-Recklin Gausen(doença pseudo tumoral de estrutura nervosa),as escolioses por doenças endócrinas,por seqüelas das osteosporoses, etc. Podemos ainda classificar as escoliosescomo funcionais e estruturais.As funcionais são aquelas cujo desvio da colunadepende de alterações extrínsecas à mesma,como por exemplo o encurtamento com disparidadeentre os membros inferiores, causando assim,um desvio do eixo da coluna pela variação de comprimento entre os dois membros.As estruturais são aquelas em que a causa do desvioencontra-se localizada diretamente comas estruturas ósteo ligamentares vertebrais.Ainda devemos classificar as curvas das deformidadescomo móveis e rígidas. A importância dessa classificação se faz para o planejamento dacorreção cirúrgica da deformidade.Cifose:são exageros da curvatura toráxicafora dos eixos dos limites fisiológicos.Várias etiologias podem ser causas de cifose na coluna vertebral. Assim, temos os defeitos congênitos, infecções,fraturas, doenças ósseas como a osteoporose ea doença de Scheuermann ou dorso curvo do adolescente. A doença de Scheuermann se caracteriza pela necrose da epífisede crescimento dos corpos vertebraisconstituintes do centro da curva dorsal(6ª a 9ª vértebra dorsal).Esta necrose ou morte da estrutura óssea epifisária, gera uma deformidade em acunhamento do corpo vertebral,fazendo com que haja uma acentuação da curvatura toráxica.A causa dessa doença é desconhecida. Muitos autores relacionam com a hiper-pressãosobre a região dorsal em crianças rígidascom mal preparo músculo-ligamentardurante a fase de crescimento do esqueleto.
Lordose:a hiperlordose é um exagero com assentuação da curva lombar que está diretamente relacionada com a retificação cervical ecom o aumento da cifose dorsal.A etiologia mais freqüente das hiperlordose sãoos distúrbios músculo-esquelético do ilíacopsoas e dos ísquios surais.Nas patologias ósseas, a freqüência maior está relacionada às espondilolisteses epseudo-espondilolistese que produzem odeslizamento intervertebral freqüentemente localizadosentre a 4ª e a 5ª lombar e a 5ª lombar e 1ª sacra.

EPICTETO

1.Saiba o que você pode controlar e o que não pode.A felicidade e a liberdade começam com uma clara compreensão de um princípio :algumas coisas estão dentro do nosso controle,outras não estão. Podemos controlar nossas opiniões, aspirações,desejos e ações, por exemplo.Tentar controlar outras pessoas ou circunstâncias externas ésempre fonte de preocupação, frustração e infelicidade.Devemos cumprir nosso dever e deixar que a realidade seja como é. 2.Ninguém pode ferir você.Mesmo que alguém agrida você com palavras e o insulte,é sempre sua a opção de sentir-se insultado ounão pelo que está acontecendo.Se algém o (a) irrita,na verdade é apenas a sua própria reação que o irrita.Portanto,quando alguém estiver aparentemente provocando a sua raiva,lembre-se que é a sua própria visão do incidenteque o está enraivecendo- e não precisa se deixar levar por reações automáticas.3.O progresso espiritual se faz confrontando a morte e a calamidade.Em vez de desviar os olhos dos acontecimentos dolorosos da vida,olhe para eles de frente e examine-os com frequência.Enfrentando as realidades da morte, das perdas e das decepções, você fica livre das ilusões e falsas esperanças epode usar melhor sua energia vital.4.Dedique sua vida a um ideal digno do que ela possui.Tenha metas pessoais espiritualmente superiores,independentemente do que outras pessoas pensarem.Permaneça fiel às suas melhores aspirações,seja o que for que esteja acontecendo ao seu redor.5.Saiba que tudo acontece para o bem.Conforme você pensa, você é - ou se tornará!Evite interpretar os acontecimentos supersticiosamente,dando-lhes significados que não têm.Não chegue à conclusões apressadas.Parta do ponto de vista que tudo que lhe ocorre lhe traz algum bem, alguma lição e alguma experiência.Se decidir que terá sorte, a terá.Pense de modo calmo e vitorioso.6. Crie seu próprio mérito. Nunca dependa da admiração dos outros.Isso o enfraquecerá extremamente.O mérito pessoal nunca pode aumentar por alguma fonte externa.Seja maior do que as críticas ou aplausos,mas leve em conta a opinião dos outros,para identificar onde é necessário corrigir erros ecomo pode melhorar ainda mais.7.Focalize o seu principal dever.Há um tempo para o descanso e diversão,mas vc nunca deve deixá-los prejudicar o seu verdadeiro propósito na vida.Deve escolher formas de lazer e outras atividades secundáriasque sejam compatíveis com a missão central da sua vida.
( Adaptado de Epicteto - Manual para viver)

Mandamentos da Saúde

Os dez mandamentos de Nuno Cobra,preparador físico:
1-Durma pelo menos oito horas e tente acordar sem despertador."Ele é uma agressão ao organismo";
2-Alimente-se em pequenas quantidades a cada três horas;
3- Cheire a comida, pegue as folhas com as mãos emastigue o mais devagar possível;
4-Exerça alguma atividade física pelo menos três vezes por semana.Uma hora de caminhada pode ser praticada por qualquer pessoa,em qualquer lugar,e é suficiente para obter os benefícios do esporte;
5-Evite ficar nervoso.Em situações de stress, experimente bocejar eespreguiçar;
6- Dedique pelo menos quinze minutos do dia à meditação.Escolha um local silencioso, sente-se numa posição confortável e se esqueça da vida;
7- Tome ao menos dois banhos frios por dia.Esse hábito é energizante;
8- Nenhum tratamento irá funcionar sevocê não abandonar seus vícios, a começar pelo cigarro;
9-Quando fizer exercícios físicos, concentre-se apenas neles. Não leia enquanto pedala na bicicleta nem ouça música enquanto corre;
10- Preste atenção ao fluxo de ar que entra e sai de seu pulmão eprocure respirar mais profundamente;
Faça elogios com mais freqüência.Essa tática funciona como um ímã efaz com que todos queiram estar a seu lado;
Os cinco mandamentos de Alfredo Halpern, endocrinologista:
1- Não se culpe por ser gordo. Procure ajuda e emagreça;
2- Fuja das fórmulas mágicas e das dietas milagrosas. O que vale é aprender a comer;
3-Não há alimento proibido.O segredo é não exagerar em nada;
4- É possível comer bem e ter um peso normal;
5-Obesidade é uma doença e, às vezes,seu tratamento requer a intervenção de medicamentos.Mas lembre-se: eles precisam ser receitados por um médico.


Os cinco mandamentos de Fernanda Lima e Ari Stiel Radu, reumatologistas:
1-Não pratique exercícios em locais expostos à poluição,como avenidas movimentadas. Escolha horários com menos tráfego ou deixe para se exercitar em casa, numa esteira, por exemplo;
2-A regularidade traz mais benefícios à saúde do quea intensidade da atividade física;
3-Fique atento à postura.Se você não se cuidar, todo o seu esforço com atividades fisicas poderá ser em vão;
4- Seja paciente com seu corpo.Em um mês, você não vai recupar o atraso de dez anos;
5-Evite exercitar-se em horários de calor excessivo,para não sofrer desidratação;
Os cinco mandamentosde Mauricio Hirata, clínico geral:
1- Arrume um espaço na agenda para fazer ginástica, como o horário do almoço;
2-Coma alimentos saudáveis.Se for o caso, leve a comida de casa;
3-Ponha um comedouro para pássaros na janela de sua casa ouapartamento e observe os movimentos dos animais."É excelente para relaxar";
4-Não perca muito tempo de seu dia no trânsito. Se você mora longe do trabalho, mude-se para mais perto;
5-Deixe a janela do quarto entreaberta se você tem dificuldade em acordar de manhã.A luz ajuda o cérebro a perceber que já é dia;
Os cinco mandamentosde Tânia Rodrigues,nutricionista:
1-Acostume-se a beber mais água.Deixe uma garrafa de meio litro sobre a mesa de trabalho eoutra dentro do carro;
2-Inclua pelo menos três frutas na alimentação diária. Elas garantem quantidades mínimas de vitaminas,fibras e minerais,que ajudam a prevenir diversostipos de câncer;
3- Não saia de casa sem se alimentar.Se sua refeição for apenas um cafezinho, pelo menos acrescente um pouco de leite à xícara;
4- O jantar deve ser a refeição mais leve do dia.Se você tem mais fome à noite,faça um esforço e coma menos nesse horário.O corpo se acostumará e você terá mais apetite de manhã;
5- Coma uma pequena porção de algum alimento rico em carboidratotrinta minutos antes das atividades físicas.Isso vai melhorar seu rendimento;

Os cinco mandamentosde Hong Jin Pai, acupunturista:
1-Reclamar da vida só causa stress.Em vez de resmungar porque faz frio,vista um agasalho;
2- Passamos a maior parte do dia no trabalho. Por isso, você precisa amar o que faz;
3- Aproveite o trânsito para escutar alguma música de que goste, estudar um idioma ou, se não estiver dirigindo, ler;
4-Seja otimista. Lembre-se de que todas as crises são passageiras;
5-A terceira idade deve ser a melhor fase da vida.Estude, exercite-se e leia.Ficar parado só acelera o envelhecimento.

Doenças e emoções

Porque fazemos doenças
A CAUSA OCULTA DAS DOENÇAS
Por trás de uma doença ou acidentesempre existe um pensamento ou crença negativa.Todos nós criamos uma realidade em nosso mundo mental,que se materializa em nosso corpo ou realidade concreta. Se você acha que a causa de seus problema está na crise econômica, na frente fria, no trânsito, na violência,no chefe, no marido ou na esposa...Saiba que você pode estar enganado. A principal causa dos nossos maiores problemas e infortúniosestão dentro de nós mesmos: nos nossos pensamentos e crenças.Essa é a opinião de Louise Hay, que é uma das maiores pensadoras americanas da Nova Era e autora do livro
“VOCÊ PODE CURAR SUA VIDA” .Só no Brasil esse livro vendeu mais de um milhão de exemplares eajudou a modificar a consciência de muita gente.Pessoas que, conduzidas por padrões mentais negativos, deixaram-se levar pelas doenças e sentimentos nocivos. Louise Hay aponta a crítica, o ressentimento e principalmente a falta de amor própriocomo os grandes causadores de enfermidades etoda a sorte de problemas em nossa vida.Criamos as doenças em nossa cabeça eo corpo funciona apenas como um reflexo dos pensamentos,crenças e sentimentos,ou seja, por trás de uma doença existe sempre uma crença incorreta:“não sou bom o bastante”, “não vou conseguir”,“sou culpado e portanto não mereço ser feliz”, “nada prá mim dá certo”, “todos me perseguem” epor ai vai, a lista é interminável. Se você não acredita na teoria de Louise Hay,saiba que ela se curou de um câncer fazendo afirmações positivas, tratamentos alternativos e mudando sua forma de encarar a vida. A seguir você vai ficar conhecendo o significado das principais partes do nosso corpo eidentificar os padrões mentais causadores de doenças. Mas isso não dispensa de forma nenhuma o tratamento médico convencional.O ideal seria escolher um médico de sua confiança e,paralelamente ao tratamento, fazer uma análise profunda da forma como você vê e se comporta diante da vida.Ao resgatar sua auto-estima e adotar pensamentos positivos e otimistas, você estará criando condiçõespara que seu organismo reaja de forma mais rápida e favorável ao tratamento.Além de ajudar na recuperação mais rápida, você estará prevenindo o aparecimento de doenças futuras econstruindo uma vida mais alegre e próspera.CADA DOR TEM UMA HISTÓRIA... Na lista a seguir você confere o significado de cada enfermidade. Veja se o significado vale para você.Se não, sente-se em silêncio, concentre-se e pergunte a si mesmo:“Quais seriam os pensamentos que criaram isso em mim?”.Alguns significados até que são fáceis de serem detectados,outros estão em níveis tão profundos de nossa psique que se torna necessária uma ajuda externa.Uma vez identificadas as crenças incorretas começa mais uma etapa: a superação das carências e medos,fortalecimento do eu e a busca de uma uma nova filosofia de vida, mais positiva, alegre e confiante.
Acidentes Incapacidade de defender-se.Rebelião contra a autoridade. Crença na violência. Raiva, frustração e rebelião.
Acne ou espinhasVocê pode estar passando por um processo de baixa-estima.Procure harmonizar-se mais.Faça uma limpeza, não somente de pele, mas de pensamentos.Acredite mais em seu potencial.Aids Negando a si mesmo. Culpa sexual. Não se achar bom o bastante.
Alcoolismo Sentimento de futilidade, inadequação, culpa, auto-rejeição.
Alergias Talvez você não confie mais na força que possui. Pode estar com dificuldades de lidar com o meio em que vive.Acredite na vida.O mundo não está contra você.Negação do próprio poder.Está defendendo-se de quê? Aparecem naqueles que estão sempre nervosos e irritadoscom as atitudes das outras pessoas com quem convivem.Se você tem alergias procure ser mais calmo ecompreensivo com aqueles que o rodeiam.
AnemiaRenove o seu interesse pela vida. Nestes últimos tempos, talvez você tenha desistido de tudo,acreditando que não consegue.Você é uma pessoa que praticamente não tem nenhuma confiança em si mesma.Falta de alegria, não é bom o bastante, hesitante, com medo da vida.
AnsiedadeSua preocupação é um reflexo de sua falta de confiança na vida,no universo, em Deus.Reavalie sua postura frente a tudo isto.Sem confiança no fluxo e no processo da vida.
Aparelho Respiratório:Pessoas que estão sempre desesperadas, sempre correndo e que gostam de fazer tudo ao mesmo tempo.O resultado disso é que, muitas vezes,elas não terminam nenhum de seus afazeres, ou não fazem nada direito.
ApendiciteIsto revela que está sendo muito severo com os outros ou consigo mesmo.Aprenda a perdoar.
Arteriosclerose Resistência, tensão.Estreiteza mental. Recusa em ver o bem.Articulações Representam as mudanças de direção na vida e a facilidade desses movimentos.
Artrite Sentindo-se sem amor, crítica e ressentimento. Perfeccionismo.Pessoa muito crítica com as outras pessoas que a rodeiam,sejam elas amigos, familiares, companheiros de trabalho, etc...Você também é uma pessoa insistente,talvez levando essa insistência longe demais.Às vezes é bom deixar de lado,desistir de alguma situação difícil, caso não esteja recebendo o apoio de que necessita.Persistir em algo muito complicado, sem ajuda de ninguém,pode lhe trazer sérios problemas com os ossos de seu corpo ouentão uma artrite.
AsmaTalvez o excesso de atividades estejam causando medo e tensão.Você é livre para mudar o curso de sua vida quando quiser.Complexo de culpa.Amor sufocante.Incapacidade de respirar por si, sentindo-se contido.Choro reprimido.
Ataques:Pensamentos negativos, quem não é feliz.
BexigaSegurando a dor para si mesmo.
BraçosEmoções antigas.
BronquiteAprenda a relaxar mais. Está muito estressado e inquieto.
BulimiaÓdio de si mesmo, achando não ser bom o suficiente.
Bursite Raiva reprimida, vontade de agredir alguém.
Câncer, CistosExiste em você uma mágoa profunda que está destruindo seu ego.Cure os antigos ressentimentos e aceite a vida como ela é;as coisas como elas são.Perdoe e liberte o seu passado.Renove seus pensamentos.Viva no aqui e agora.Mágoa profunda, ressentimento antigo,grande segredo ou pesar comendo o eu.Carregando ódios.Colesterol Permita-se amar mais e dê espaço para o outro ser o que é.Abandone seus pensamentos negativos.Obstruindo os canais da alegria.Medo de a aceitar a alegria.
Compulsão AlimentarAprenda a se aceitar mais.Pare de se culpar. Seu medo de ser criticado pode destruir você.Celulite Preso a sofrimentos da primeira infância.Agarrando-se aos trancos e barrancos do passado.Dificuldade em avançar. Medo de escolher a própria direção. Cabeça:O que nós mostramos ao mundo.Coluna:Geralmente essas pessoas gostam de fazer tudo sozinhas e depois,acabam sempre reclamando que ninguém dá uma mãozinha.
CoraçãoPessoas que não vivem doi amor e da felicidade.
Dor de Cabeça Você está com maus hábitos mentais, medo ou ressentimento.Procure harmonizar seus pensamentos.Passe a agir com mais coerência naquilo que acredita.
Dedos:Ego, raiva, medo, preocupação, perda, pretenção.
Dentes(cáries dentárias ou gengivites): Talvez quase ninguém saiba, mas os dentes representam a família.Se você é esteio de sua família, a pessoa a quem cabe tomar todas as decisões,arcando com todas as responsabilidades e conseqüências, é muito propensa a ter problemas com seus dentes,ou a desenvolver uma gengivite.Indecisão duradoura.Incapacidade de analisar idéias e tomar decisões.
Dor:Culpa, medo de ser punido.
Desvios de Coluna Incapacidade de fluir com o apoio da vida. Não se auto-sustenta.
Derrame Desistir. Prefere morrer a mudar. Resistência. Rejeita a vida.
Diabetes Tristeza profunda. Amargura. Grande necessidade de controlar.
Doenças crônicas Recusa em mudar, medo do futuro. Insegurança.
Enfisema Você teme a vida e fica ansioso frente a ela. Aceite-se mais, cuide mais de você mesmo.EnxaquecaSua dor é sinal de sua resistência a pressões que anda sofrendo.Procure relaxar e resolver um conflito de cada vez.Medos sexuais,resistência ao fluxo da vida ou desagrado por ser impelido por alguém.
Estômago(problemas digestivos)Dificuldade d e assumir novas idéias e novas experiências. Se você anda comendo muito ,talvez seja a única forma que esteja encontrando para estagnar ouconter seus impulsos de criação.Ou então, pode ainda significar que esteja totalmente insatisfeito com sua vida sexual.
Fígado:Pessoa que acumula o sentimento de raiva dentro de si.Procure liberar sua raiva e não guarde rancor de ninguém.Quanto mais raiva guardar, pior será para você.
Frigidez:Medo, culpa sexual.
Garganta: Medo de mudanças, dificuldade em falar e frustração.Quando você tiver algum distúrbio nesta região de seu corpo,não pense duas vezes antes de liberar toda sua criatividade,para assim ampliar a proteção de sua aura.Fale, exponha suas idéias, mesmo correndo o risco de não serem aceitas.Criatividade sufocada, raiva engolida, incapacidade de expressão
Gastrite:Este tipo de sintoma quase sempre se manifesta em pessoas que guardam para si os problemas, são, maioria das vezes,pessoas introvertidas e que demonstram uma falsa calma e tranqüilidade.Incerteza prolongada. Sensação de condenação.
Genitais:Rejeição sexual.
Gordura localizadaPara o conceito esotérico, este tipo de gordura,principalmente quando localizada nas coxas, significa que, quando era criança, você não recebeu aquele carinho tão especial e necessário do colo de sua mãeque com o calor de seu corpo transmitira o amor e a segurança que precisava.Inconscientemente, esta carência está registrada em seu íntimo,fazendo-o desenvolver algum tipo de gordura localizada.Gordura Proteção e supersensibilidade
Gripe Abalo forte no sistema imunológico causado por choque emocional.Medo, tristeza ou inquietação. Você é influenciável demais.Aprenda a valorizar o lado bom das coisas. Gagueira Você fica inseguro com a avaliação dos outros.Pratique a auto-aceitação.
HerpesAceite mais a própria sexualidade.Vença os sentimentos de culpa e vergonha pelos próprios genitais.
Hipertensão Problemas emocionais duradouros não resolvidos.
Infarto Espremendo toda a alegria do coração em favor do dinheiro, posição, etc.Impotência Você está muito tenso. Aprenda que está no comando de sua própria vida. Confie.Ultrapasse as pressões sexuais.
InsôniaCom medo ou com culpa quem pode relaxar? Ame, perdoe a você mesmo, tenha mais fé na vida. Medo, não confia no processo da vida, Culpa.
JoelhoInflexibilidade, ego, medo de mudanças, há um excesso de humildade.
Labirintite Medo, medo de não estar no controle.
Mãos:Pão duro ( não gostam de gastar dinheiro).Menopausa(problemas) Medo de não ser mais desejada, não ser boa o bastante.
Menstruação(problemas) –Rejeição da feminilidade e dos órgãos sexuais, culpa.
Miopia Viva o aqui e agora. Acredite na vida.O futuro não precisa ser tão nebuloso quanto você pensa.
ObesidadeSua falta de auto-estima provocou um comodismo excessivo.Desenvolva mais amor próprio, cure suas inseguranças.
OrelhasDificuldade de aceitar o que lhe é dito.
Pele:Pessoas que possuem poder sobre você.
Pernas:Medo de enfrentar as coisas novas do dia a dia.
PésDificuldade em compreender a si pró prio.Suas opiniões quase nunca são escutadas ourespeitadas pelas pessoas mais próximas.
PescoçoPessoas muito teimosas e inflexíveis. Para estas pessoas,a aura nesta parte do corpo não vai além de alguns centímetros de proteção.
Prisão de Ventre Você está muito ligado a antigas idéias.Aprenda a perdoar e a esquecer. Recusando-se a soltar velhas idéias. Preso no passado.
Problemas na ColunaVença sua dificuldade em criar harmonia com a vida.Ame, perdoe e abandone o ódio.
Problemas no Estômago Com medo, apreensão e nervosismo,sua capacidade em "digerir" as coisas da vida fica prejudicada.
Retenção de LíquidosNa alquimia, a água representa intuição.Se você tem tendência a reter líquidos em seu organismo,deve ser uma pessoa de intuição muito forte. Não tenha medo e libere suas manifestações intuitivas.
RinsÉ exatamente no chackra supra-renal que as mágoas se acumulam,diminuindo muito a proteção do campo áurico dessa região.Não é por acaso que, em uma situação de separação, por exemplo,que geralmente traz consigo muita mágoa,tristeza e dor, os envolvidos acabam desenvolvendo alguma coisa relacionada a este órgão,como é o caso de um cálculo renal.
Reumatismo Sentindo-se vítima, ressentido, amargura crônica, falta de amor.Existe muita amargura ou ressentimento em seu coração.Liberte-se do passado. Relaxe e não culpe a vida.
Sinusite Irritação com alguém bem próximo.
Torcicolo Teimosia inflexível.
Tuberculose Definhando por causa do egoísmo,pessoa possessiva, com pensamentos cruéis e vontade de vingança.
Tumor:Feridas antigas, tormento, não se permite a cura.
T.P.M. (Tensão Pré-Menstrual) Você pode estar rejeitando a própria feminilidade ou dando muita força para os acontecimentos externos.Aceite seu corpo como ele é.Harmonize-se com o ambiente em que vive.
Ùlceras Algo o consome por dentro, medo de não ser bom o bastante. Medo de não ser bom o suficiente.Sua constante ansiedade criou hábitos de medo.Está deixando algo corroê-lo por dentro. Perdoe. Aceite.
Vagina Machucada emocionalmente pelo parceiro.
VarizesGeralmente são aquelas pessoas que não aceitam as condiçõesque lhes são impostas, querendo que tudo ocorra sempre ao seu jeito. Parado numa situação que odeia, sentindo-se sobrecarregado ecom excesso de trabalho, desencorajado. Está preocupado demais no trabalho.Sente dificuldade em manter o seu status.Relaxe mais. Busque o equilíbrio.

Poesias

A MULHER E O SIGNO QUE A REPRESENTA
( Vinícius de Moraes )

*ÁRIES*(de 21 de março a 20 de abril)
Branca, preta ou amarelaA ariana zela.Tem caráter dominadorMas pode ser convencidaE aí, então, fica uma flor: Cordata... E nada convencida.Porque o seu denominadorÉ o amor.
*TOURO*(de 21 de abril a 20 de maio)
O que é que brilha semSer ouro? - A mulher de touro!É a companheira perfeitaQuando levanta ou quando deita.Mas é mulher exclusivistaSe não tem tudo faz a pista.Depois que dona de casa...E a noite ainda manda brasa.Sua virtude: a paciênciaSeu dia bom: a sexta-feiraSua cor propícia: o verdeAs flores dos seus pendores: Rosa, flor de macieira.
*GÊMEOS*(de 21 de maio a 20 de junho)A mulher de gêmeos
Não sabe o que querMas tirante issoÉ uma boa mulher.A mulher de gêmeosNão sabe o que dizMas tirante issoFaz o homem feliz.A mulher de gêmeosNão sabe o que fazMas por isso mesmoÉ boa demais...
*CÂNCER*(de 21 de junho a 21 de julho)
Você nunca avanceEm uma mulher de câncer.Seu planeta é a luaE a lua, é sabido,Só vive na sua.É muito apegadaE quando pegadaPega da pesada.É a mulher que amaCom muito saberNo tocante à camaNão sei lhe dizer...
*LEÃO*(de 22 de julho a 22 de agosto)
A mulher de leãoBrilha na escuridão.A mulher de leão, mesmo sem fomePega, mata e come.A mulher de leão não tem perdão.As mulheres de leãoLeoas são.Poeta, operário, capitãoCuidado com a mulher de leão!São ciumentas e antagônicasSolares e dominicaisÍgneas, áureas e sardônicasE muito, muito liberais.*VIRGEM*(de 23 de agosto a 22 de setembro)
Se Florence Nightingale era VirgemNão sei... Mas o mal é de origem.A mulher de virgem aceita a amanteIsto é: desde que não a suplante.Sexo de consumo, pães-de-minutoNada disso lhe há de faltarO condomínio é absolutoA virgem é mulher do lar.Opala, safira, turquesaSão suas pedras astraisNa cuca muita espertezaNa existência muita paz.
*LIBRA*(de 23 de setembro a 22 de (outubro)
A mulher de libraNão tem muita fibraMas vibra.Quer ver uma libriana contente?Dê-lhe um presente.Quando o marido a traiA mulher de librabalanças, mas não cai.Se você a paparicaEla fica.Com librium ou sem libriumSalve, venusinaQue guarda o equilíbrioNa corda mais fina.
*ESCORPIÃO*(de 23 de outubro a 21 de novembro)
Mulher de escorpiãoComigo não!É Abelha MestraÉ a Viúva NegraSó vai de vedeteNunca de extra.Cria o chamado conflitode personalidades.É mãe tiranaMulher tiranaIrmã tiranaFilha tiranaNeta tiranatirana tirana.Agora, de cama dizque é boa paca.
*SAGITÁRIO*(de 22 de novembro a 21 de dezembro)
As mulheres sagitarianasSão abnegadas e bacanasMas não lhe venham com grossurasNem injustiças ou censurasPorque ela custa mas se esquentaE pode ser muito violenta.Aí, o homem que se cuide... - Também, quem gosta de censura!
*CAPRICÓRNIO*(de 22 de dezembro a 20 de janeiro)
A capricorniana é capricornialComo a cabra de João Cabral.Eu amo a mulher de capricórnioPor que ela nunca lhe põe os próprios.A caprina é tão ciumentaQue até o ciúmes ela inventa.Mulher fiel está aí: é cabraSó que com muito abracadabra.Suas flores: a papoula e o cânhamoDe onde vem o ópio e a maconhaEla é uma curtição medonhaPor isso nos capricorniamos.
*AQUÁRIO *(de 21 de janeiro a 19 de fevereiro)
Se o que se quer é a boa esposaA aquariana pousa.Se o que se quer é uma outra coisaA aquariana ousa.Se o que se quer é muito amorA aquarianaÉ a mulher macho sim senhor.Porém não são possessivasNem procuram dominarOu são meigas e passivasOu botam para quebrar.
*PEIXES*(de 20 de fevereiro a 20 de março)
Mulher de Peixe... peixe éEm águas paradas não dá péPorque desliza como a enguiaSempre que entra numa fria.Na superfície é sinhazinhaE festiva como a sardinhaMas quando fisga um namoradoEle está frito, escabechado.É uma mulher tão envolventeQue na questão do ParaísoHá quem suspeite seriamenteQue ela era a mulher e a serpente.Seu Id: aparentar juízoSeu Ego: a omissão, o orgulhoSua pedra astral: a ametistaSeu bem: nunca ser bagulhoSua cor: o amarelo brilhanteSeu fim: dar sempre na vista.

As Doze Vozes
Rudolf SteinerTradução: Bernardo de Gregório e Christina Myoen
*Áries*Ressurge, ó brilho da luz!Compreende a essência evolutiva,Apreende o tecer das forças,Irradia-te, ser ressuscitado.A resistência vence,Na corrente do tempo dilui-te.Ó brilho da luz, permanece!
*Touro*Ilumina-te, esplendor do Ser,Realiza a força do vir a ser,Tecendo os fios da vidaNo existir do Mundo,Nas revelações do sensível,Na luminosa percepção do Ser.Ó esplendor do Ser, surge!
*Gêmeos*Abre-te, ser solar,Movimenta o impulso aquiescido,Descortina o desejo da ambiçãoPara o forte domínio da vida,Para o bem-aventurado abraçar do Mundo,Para o desfrutar do amadurecimento do Mundo.Ó ser solar, continua!
*Câncer*Tu, repousante luzir,Atiça o calor da vida,Aquece a vida da almaPara teu vigoroso afirmar-te,Para teu compenetrar espiritual,Num silencioso iluminar.Tu, repousante luzir, fortalece-te!
*Leão*Correnteza dominante,Personificação do Mundo,Sensível essênciaPara a resolução da vontade.No fluir do brilho da vida,Na pungente dor do tornar-seDominantemente, coloca-te!
*Virgem*O Mundo contempla, alma!A alma abraça, Mundo!O espírito compreende, Ser!O poder da vida atua,Na vívida vontade constrói,No florescer do Mundo confia.Ó alma, reconhece os seres!
*Libra*Os mundos, os mundos preservam;Nos seres, vivenciam-se os seres;No Ser, envolve-se o Ser;A essência, a essência efetuaPara o envolvente agir que se derramaNo saborear silencioso do Mundo.Ó mundos, portai os mundos!

*Escorpião*
O Ser: este consome a essência.Mas na essência, lá se encontra o Ser.Na ação dissolve-se o vir a ser,Mas no vir a ser permanece a ação.No poder materializado do Mundo,No primordial plasmar,A essência mantém a essência.

*Sagitário*A evolução alcança a potência do Ser,Na existência, extingue-se a concretização.A conquista extingue o desejoNa imperiosa força da vontade da vida.Na morte culmina o domínio do Mundo,Formas extinguem-se em formas.Que a existência sinta a existência!
*Capricórnio*Que o futuro repouse sobre o passadoE que o passado pressinta o futuro,Para que se fortaleça o presente.Na interna resistência da vidaReforça-se a consciência dos seres do Mundo,Floresce o poder atuante da vida.Que o passado sustente o futuro!
*Aquário*Que o limitado se sacrifique em favor do ilimitado.Que o que não conhece limites fundamente,Nas profundezas, seus próprios limitesE erga-se no fluir,Assim como a onda ao fluir se detém,Adquirindo forma no envolver-se, tornando-se Ser.Limita-te, ó ilimitado!
*Peixes*Que na derrota encontre-se a perdaE que na vitória, perca-se o ganho.Que no compreendido procure-se o apreenderE que se conserve o manter.Que o Ser erga-se por sua essênciaE que a essência teça seu Ser.Que a perda seja ganho para si!

Curiosidades místicas (faz bem estar energizado)

Mandala

Mandalas são símbolos ancestrais que representam o universo e possuem um campo energético de muita força. São desenhos sagrados que abrigam, no seu interior, forças da natureza representada no seu simbolismo perfeito. Cada Mandala cria um campo de poder, um espaço sagrado onde essas energias se instalam. A circunferência que delimita a Mandala tem como origem o próprio ponto central e limita o espaço circular formado, que é preenchido com variadas ligações simbólicas. Este processo criativo, além de despertar e atingir um grau maior de consciência, tem também como função a transformação de todos os caminhos pelos quais o ser humano responde ao mundo em todos os seus impulsos. Esta é a alquimia dos símbolos, cuja fonte é o poder que reside na Mandala, a mãe de todos os símbolos. Mandala é uma palavra sânscrita que significa simplesmente círculo, ou círculo mágico. É uma representação geométrica da dinâmica das relações entre o homem e o cosmos. Sua estrutura - de combinações variadas de círculos, quadrados e triângulos em torno de um centro - serve para organizar visões religiosas do mundo, sistemas cósmicos e simbólicos (como Astrologia, o Tarô e o I Ching), assim como fatores desordenados de nossa psique. Segundo Dahlke, é difícil dizer algo sobre a história da Mandala, porque história pressupõe tempo; e a mandala existe em essência - como a sua configuração nos ensina -, além do tempo e do espaço. A Mandala não se deixa ordenar no tempo; aliás, nem sequer é possível observá-la, pois sempre tende a nos atrair para o seu centro, e neste ponto central, o tempo e o espaço cessam de existir.
ORIGEM
A Mandala mais antiga talvez tenha sido o impacto da queda de algum meteorito num mar primordial. Temos que reconhecer que a Mandala é mais velha do que todos nós. É tão velha quanto a existência do mundo, tão antiga quanto a criação. Todos os nossos cientistas contam que o mundo começou com uma grande explosão. O mais espantoso, no entanto, é que a tradição hindu, há milênios, já tinha conhecimento da expansão de nosso universo a partir daquela grande explosão.E eu pergunto: será que a imagem deste estouro não foi a configuração de uma mandala? Observando outros mitos da criação, nos deparamos sempre com a mesma coisa, só que com outras palavras, o que não nos deve surpreender, pois, apesar das muitas linguagens, é que sempre há é somente uma verdade.Para o hindu, era o som. Já no evangelho de São João, lemos: "No princípio era o Verbo". Em outros mitos, tudo começa com a luz. Ocorre que, com cada centelha divina se criam novas formas de mandalas. Encontramos as Mandalas nas rosáseas das grandes catedrais góticas, tanto como imagem ou como símbolos. Os construtores desta época utilizavam a mandala porque acreditavam não existir outro meio de representar o caráter ciclíco da criação e da união da transcendência do ponto central da rosácea. Como exemplo temos a rosásea da catedral de Notre Dame em Paris e muitas outras que se encontram espalhadas por este grande universo.De fato, é na arquitetura que a estrutura mandálica de projetar os quatro horizontes nas quatro direções cardeais, a partir de um centro, ocupa um dos papéis mais importantes. Esses focos são sempre o centro do mundo, representando, cada um a seu modo, uma imagem do universo como um todo. Independentemente de sua extensão, a Palestina ( uma região ), Jerusalém ( uma cidade) e o templo de Jerusalém ( um santuário) representam cada um o centro do mundo, a imagem do universo.Na verdade, o nosso mundo, seja qual for ele, encontra-se sempre no centro: uma idéia antiga que, no decorrer dos séculos, teve desvirtuado o seu verdadeiro sentido, a ponto de não permitir a aceitação de que a Terra não era o centro do cosmos.As cidades medievais eram circundadas de muralhas mais ou menos circulares. Apresentavam uma estrutura mandálica, cujo modelo era fornecido por Jerusalém. Roma tinha vias principais que a dividiam em quartos que levavam a quatro portões; a Jerusalém Celeste também era quadrada e suas muralhas comportavam quatro lados, só que com três portões cada um. Alguns autores associam as 12 portas ( ou portões aos doze meses do ano ou aos 12 signos do zodíaco, deduzindo daí que o símbolo representa uma conversão espacial de um ciclo temporal.
APLICAÇÕES
De fato, toda a mandala é a exposição plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino. Nas sociedades primitivas, o ciclo cósmico, que tinha a imagem de uma trajetória circular (circunferência), era identificado como o ano. O simbolismo da santidade e eternidade do templo aparece claramente na estrutura mandálica dos santuários de todas as épocas e civilizações. Uma vez que o plano arquitetônico do templo é obra dos deuses e se encontra no centro muito próximo deles, esse lugar sagrado está livre de toda corrupção terrestre. Daí a associação dos templos às montanhas cósmicas e à função que elas exercem de ligação entre a terra e o céu. Como exemplo, temos a enorme construção do templo de Borobudur, em Java na Indonésia. Outros exemplos que podemos citar são as basílicas e catedrais cristãs da Igreja primitiva, concebidas como imitação da de Jerusalém Celeste, representando uma imagem ordenada do cosmos, do mundo.A mandala como simbolismo do centro do mundo dá forma não apenas às cidades, aos templos e aos palácios reais, mas também à mais modesta habitação humana. A morada das populações primitivas é comumente edificada a partir de um poste central e coloca seus habitantes em contato com os três níveis da existência: inferior, médio e superior.A habitação para ele não é apenas um abrigo, mas a criação do mundo que ele, imitando os gestos divinos, deve manter e renovar. Assim, a mandala representa para o homem o seu abrigo interior onde se permite um reencontro com Deus. Um exemplo bem típico brasileiro de mandala a partir da arquitetura é a planta superior da catedral de Brasília.
CRIAÇÃO
Uma Mandala representa o Universo. No seu interior, abrigam-se as forças da natureza representadas num simbolismo perfeito. Cada Mandala cria um campo de poder, um espaço sagrado onde essas energias se instalam. Criar ou meditar a partir de uma Mandala é uma forma de religação com Deus.Um elemento de suma importância é a circunferência que delimita a Mandala, tendo como origem o próprio ponto central. O espaço circular formado e limitado pela circunferência é preenchido com desenhos e elementos com as mais variadas ligações simbólicas, de acordo com os objetivos que se tem para a Mandala a ser criada.A Mandala não é só para despertar ou atingir um grau maior de consciência, mas principalmente, sua função é de transformação de todos os caminhos pelos quais o homem responde ao mundo em todos os seus impulsos. Esta é a alquimia dos símbolos, cuja fonte é o poder que reside na Mandala, a mãe de todos os símbolos.Jung descobriu que desenhar, pintar e sonhar com mandalas é parte natural do processo de individuação.Quando criamos uma mandala, geramos um símbolo pessoal que revela quem somos num dado momento. O círculo que desenhamos contém e até atrai partes conflitantes da nossa natureza. Mas, mesmo quando faz um conflito vir à tona, o ato de criar uma mandala produz uma inegável descarga de tensão. Talvez porque a forma do círculo nos recorde o isolamento seguro do ventre materno.Desenhar um círculo talvez seja algo como desenhar uma linha protetora ao redor do espaço físico e psicológico que identificamos como nós mesmos. Quando fazemos uma mandala, criamos nosso próprio espaço sagrado, um lugar de proteção, um foco para a concentração de nossas energias. Ao expressar nossos conflitos interiores na forma simbólica da mandala, projetamo-los para fora de nós mesmos. O simples ato de desenhar dentro do círculo pode fazer que experimentamos um sentido de unidade.Antes de começar a desenhar, talvez seja útil aproveitar alguns momentos a mais para relaxar. Inale profundamente e imagine a tensão saindo do corpo a cada exalação. Um pouco de alongamento pode liberar pontos de tensão aqui e ali. Procure esvaziar a mente das preocupações do dia. Por um momento, deixe de lado as responsabilidades, certo de que poderá reassumir seus deveres ao fim da meditação com a mandala.Uma vez relaxado, você talvez queira fechar os olhos e começar a focalizar a atenção em seu interior. Você pode notar formas, cores e configurações dançando diante dos olhos do espírito. Procurando pensar o mínimo possível; comece a selecionar tudo o que você necessita para a criação de sua mandala. Se nada lhe ocorrer, simplesmente continue até a próxima etapa. Guiado pela visão interior comece a desenhar suas visualizações interiores acompanhadas de suas cores e formas. A próxima etapa é identificar a posição apropriada da mandala. Para fazê-lo, gire o desenho, olhando-o de todos os lados e por todos os ângulos. Procure desconsiderar as bordas do papel, olhando apenas o desenho em si.Colocar datas nas mandalas é util para uma referência futura. Inclua dia, mês e ano. Mesmo que cada mandala seja única, se você não datá-las, pode ser difícil recordar sua sequência no tempo. Saber a sequência em que aparecem certas formas e cores ajuda a estabelecer seu significado e continuidade do processo de individuação.Coloque a mandala à sua frente, de modo que a menor área fique em cima. É melhor olhar para as mandalas de uma distância de pelo menos um braço. Penetrar no âmago das mandalas e desfrutar do seu criativo universo pode ser uma das experiências menos acessíveis para a mente do homem ocidental, pois nem mesmo sabe apreciar uma flor sem tocá–la ou subtraí–la do campo.A chamada mandala tridimensional, portanto, ressurge como um importante e prático instrumento da familiarização com este símbolo dos símbolos. Assim como ocorre com as mandalas planas , as tridimensionais possibilitam também nosso auto-conhecimento, desde que saibamos colocar toda nossa atenção, concentração e termos uma postura de meditação quando manipulamos a mesma. Na Índia, este tipo de mandala foi encontrado como um instrumento com a mesma finalidade do rosário.Em nosso continente, estas mandalas também chegaram e começam a integrar trabalhos terapêuticos com resultados animadores, principalmente na área do alcoolismo e da drogadição. Como a maior dificuldade do viciado é justamente entrar em contato com qualquer coisa, principalmente consigo mesmo, devido à sua necessidade de buscar a alienação, a mandala tridimensional deve ser utilizada como estímulo ao despertar do interesse de reestruturação vivencial. O caráter integrador da mandala faz nascer a proposta de cada um construir sua peça, o que faz com que expressem forte necessidade de desenvolverem uma nova estrutura de vida. E esta organização nada mais é do que o processo de autoconhecimento mandálico.Construir uma mandala tridimensional ou plana é uma forma de se fazer a leitura de símbolos e a partir deles conhecer nossas próprias deficiências. A mandala tridimensional é um excelente recurso terapêutico, pois pode auxiliar a recuperar nossa motricidade, desbloquear a transmissão dos nossos sonhos e podermos a partir daí avaliá–los e entender-nos melhor. A estrutura da mandala tridimensional reafirma seu poder integrador: o número nove contido nela nos remete à sabedoria esotérica do retorno à unidade. Quer dizer, a numerologia também está presente na sua interpretação e movimentação esotérica. O homem dos tempos atuais, tocado pela extrema beleza que emana de seus olhos - que não deixam de ser uma mandala - busca constantemente e cada vez mais um impulso para a transformação do seu interior a partir da meditação através da mandala como um convite ao reencontro com sua unidade divina há muito esquecida


AS VELAS
A vela é o mais simples e mais poderoso instrumento de trabalho.Ela por si só engloba os quatro elementos: terra, fogo, ar e agua (umidade).
Simboliza nossos desejos.Ela está presente na alegria e na dor.
As velas sempre foram utilizadas para dar luz e claridade, não apenas em lugares, mas principalmente com finalidades mágicas ou espirituais. A luz de uma vela carrega em si todas as forças do Universo, tanto que sempre cumpre a missão de agregar luz e força a qualquer situação. A chama da vela é a conexão direta com o mundo espiritual superior, sendo que a parafina atua como a parte física da vela ou símbolo da vontade, e o pavio a direção. A vela que se acende para a meditação e a magia é uma valiosa ferramenta para quem trabalha com energias superiores. A luz da vela é hipnótica, ajuda a concentrar a atenção na chama e a fundir nossa vontade com a força do fogo. As velas perfumadas servem como uma força extra a qualquer encantamento, daí a importância de escolher muito bem, não só as cores, mas também o aroma que envolve qualquer momento mágico. Nas velas tudo é mágico, tanto que só com o simples ato de acender uma vela já nos sentimos dentro de um ambiente místico, romântico e espiritual. Entretanto é bom lembrar que forças poderosas estão presentes atraídas pela luz das velas.Uma casa espiritualmente desordenada necessita uma limpeza energética antes de qualquer ritual mágico.
Parte do artigo de Ione Aires Yananda

Os cuidados com as velas
Tenha sempre absoluta consciência das forças que deseja despertar, podemos ter o fortalecimento da vontade, paz e quietude interior.Com o tempo o praticante consegue o estado de aprofundamento adequado ao êxito de sua mentalização.
1. Tenha certeza do que quer. Formule seu desejo para as forças ocultas e para você mesmo de maneira consciente. 2. Não devemos acender velas dentro de casa para pessoas desencarnadas.Ha menos que sejas iniciado, ou seja, com conhecimentos avançados.3. Uma vela atrai as energias, por isso se estiver em local que houve alguma situação tensa como briga, raiva, ciúme, etc... Livre-se da vela, pois ela se carregou com as energias negativas.4. Não devemos reacender as velas, inclusive as de aniversário.Quando acendê-las para uso na iluminação da casa, ela deve permanecer ali, pois ela capta as vibrações lugar.5. Se você não for um iniciado nas ciências ocultas, evite sair e deixar vela acesa.Além do risco de incêndio, ela pode atrair sem querer seres que podem trazer vibrações estranhas para sua casa.6. As velas não devem ser tocadas por outra pessoa. Para impregná-las com sua vibração e sua intenção. Magnetize-as antes de usá-las com imposição das mãos, óleos, orações ou cânticos.7. Nunca sopre uma vela acesa, porque tal procedimento fará com que se rompa a magia que existe entre os planos espirituais. Melhor usar um elemento apropriado para tal fim ou uma tampa que corte o oxigênio. Use um apagador ou algo semelhante que afogue a chama.8. Acenda as vela sempre com fósforo (fogo e madeira) para ações terrenas, e para ações espirituais pode usar isqueiro. Acenda sempre a vela mais alta, primeiro. Caso sejam cores variadas acenda sempre a vela branca ou rosa antes de todas as outras.9. Desejos de bem comum em que as velas são acesas por várias pessoas, como em um casamento, festa de final de ano, círculos de wicca, formatura ou festas coletivas poderão ser acesas uma vela com a luz da outra.10. Velas acendidas para alcançar desejos individuais, mesmo que estejamos em grupos deverão ser acesos cada qual com seu fósforo. 11. Nunca vire uma vela depois de acesa, coloque um fósforo aceso em baixo para derreter o bastante para grudá-la no apoio.
Baseado em um artigo de Elizabeth Gallo

Unção das Velas
Ao chegarem até nós, as velas já foram manuseadas por outras pessoas e impregnadas com as suas impressões psíquicas. A unção com azeite ou óleos aromáticos, relacionados ao nosso desejo, é uma forma simples de anular quaisquer energias que as velas tenham adquirido antes de serem utilizadas por nós. Por isso, utilize:Para rituais de amor: óleos de rosa, vetiver, patchuli, canela, sândalo, manjericão.Para rituais de prosperidade: óleos de cravo, louro, olíbano, cedro, carvalho, canela, girassol.Para rituais de saúde: óleos de alecrim, jasmim, lótus, lavanda, sálvia.Para rituais de proteção: óleos de cedro, sálvia, verbena, artemísia, anis.
SIGNIFICADO DAS CORES

Amarelo:Simboliza a energia solar, ação, inspiração e mudanças súbitas. É a vela da comunicação, do Intelecto, da criatividade. Estimula a inteligência, aguça a sabedoria e amplia os horizontes intelectuais. Ela ajuda a vencer a timidez e favorece as relações sociais. Intensifica a agilidade mental, e a capacidade de entendimento. Representa a ordem, o raciocínio e a lógica. Usadas também em confidência, atração, charme, persuasão, aprendizagem ou para quebrar bloqueios mentais. Protege especialmente os pulmões e os brônquios, a respiração. Também ajuda na cura de doenças psicossomáticasDia da semana Quarta-Feira.
Dourado:Ativa a compreensão e atrai as influências dos poderes cósmicos;beneficia rituais para atrair dinheiro ou sorte rapidamente. Simboliza aenergia solar. Poderes divinos masculinos, feitiços e rituais para retirar a negatividade, encorajar, estabilidade e atrair as influências do poder masculino. Poderes solaresDia da semana Quarta-Feira.
Azul:
Vela da Água, protecção no reino astral, paz, calma. Quando o azul é mais profundo, representa o prazer de viver e tudo aquilo que nos desperta gosto pela vida. Ela estimula a sensualidade, a auto-estima e induz à conquista amorosa. Ajuda a realizar bons negócios, trazendo dinheiro e riqueza matérial.Quando se necessita de harmonia, luz, paz, sonhos, saúde, quando envolva honra, bondade, tranqüilidade, verdade, conhecimento, proteção durante o sono, estabilidade, harmonia domestica e paciência.Ela protege a garganta, a laringe, a faringe, a tireóide, a língua, as cordas vocais e a fala, o paladar,.Dia da semana Quinta-Feira.
Índigo:
Cor espiritual de meditação traz paz e tranqüilidade.Cor da inércia, para parar pessoas ou situações; use em rituais que requeira um elevado estado de meditação; neutraliza a magia lançada por alguém, quebra maldições, mentira ou competição indesejada. Equilibra o karma. Energia de Saturno. Dia da semana Quinta-feira.Azul Royal:
Promove alegria e jovialidade; use para atrair a energia deJúpiter ou para qualquer energia que você queira potencializar.Dia da semana Quinta-Feira.

Azul Claro:
Azul claro, desperta interiorização, tranqüilidade, paz e harmonização. Abre as portas do mundo oculto, tornando fácil a comunicação astral. Ótima na luta contra o medo. É a vela da Água, da proteção no reino astral, paz, calma. Esta cor ajuda nas meditações e inspiração; traz paz tranqüilidade para casa. Erradia a energia do signo de AquárioDia da semana Quinta-Feira.Branco:
A vela branca é inspiração para a evolução espiritual e a elevação da consciência.Branco é a união de todas as cores, é representação da pureza e da paz. Ligada aos chakras superiores, serve ao despertar da pureza essencial do homem. A vela branca representa a grande Deusa (a mãe), sendo excelente para despertar e fortalecer a imaginação, a criatividade e a fertilidade.Facilita a meditação, o alto astral e a busca da energia lunar. Protege as crianças desde o útero materno até os oito anos. Reforça os laços familiares, representando a harmonia e pureza no lar. Ela purifica todo o organismo.É a vela dos seres do ar: silfos, gênios do ar, meigas dos ventosDia da semana Quarta-feira.
Laranja:
Sua cor representa o Sol e deve ser utilizada para agradecimento a Deus, e alcançar metas profissionais. Com ela é incentiva a criatividade, as atividades artísticas, desportivas, a atração, motivação, energia mental, claridade de pensamento, harmonia, expansão, felicidade e adaptabilidade. E revitalizadora das energias de todo o organismo, ajuda a proteger e restabelecer o coração, a coluna vertebral, o baço, o duodeno, a vista e a fertilidade.Para receber a luz, espiritualizar-se e aumentar o poder mental.Dia da semana terça feira Marrom:
Vela da Terra, paz em casa, energia animal, seres da terra: gnomos, duendes, seres das florestas.Feitiços para localizar coisas perdidas, para melhorar os poderes deconcentração e telepatia, proteção de familiares e animais domésticos, equilíbrio, para rituais de força material; elimina a indecisão, atrai o poder da concentração, estudo, telepatia, sucesso financeiro.Dia da semana Quarta-feira.

Preta:
A vela preta deve ser utilizada somente em rituais esotéricos e por um iniciado, pois ele saberá exatamente que tipo de forças está atraindo.Pois abre os profundos níveis do inconsciente, usa-se em rituais para induzir a um estado de meditação profunda, para afastar as energias negativas, a discórdia, confusão e perdas. Afastar mau-olhado, limpar a negatividad.Atrai a energia de Saturno.A cor preta atrai para si praticamente qualquer coisa, isso se aplica as velas e também as roupas. Dia da semana Sábado.
Rosa:Se o tipo de auxilio objetivar os relacionamentos afetivos, favorece o romance, a amizade, feminilidade, honra, o despertar Espiritual, harmonia. Cura de Espírito e Comunhão.Para encontrar a alma gêmea, e sempre que desejar dirigir bons fluidos a alguém.Pode também favorecer, a proximidade com outra pessoa .Por estar muito ligada às forças do coração, esta vela atrai seres e forças ligados a este plano sutil. A vela rosa simboliza o amor incondicional e as relações regidas por afeto intenso. Provoca a atração e desperta à sensibilidade e os sentimentos nobres e puros. Evita a depressão.Dia da semana: qualquer dia.
Púrpura ou Roxa:
Ideal para aumentar seu poder e força espiritual.Favorece a liberdade e tem o poder de transmutar o ódio em amorou transformar o negativo em positivo.Violeta é a cor da espiritualidade e a cor de Saint Germain, mestre ascensionado da Chama Violeta que auxilia na queima do karma. Ligada ao chakra do fogo, ajuda na purificação de nosso ser. Ela aumenta a nossa capacidade de sacrifício e a perseverança. Esta vela simboliza as manifestações psíquicas, cura, poder, sucesso idealismo, progresso, proteção, afastamento do mal, contato com entidades astrais, energia de Netuno.Auxilia para que as pessoas se livrem de diversos tipos de vícios: cigarro, álcool, drogas, fármacos e as depressões suicidas induzidas por este tipo de dependência.Realização de desejos íntimosDia da semana quarta-feira.

Verde:
Vela da Terra, energia do dinheiro, agricultura, saúde, tempo. Feitiços que envolvem fertilidade, sucesso, sorte, prosperidade,rejuvenescimento, dinheiro, ambição, saúde, finanças, cura, crescimento,abundancia, generosidade, casamento, equilíbrio e harmonia.Acender para invocar , fartura, ajuda na realização de nossos sonhos e metas.É a vela que desperta a vitalidade sendo aconselhável acendê-la quando nos sentimos exauridos e esgotados.Esta ligada ao mundo material, o verde é a cor da natureza.Simboliza a constância, a responsabilidade, a perseverança, a longevidade, o êxito na profissão, a sabedoria e a transcendência.Atrai amor, fertilidade e relação social. Protege os idosos e ajuda a evitar as doenças senis.Dia da semana Sexta-feira.
Verde Esmeralda:Importante componente num ritual venusiano; atrai amor, fertilidade e relação social. Dia da semana Sexta-feira.
Verde Escuro:Cor ambição cobiça, inveja e ciúme; coloca as influenciasdessas forças em um ritual. Dia da semana Sexta-feira.
Vermelho:
Ligada à beleza física e à sensualidade. A vela vermelha nos concede autoridade, vitalidade e paixão. É chamada também de vela do fogo, da paixão, do amor. É a mais utilizada em magias ciganas. Ela nos protege de acidentes e de situações de violência e perigo físico. A para a proteção de parentes e amigos. Traz vitalidade a todo o corpo. Ajuda a conectar com o chakra básico e com as forças terrestres. Vela importante quando queremos nos conectar com seres e forças do plano material e com relação a problema jurídico. É utilizada para pedir a fertilidade, força, coragem, vontade, e o aumento do magnetismo em um ritual.Energia dos signos de aries e escorpião. Não deve ser usada superficialmente nem para problemas de saúde.Dia da semana Quarta-feira.
Cinza:Cor neutra; ajuda a meditação; na magia, esta cor simboliza confusão,mais também neutraliza as forças negativas. Dia da semana Sábado.
Prateado ou Cinza Claro:
Magia da Lua, vela que atrai a energia da Grande Mãe. Feitiços que atraem o poder de influências cósmicas, rituais de honra , remove a negatividade e encoraja a estabilidade. Ajuda a desenvolver as habilidades psíquicas, ajuda na meditação, na magia. Esta cor simboliza confusão, mais também neutraliza as forças negativas fazendo a limpeza astral , a purificação. Vitória, meditação, poderes divino feminino.Dia da semana Sábado
Velas Flocadas ( varias cores)Quando são de sete ou oito cores servem para harmonizar todos os chackas, atuando como um limpador e energizante de todos os centros de energia.Pode-se usar qualquer dia.

SIGNIFICADOS DO FORMATO

Pirâmide: realizações matérias
Lua:(Meia Lua)Representa a águaE relacionado aos sonhos e à Lua.Serve para acentuar sua energia intuitiva
Cone - Triangulares - hexagonais:Quando apresentam ângulos muito marcados geram uma energia de luta e combate.Pode-se usar para vencer uma concorrência ou para superar o outro em uma disputa comercial ou judicial. As triangulares simbolizam o equilíbrio dos três planos: Físico, emocional e espiritual.
Velas Cônicas:São voltadas para cima e geram a sensação de superação dos limites. O desejo de elevação do homem, sua comunicação com o cosmos. Seu crescimento, orientação epurificação espiritual.
Velas Quadradas:Simbolizam estabilidade de teor material, usada quando buscamos cimentar algo prático e objetivo. Agrega solidez e força. Seus lados iguais representam os quatro elementos:Terra, Água, Fogo, Ar.
Velas em Estrela de Cinco Pontas:É o símbolo do homem preso na matéria.Representa o carma.
Velas Redondas: Simbolizam mudança.E a energia mais pura do astral que só a mente superior alcança.Serve para revigorar uma situação que se encontra adormecida. Uma carga de energia.
Velas espiraladasQuando se busca maior objetividade em assunto em que a fantasia está mesclada com a realidade. As que apresentam a forma de caracol são usadas para claridade mental esabedoria interior.
Velas de melSugerem doçura e harmonia. Indicadas para cumprir desejos de sintonia de casal e para criar bons laços de trabalho.
Velas com símbolos orientais:Quase todos eles são indicados para a prosperidade, sabedoria, saúde, paz e amor. Enquanto se queimam, vão ativando distintos símbolos ou setores de nossa vida.
Velas FlutuantesSomente se utilizam para propósitos sentimentais.Devem ser acesas durante à tarde buscando a energia solar.Para acendê-las à noite, basta colocar o recipiente com a água em pleno sol por cerca de duas horas. --------------

Velas Perfumadas
Os aromas permitem que a cor some-se à força que imprime cada essência. Os aromas atuam sobre nosso sistema nervoso, sensorial e extra-sensorial. Devemos usá-los
Florais: Sentimentos de alegria, amor e serenidade.
Amadeirados:Trabalho, dinheiro e profissão. Especiarias: Alecrim - protetor e revitalizante. Menta-estimula e refresca. Cítricos:São revigorantes, refrescantes ao mesmo tempo acalmam os nervos, aromas como os de laranja e mandarina. Sândalo:Sensação de tranqüilidade, bem estar. Está indicado para o trabalho e dinheiro. Pinho:O aroma do pinho melhora problemas de vias respiratórias, reumatismo, relaxam a musculatura e também o stress é combatido.Lavanda:Eficaz para dores de cabeça provocada por más energias o ar fica mais leve e o espírito elevado. Pode ser usada no dormitório das crianças. Limão: Acalma os nervos e aliviar dores de cabeça depois de um dia de stress.
Eucalipto:Acenda sua vela e note que como fica mais fácil respirar à medida que se espalha a essência de eucalipto. Resolvem os conflitos e ansiedade, favorecem a claridade de pensamento.
O SIGNIFICADO DAS CHAMAS
SEU PEDIDO SERÁ ATENDIDO?
Chama Azulada: pede-se paciência, pois seu pedido logo será realizado.
Chama Amarela: sua felicidade esta próxima.
Chama Vermelha:seu pedido esta sendo realizado.
Chama Brilhante:seu pedido esta tendo êxito.
Chama que Levanta e Abaixa:Se concentre no seu pedido, pois a sua menteesta muito tumultuada.
Chama que Solta Fagulha no ar: Pode haver algum desapontamento ouaborrecimento antes do seu pedido se realizar.O Anjo colocará alguém no seu caminho para comunicar o que você deseja.
Chama que Parece uma Espiral:Seus pedidos serão alcançados, o Anjo já está levando sua mensagem. Não comente com ninguém sobre seu pedido, poisalguém próximo poderá atrapalhar.
Chama Enfraquecida:é preciso reforçar seu pedido.
Chama que Permanece Baixa: esta não é ainda a hora de seu desejo se realizar.Há uma necessidade de você cuidar primeiro do seu astral.
Chama que Vacila: O Anjo demonstra que, devido às circunstâncias, seu pedido terá algumas transformações (necessárias),antes que seu pedido se realize.
PAVIO QUE SE DIVIDE EM DOIS: O pedido foi feito de forma dúbia, não foi feito com fé, faça-o novamente.
Se a vela apaga depois de acesa, (sem muito vento ao redor):seu anjo fará a parte mais difícil, o resto é com você.
Quando a vela queima por inteiro:seu pedido foi aceito.
Quando a vela forma uma escada ao lado: seu pedido esta sendo realizado.
Quando sobra muita cera no prato: acenda o que sobrou, pois existem forças negativas tentando atrapalhar. Quando terminar acenda outra e agradeça suaanjo.
A vela que não acende prontamente.O Anjo pode estar tendo dificuldades para ancorar. O astral ao seu redor pode estar poluído.
Ponta do pavio brilhanteVocê terá muita sorte e sucesso em seu pedido.
Vela que chorou muito você esta sem forças e muito emotiva(o),isso faz comque seu anjo tenha um pouco de dificuldade para realizar seu pedido.
Ponha toda sua Fé em seu pedido.Confie em Deus, na Deusa, seu Santo de Devoção, seu Anjo Guardião, ou em você mesmo. A vela é unicamente um instrumento para representar sua força e canalizar o fluxo do Universo em forma de LUZ em seu favor.

Perfil dos Signos

ARIES
As pessoas que escolhem o tempo de Áries para nascer, sabem, desde o momento da concepção, que a vida recomeça a cada novo dia. Para eles, tudo na vida tem jeito de estréia. Tudo depende de se ter ou não coragem para entrar no palco e fazer um grande show, sem que ninguém perceba aquele terrível frio na barriga. Se não for assim, se não rolar uma certa adrenalina, eles se aborrecem e vão cantar em outro lugar...Regido por Marte, deus da guerra, o signo de Áries está essencialmente ligado á idéia do impulso inicial. Ao nascimento, aos primeiros passos, à primeira semente que brota.Em função disso, espera-se que todos os arianos sejam imaturos, corajosos, impulsivos, às vezes até agressivos, verdadeiros guerreiros, sempre prontos a conquistar pela força os objetos do seu desejo. Em alguns momentos isso pode até ser verdade...O que realmente é comum a todos os arianos é a consciência dos próprios desejos e a sensação de que eles precisam ser atendidos imediatamente. Por causa disso, algumas vezes eles não vêem os desejos dos outros.Arianos são auto-motivados. Só eles mesmos podem se colocar em movimento. Assim , o ariano lucra muito quando passa por um processo de auto conhecimento.Por terem vindo ao mundo na primeira fase do ano agrícola, numa época em que os homens tomavam para si a tarefa de pôr a natureza em movimento, os arianos consideram naturais as situações em que o homem é desafiado a transformar as coisas e a criar uma nova ordem.Nada mais ariano do que a letra de Geraldo Vandré que se transformou num hino da juventude guerreira do final dos anos sessenta: "Quem sabe faz a hora não espera acontecer...

TOUROQuem nasce no tempo de touro, tem olhos sensíveis à beleza do mundo manifestado e um coração perturbado pela consciência de que ele é passageiro. É sempre a nossa parte taurina que nos faz pensar sobre a permanência e a impermanência das coisas. Não é por acaso que o ser humano que melhor falou sobre isso nasceu nesse tempo. Diz a tradição, que Gautama, o Buda, nasceu, morreu e se iluminou numa Lua Cheia de Touro.A Lua Cheia de Touro é o acontecimento astrológico mais importante do ano. Dizem que quando ela acontece, o portal que liga o mundo manifestado ao não manifestado fica aberto. É a recordação dessa visão que está sempre interferindo na maneira como os taurinos se relacionam com o mundo e com as outras pessoas.Regidos por Vênus, a deusa do amor, da beleza e da imaginação, eles procuram por ela em todas as coisas e em todos os relacionamentos. Quando não criam beleza, precisam estar cercados por ela. Em troca, a deusa faz com que eles nasçam bonitos ou, pelo menos, muito charmosos.Para os taurinos, a palavra chave é auto-estima. Logo eles, que se preocupam tanto com o valor das coisas, às vezes não conseguem perceber o valor do próprio talento. Quando isso acontece, o mundo perde um artista e ganha um ser humano angustiado, que passa a vida acumulando coisas para compensar a sensação de que está faltando algo.Sob a influência da Vênus da terra, eles são guiados pelos cinco sentidos. E porque amam as sensações, são os primeiros a perceber que, todas elas, quando se estabilizam, desaparecem.Muitas vezes os taurinos são acusados de serem pão-duros, teimosos e possessivos, mas tudo isso muda de figura se a gente compreender que eles são os únicos que já nascem sabendo que a beleza é efêmera e merece ser contemplada.

GEMEOS
O tempo de Gêmeos é o tempo dos significados. Um tempo mágico em que o homem descobre as palavras e aprende com elas que algumas coisas podem ser símbolos de outras. Nesse mundo cheio de múltiplas possibilidades, só não se perde quem sabe perguntar e quem tem a coragem de dar nome às coisas.As pessoas que nascem quando o Sol atravessa o signo de Gêmeos, já têm perguntas e dúvidas inerentes. Para elas, o mundo é parecido com o país das maravilhas. Tudo depende de saber compreender os sinais e achar as chaves certas.Para fazer isso, elas precisam se comunicar. Com palavras, com gestos, com cores ou com música. A forma não interessa. O que interessa é a sensação indispensável de compreender e ser compreendido.Regidos por Mercúrio, o ágil mensageiro do Olimpo, os geminianos têm necessidade de estar física, mental ou verbalmente ativos o tempo todo. Por isso, muitos deles parecem nervosos ou inquietos.Frequentemente os geminianos são acusados dos pecados da dispersão e da superficialidade. O que acontece é que eles realmente se interessam por muitas coisas e às vezes não tem tempo suficiente para se aprofundar em nenhuma delas.Por terem um olhar atilado, que registra com a rapidez de um raio todas as alternativas possíveis para uma determinada situação ou para um determinado caminho, vivem se atrapalhando com as encruzilhadas.Não é a toa que os gregos, quando iam viajar, punham pedras nas encruzilhadas para que Hermes (o nome grego de Mercúrio) abrisse os caminhos. Eles sabiam que um caminho só se abre quando a gente se decide verdadeiramente por ele.

CÂNCERPoucas pessoas compreendem o mistério do símbolo de Câncer, o caranguejo. Um animal que sobrevive graças à casca dura e áspera, protegendo um corpo tão macio e delicado, que não resistiria ao simples contato com a água ou areia. A palavra chave para se penetrar no mundo fechado dos cancerianos é a vulnerabilidade. Regidos pela Lua, eles sabem mais do que os outros sobre a necessidade de proteção, que é comum a todos os homens.Na época de Câncer, o tempo é marcado pelo ir e vir das marés. É por isso que as pessoas que nascem neste signo têm tanta consciência da passagem do tempo e são tão profundamente afetadas pelo que ele faz com os sentimentos.Não que elas sejam diferentes das outras. Para todos nós, os sentimentos são como as sensações, que só são percebidas quando se alteram, e não são os mesmos o tempo todo. Já os cancerianos prestam muita atenção nisso e muitas vezes acham que, por não ser mais exatamente o mesmo, o sentimento está prestes a acabar. Isso explica o fato deles "imitarem" os caranguejos, tentando andar para trás, vendo se conseguem trazer de volta os sentimentos que já passaram. Por isso a importância enorme que dão á alimentação, uma das mais primitivas formas de demonstrar o amor.Para os nativos deste signo a família é muito importante. Tanto para o bem como para o mal. Um dos maiores desafios deles é se livrar das expectativas da família e construir estruturas emocionais independentes.Muitos procuram ocupações em que possam atender às necessidades dos outros. Os filhos da Lua adoram se sentir necessários. Outros preferem viver no mundo da imaginação e escolhem o caminho da criatividade. Cancerianos dão excelentes escritores..A única coisa que pode atraí-los para fora da casca é a possibilidade de serem compreendidos e amados por muita gente

LEÃO
Com o sol em Leão, toda a energia da natureza está direcionada para a tarefa de dar frutos, mostrando que é capaz de repetir o ato mais nobre de Deus: criar um outro ser à sua imagem e semelhança. É por isso que as crianças que nascem sob este aspecto, sentem-se comprometidas com o desafio da criação.Para os leoninos, tudo na vida é um teste. Desde a infância, os nativos de Leão encaram o difícil desafio de exteriorizar o seu mundo interior e serem reconhecidos por isso. Muitos sentem um imenso prazer com essa tarefa e decidem-se por fazer esta exteriorização de forma dramática. Podem até levar esta dramatização adiante, tornando-se grandes atores.Muitas vezes os leoninos são acusados de individualistas, mas temos que entender que eles precisam mesmo prestar muita atenção no "eu", pois lá está guardado o preciosíssimo material para a criação.Poucas pessoas conseguem ficar indiferentes ao espetáculo de um leonino exibindo sua radiação solar para uma grande platéia. A arte parece que nasceu para eles. Só ela pode atender à esta necessidade de estar se concentrado em si mesmo, ao mesmo tempo produzindo uma forte impressão na sociedade.Mas existe um outro tipo de leonino. O leonino fechado, que não deixa escapar a luz do fogo intenso que o queima por dentro. Que não suporta a possibilidade de se mostrar e não ser aprovado. Às vezes eles parecem mansos e tranquilos, mas não se engane. Em algum momento, ou em alguma área da vida, eles vão achar um jeito de liberar essa imensa energia armazenada

VIRGEM
Existe uma tradição que diz que o ponto do zodíaco onde termina Leão e começa Virgem, traz o símbolo da esfinge, esta criatura mítica que faz perguntas e guarda segredos. Sua grande questão é a de saber em qual atividade cada um pode se considerar um mestre. O segredo dos virginianos é a capacidade de ver as coisas pequenas e o compromisso com a perfeição.O signo de virgem é um dos mais mal compreendidos do zodíaco. Muitos que se julgam conhecedores da astrologia dizem que virginianos são críticos em demasia, detalhistas, pessoas que passam o dedo nos móveis para checar se tem poeira. Os mais esclarecidos sabem que o céu não reservaria um doze avos do seu espaço para esse tipo de bobagem.Na realidade os virginianos têm uma enorme capacidade de perceber os detalhes. Por causa disso, eles percebem imediatamente, e sem nenhum esforço, que a faxineira colocou o porta-retratos três centímetros mais à direita do que estava antes. O interessante é que eles pensam assim: só conseguem compreender alguma coisa depois de uma análise minuciosa. E analisar quer dizer dividir em pequenas partes. Essa maneira de ver o mundo muitas vezes faz deles excelentes pesquisadores ou matemáticos brilhantes.Quando crianças, costumam estripar os brinquedos para ver como funcionam. Não há nada de destruidor nisso, eles estão apenas ensaiando a fantástica habilidade para montar, desmontar e concertar as coisas. Para os virginianos, o mundo é um enorme quebra-cabeças, onde todas as peças precisam estar no lugar certo. É essencial sentirem-se confortáveis e bem encaixados nesse conjunto, de serem úteis, ou até mesmo indispensáveis.Porque pertencem a um signo de terra, só valorizam as coisas que possam dar um resultado concreto. São considerados o São Tomé do zodíaco, acreditando apenas no que podem pegar. Até mesmo o amor precisa ser expresso em serviços. Não adianta dizer a um virginiano que você gosta dele. Ele vai querer saber o que você é capaz de fazer por ele

LIBRA
Os librianos compartilham da visão de um dos mais importantes filósofos da história: Platão. Ele dizia que o fragmento que vemos do mundo é apenas um pálido reflexo de uma outra realidade, de formas perfeitas, que existe num outro plano: o mundo das idéias. Como vivem num mundo imperfeito, parecem sempre um pouquinho deprimidos . Na verdade estão decepcionados.Os nativos de Libra são completamente fascinados por espelhos. Ninguém vê a si mesmo diretamente. O homem só conhece a própria imagem através de reflexos, que podem estar num lago, numa vitrine ou, no mais extraordinário de todos os espelhos: os olhos de uma outra pessoa. Essa visão, ou melhor, o tipo de informação que vem daí, acompanha os librianos em todos os momentos da vida. Por isso eles se preocupam tanto com o que os outros vão pensar e sabem o tempo todo qual é o efeito que causam. Daí a fama de vaidosos e a necessidade de serem aceitos.A capacidade de saber ler os olhos dos outros é, em diversos momentos, um grande percalço mas quando bem usada, faz dos librianos os melhores diplomatas e os amigos ou companheiros mais gentis de todo zodíaco.Como Libra é o domicílio de Vênus, a deusa do amor e da beleza, e o exílio de Marte, o deus da guerra, os nativos deste signo já nascem pacifistas.Ninguém encarnou tão perfeitamente o ideal libriano como Mahatma Ghandi, que nasceu no dia 2 de outubro de 1869, e dedicou toda a sua vida a mostrar na prática que é possível ganhar uma guerra com uma proposta de paz

ESCORPIÃO
Os nativos de Escorpião recebem do céu um dom que, se não for bem compreendido e usado, pode ser fonte de muita perturbação: a capacidade de perceber a tensão e a necessidade de mudança das circunstâncias. Ao contrário de Touro, que se encanta e se apaixona pela forma, Escorpião é atraído pelo mundo misterioso que existe por trás das aparências.Sempre associado à morte, à violência, ao ciúme e à sexualidade exagerada, Escorpião é talvez o mais mal falado de todos os signos. É possível que a má fama tenha vindo do fato de que, para os povos que criaram a astrologia, essa época do ano correspondia ao outono, o tempo em que a natureza ensina aos homens que morrer é natural. Mais do que natural, é necessário.Por sua oposição ao signo de Touro, que simboliza a primavera, Escorpião sabe que mesmo as coisas mais perfeitas e belas não serão eternas. E pressente o que elas vão ser depois. Touro se encanta com a beleza das flores. Escorpião é apaixonado pelas sementes que mostrarão sua força depois da morte da flor.Quem nasce com o sol em Escorpião, vê o mundo e as outras pessoas com olhos de raio -x o que, em alguns momentos, pode ser um problema. Como imaginam que todo mundo pode ver o que eles vêem, tendem a ser muito fechados e a criar uma verdadeira barreira em torno dos seus sentimentos, que são sempre muito intensos. Eles estão sempre "morrendo" de amor, "morrendo" de saudade, "morrendo" de rir, "morrendo" de raiva.Mas quando a imensa energia desse signo misterioso encontra uma saída construtiva, é que podemos avaliar a força de um Escorpião. Uma força como aquela que impulsionou o sociólogo Betinho a, mesmo debilitado, lutar contra a fome e a miséria, unindo todo o país em torno de uma causa

SAGITÁRIOO Sol em Sagitário causa uma necessidade de alegria e movimento aos nativos deste signo. Os sagitarianos recebem de Júpiter um grande presente: o dom da fé. Disso decorre a capacidade que ele têm de acreditar nos próprios sonhos e a coragem para enfrentar o desafio do desconhecido.Quem nasceu nessa época do ano tem dentro de si a chama sagrada que iluminou grandes filósofos e impulsionou aventureiros. Por isso que da Espanha, país regido por Sagitário, partiram os grandes navegantes.Protegidos por Júpiter, pai de todos os deuses, os sagitarianos, mesmo sem querer, têm uma certa "pose", um jeitão de que já nasceram sabendo de tudo. Quando recheiam essa pose com o verdadeiro conhecimento, se transformam em grandes professores, em líderes com a força de um Churchil, que conseguiu manter alta a moral da Inglaterra arrasada pelas bombas alemãs.Os Sagitarianos tem um compromisso com a felicidade e alegria de viver. Amam os espaços abertos, os esportes, o sucesso. O problema deles é sempre um só: o exagero. Esperam muito da vida e, às vezes, se aborrecem com coisas que parecem ótimas para a maioria dos mortais. O que eles realmente têm dificuldade é em lidar com as frustrações. O dom de Júpiter é a ilusão da onipotência e os sagitarianos se assustam e se irritam quando dão de cara com os próprios limites

CAPRICÓRNIO
A palavra chave para entender Capricórnio é hierarquia. Em qualquer época ou em qualquer situação, eles sempre percebem com clareza quem é o melhor, quem é o mais forte, quem é o mais esperto. E o mais importante de tudo: quem é que manda em quem. É claro que quando são muito pequenos, se sentem em desvantagem. E passam o resto da vida tentando compensar esse sentimento...Porque nascem durante um período em que os homens estão em guerra com a natureza, os capricornianos têm a impressão que o natural é um mundo que não acolhe, não acarinha. Ao contrário, ameaça e traz desconforto. Desafia. No tempo de muito frio ou muito calor, só sobrevive quem é forte, quem é resistente, quem tem coragem para enfrentar a natureza e transformá-la num local apropriado para a vida humana. Aliás, apropriado é pouco - para eles só serve o que é muito bom. Todo capricorniano tem um compromisso com a excelência. Isso não significa que todos estão destinados à vitória e ao sucesso, apenas que precisam disso para serem realmente felizes.Regidos por Saturno, o deus do tempo, os capricornianos têm muita necessidade de serem respeitados e levados a sério. Como dificilmente as pessoas levam as opiniões de uma criança a sério, eles se sentem muito desconfortáveis na infância.Para os capricornianos, o tempo sempre conta a favor. Eles são muito mais adequados para o mundo cheio de exigências e responsabilidades dos adultos do que para a vida alegre e despreocupada das crianças

AQUARIO
As pessoas que nascem nessa época do ano vão ter que integrar às suas vidas a contradição interna que marca o destino dos aquarianos. Ricos ou pobres, bonitos ou feios, inteligentes ou burros, todos guardarão dentro de si uma centelha de rebeldia, uma curiosidade universal e um fascínio pela passagem do tempo.Aquário é regido por dois planetas que, em primeira instância, parecem antagônicos. É o espaço do céu que Saturno, o deus do tempo e dos limites, tem que dividir com Urano, o senhor do caos e da liberdade. Desse encontro de gigantes podem nascer pessoas diferentes, até mesmo opostas.Se a força maior é de Urano, aparecem os revolucionários, os subversivos, com tendência a recriar o novo. Como Mao Tse Tung em relação à China, como Cristian Dior no que diz respeito à alta costura, como Mozart e a música, ou James Joyce com a literatura. Querendo ou não, os aquarianos desse tipo têm um encontro marcado com uma revolução. Se não estiverem ao lado dela, serão vítimas dela, como Luiz XVI, o rei que acabou na guilhotina.Quando o peso maior é para Saturno, aparecem os aquarianos dedicados a conservar e reorganizar tudo o que o tempo traz. Colecionadores, historiados, cientistas, ou ditadores. A psique dos que nascem neste signo oscila entre a contestação e a ditadura.Mas todos têm uma coisa em comum: a necessidade de fazer parte de um grupo,mas participar dele como uma pessoa independente.Por causa da influência de Saturno, os nativos deste signo sabem que, sob um determinado ponto de vista, todos os homens são iguais mas, por causa de Urano, têm a consciência de que nunca haverá dois homens iguais sobre a Terra.O destino dos aquarianos é passar de Saturno a Urano. É sair do passado rumo ao futuro, sem se deter ao presente. Para eles, o presente não existe

PEIXES
Para muitas pessoas, a maneira de ser e de agir dos piscianos parece estranha e incompreensível. Muitas vezes eles dão a impressão de estarem andando sem rumo e sem atenção ao lado prático das coisas. Mas, num contato mais profundo, percebemos que não é nada disso. O que acontece é que eles estão ligados num tipo de realidade que a maioria das pessoas não vê.O signo de Peixes é regido por Netuno, o senhor da inspiração e da sensibilidade. Esse planeta especial governa tudo o que afasta do real, do material e presenteia seus filhos com uma imaginação fabulosa e um dom de compreender o que os outros sentem, sem precisar de palavras. Quando essa sensibilidade é bem canalizada, gera pessoas encantadoras, artistas de talento e curadores maravilhosos.Como são permeáveis ao mundo emocional das pessoas que o cercam, os piscianos demoram para separar essas impressões dos seus verdadeiros sentimentos. Eles estão sempre sendo invadidos por sentimentos que não são deles.Quando esta sensibilidade não encontra uma saída, acaba aparecendo como confusão e instabilidade, se expressando num vago e constante sentimento de culpa e em depressões ou medos sem razão aparente. O desejo de escapar dos limites do mundo material e experimentar outras dimensões da realidade pode levar a uma dificuldade de se adaptar ao real.O planeta da inspiração é também o planeta das drogas e dos vícios. A capacidade de "sentir o sentimento do mundo" pode atrapalhar a definição clara da identidade e o pisciano corre o risco de se afogar na própria sensibilidade. De se apegar ao primeiro guru que prometer um porto seguro.Mas, no meio do que parece uma confusão, existe sempre alguma coisa nova querendo brotar através do indivíduo. Pode ser uma invenção, uma nova forma de arte, uma nova perspectiva da profissão. A dificuldade é cumprir o destino pisciano de dar forma ao que não tem forma e ser um canal para as coisas novas, sem se preocupar nem um pouquinho com o prestígio que pode vir daí.Os piscianos possuem um tipo de consciência muito pouco entendida no cotidiano. Mesmo sem saber disto, eles precisam funcionar através de um espírito coletivo de vastas e mal definidas proporções.A tarefa na vida dos nativos deste signo é de estarem totalmente comprometidos em desenvolver este aspecto do self, não para seu próprio proveito ou reconhecimento, mas como um embaixador de conceitos humanitários. Alguma coisa de novo parece querer brotar através do indivíduo, como uma invenção, uma nova forma de arte, uma nova perspectiva na profissão. A dificuldade é encontrar essa nova coisa sem a mínima preocupação com o prestígio que pode vir daí. Alguns são fascinados pela fama e pelo glamour, realizadores de sonhos, génios ou um visionários.