sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

O que pode destruir a segurança de uma mulher e como dar a volta por cima

Frustrações pessoais ou profissionais podem abalar a estabilidade de qualquer um. Descubra como pessoas que passaram pela turbulência viraram o jogo

Marleine Cohen
Atire a primeira pedra quem nunca se sentiu fraca diante das dificuldades. Viver é isso: um contínuo jogo no qual prevalece ora a frustração, ora a satisfação. “Somos expostos à frustração a partir do dia em que nascemos. Ela faz parte do nosso desenvolvimento e nos acompanha no decorrer da vida adulta”, explica o psicólogo Rubens Bragarnich, de São Paulo. Se os obstáculos são inevitáveis, o que interessa é desenvolver a capacidade de reagir. Segundo Bragarnich, “todo indivíduo tem em potencial - e em diferentes níveis - a capacidade psicológica de aceitar que o seu desejo não será satisfeito e de dar uma resolução interna ao conflito”. Passados os sentimentos iniciais de raiva e impotência, o esperado é que se dê a volta por cima. Isso pode demorar mais ou menos, conforme as variáveis de temperamento e o repertório pessoal. “O indivíduo extremamente protegido da experiência das frustrações durante a infância tem mais dificuldade em superar problemas e per manece imaturo. Quem viveu o oposto consegue enfrentar melhor as adversidades”, resume o especialista.

Fazer frente a decepções amorosas, hoje, já não assusta tanto a atriz Lara Weber, 21 anos. Ela aprendeu que é possível sobreviver quando tinha 19 anos e foi abandonada por Luiz, um homem nove anos mais velho, com quem viveu uma intensa paixão. Um dia, ele foi apanhá-la na porta da faculdade e sem rodeios lhe disse: “Olhe, não vou te enrolar, não dá mais para ficarmos juntos”. O mundo dela ruiu: “Entrei em choque. Ele não me deu nenhuma explicação e eu não conseguia aceitar aquilo. Só chorava.

Perdi a capacidade de pensar, sentia uma imensa dor. Mandei e-mails quilométricos, liguei, nós ainda nos revimos para conversar, mas de nada adiantou”, diz. Algum tempo depois, Lara encontrou seu príncipe encantado por acaso na rua, acompanhado - só aí descobriu que havia sido trocada por outra. “E ela era feia”, brinca. Hoje, consegue falar do assunto de forma leve, mas na época passou um ano aos prantos. “Minhas notas na faculdade caíram e eu quase perdi a bolsa de estudos. Não queria comer, fiquei doente, nada me interessava.” Para superar a perda, a mãe e os amigos foram fundamentais. “O apoio e o amor que recebi me salvaram da depressão. Chorar e escrever também me ajudou a virar a página. Não posso dizer que não sinto medo de sofrer de novo, mas recuperei a força - eu acredito no amor e na vida, não vou deixar de viver nada em função do medo.”

Desalento e perseverança
A mesma experiência de ter sido preterida viveu a estagiária de relações públicas Ariane Dantas Vieira, 22 anos - só que na área profissional. De família modesta, ela precisava trabalhar para custear os estudos - ou então trancar matrícula. Em busca de estágio ou emprego como recepcionista bilíngüe, chegou a se apresentar em mais de 15 empresas em sete meses. E nada. “Passava pelos testes, chegava às provas finais e, na última hora, não conseguia a vaga”, conta. Uma delas, o emprego dos meus sonhos”, como define, ficou com uma colega de faculdade que, por ironia do destino, tinha bolsa de estudos. Foi a gota d’água. Ao saber que não tinha sido escolhida, Ariane desabou: “Chorei na frente da supervisora”, lembra. Revoltada, esgotada, ela - que era católica praticante - jurou nunca mais ir à missa, pensou em sair do país e mergulhou na introspecção. Resultado: o que era de ordem profissional acabou resvalando para as demais áreas da vida. “Estava no limite, me sentindo uma incapaz, e fiquei de mal com o mundo”, relata. Nada mais previsível. Segundo a psicóloga Acaci Alcântara, esse “fenômeno contaminante” - bastante comum - se deve à falta de uma boa percepção de si. Ela explica: “Em momentos de frustração e de perda, quem não conhece seus limites e, sobretudo, suas virtudes, entra em crise, age como se o mundo tivesse acabado, passa a se sentir um lixo e a generalizar uma dificuldade pontual, abalando outras esferas da vida”. O pior é que, nesse contexto de autoconfiança e amor-próprio em baixa, a tendência é fracassar de novo.

Felizmente para Ariane, apesar das derrotas sucessivas, a perseverança lhe contou pontos. Indicada por uma amiga para uma vaga numa multinacional, ela ainda teve de amargar o fechamento do posto de trabalho no decorrer do processo de seleção e se submeter aos mesmos testes e às mesmas entrevistas novamente, três meses mais tarde, quando a empresa voltou a buscar candidatos no mercado. A disputa foi apertadíssima e, dias depois, ao receber o telefonema avisando que estava contratada, ouviu da supervisora: Escolhemos você porque sentimos que, após tantas idas e vindas, ninguém melhor para dar valor ao cargo”.

Fé e ciência
Tenacidade, sim, mas muita fé também: essas são as armas com as quais a bancária Valéria Coliva, 53 anos, lutou para vencer as adversidades. Exposta a freqüentes problemas de saúde decorrentes de um câncer de mama, ela ainda teve a falta de sorte de cair de uma escada, o que lhe valeu uma séria fratura no tornozelo esquerdo. Passou por duas cirurgias para colocação e retirada de pinos, e a situação se complicou. A cicatriz começou a inflamar, provocando uma osteomielite, que exigiu nova cirurgia e enxerto de tecido. Só que a cicatriz não fechava. A perna de Valéria ficou inchada por causa do enxerto, coberta de manchas escuras, provocadas por vasos estourados, e ainda apresentava vários cortes. Conclusão: a auto-estima de Valéria foi totalmente dilacerada. “Para quem, modestamente, tinha lindas pernas como eu, não foi nada fácil”, lembra. “No começo, quando estava imobilizada, e mesmo quando passei a me locomover com cadeira de rodas, andador, muleta e, por fim, bota ortopédica, ficava imaginando que nunca mais conseguiria andar sozinha. Depois, com a osteomielite, achei que iam amputar a minha perna. Isso não só me colocou frente a frente com a deficiência física como também me fez pensar que nunca mais seria bonita, atraente.”

Mas, como tudo na vida, a tempestade passou. Incansável na procura de tratamentos alternativos que ajudassem seu organismo a reagir, Valéria encontrou um médico ortomolecular que lhe prescreveu um arsenal de vitaminas e uma oxigenoterapia para a perna. O tratamento acertado mais o tempo ajudaram a reverter o quadro, claro, mas, para ela, o que pe sou foi acreditar numa força superior. “Eu havia tido algumas conversas com Deus durante o câncer e voltei a falar com Ele nesse episódio. Coloquei tudo nas mãos Dele... e Ele me ajudou.”

Consciência e vitória
Se Valéria conseguiu sair do poço graças à fé e à disposição para buscar apoio médico, o que moveu Rúbia Moreira, 33 anos, gerente de RH, foi o que os psicólogos chamam de “consciência de si”: condição indispensável para responder de modo criativo à frustração e torná-la uma vivência transformadora.

O curioso é que a história de Rúbia mostra que até uma experiência interessante - como casar e mudar de país - pode ter efeito desestabilizador pelo tanto de mudanças que provoca. Bem-articulada e independente, Rúbia tinha casa própria, carro, dinheiro e um excelente emprego numa multinacional americana até que o na morado, um português radicado no Brasil, resolveu fa lar em casamento e lhe propor tentar a vida em Portugal. Ela aceitou e, para não cair no ócio, decidiu fazer mestrado na área de desenvolvimento humano em Lisboa. Pediu demissão da sua empresa - “uma decisão muito difícil” -, vendeu o carro e alugou seu apartamento. Ela seguiu, então, para a cidade de Cascais, onde ficou hospedada sozinha, durante dois meses, na casa da sogra, enquanto seu futuro marido tratava dos últimos detalhes no Brasil.

De volta ao país para as festas de fim de ano, sentiu-se profundamente deprimida. “Fiquei na casa da minha mãe, sem carro, sem ocupação, enquanto meu noivo e meus amigos todos trabalhavam. Além disso, estava preocupada com a mudança: os portugueses não entendiam meu sotaque e por lá tudo era diferente.” Apesar da insegurança, voltou para Portugal, casou-se e... enfrentou toda sorte de atropelos. “Ainda ficamos na casa da minha sogra um bom tempo. Meu companheiro se recolocou rapidamente, o que não aconteceu comigo - eu não conhecia o mercado português.” Para piorar as coisas, como dependia do marido até mesmo para colocar gasolina no carro ou fazer as compras de casa, Rúbia começou a se sentir “incapaz, triste, deslocada”.

Nesse momento, ter uma meta pessoal foi um fator de equilíbrio. Rúbia queria o diploma. “Eu me dizia que a experiência fora do Brasil só valeria a pena se eu conseguisse terminar o curso. Assim, foquei no meu alvo e me esforcei para sair daquele estado.” Essa firmeza surtiu efeito. Um dia, ao entrar numa agência do Banco do Brasil na capital portuguesa, soube que a instituição só contratava brasileiros. Anotou o nome da empresa de recrutamento, apresentou-se e conseguiu um posto de trabalho. “Em pouco tempo, criei uma rotina diária, fiz colegas que vinham nos visitar em casa, jogar baralho - um pedacinho de Brasil na minha realidade.” Rúbia se fortaleceu tanto que, quando o marido recebeu uma nova proposta de trabalho irrecusável, no Brasil, pediu que ele viesse na frente. Ela ficou em Portugal até obter o mestrado. Tempos depois, “aprovada com distinção”, canudinho debaixo do braço, Rúbia também desembarcou no país,vitoriosa.

Atitudes negativas
• Adotar postura de vítima, achando que o fracasso é algo que só acontece com você.
• Deixar que os pensamentos de desvalorização a dominem.
• Ter atitude de isolamento.
• Manter o foco apenas na fonte do problema, sem olhar as alternativas em volta.
• Deixar que a decepção em determinada área contamine as demais.
Atitudes positivas
• Enxergar as suas capacidades e conseguir entender os seus limites.
• Perceber que, após uma derrota, haverá novas oportunidades.
• Aceitar que a vivência da frustração é inerente à vida.
• Lembrar que tudo é passageiro.
• Poder compartilhar a experiência difícil com alguém de confiança.

Entenda como funciona a mediunidade

Pressentimentos e sonhos "estranhos" todo mundo tem. O que os especialistas discutem é em que medida essas manifestações podem ser chamadas de mediúnicas

Iara Biderman | Ilustração Andrés Sandoval
Você chega a um lugar desconhecido, conversa com pessoas que nunca viu, mas tem a nítida sensação de já ter vivido um tempo atrás essa mesmíssima situação. Ou então, minutos antes de a campainha tocar, sabe com certeza absoluta que alguém não esperado chegará à sua porta. Truques da mente ou mensagens do além?

Muita gente acredita que a mediunidade é um fenômeno que ocorre apenas com alguns poucos eleitos e que o médium é sempre e exclusivamente quem manifesta dons de certo modo espetaculares ou assombrosos. Outros nem sequer admitem a existência de coisas além daquelas que os nossos sentidos e pensamento racional podem perceber. Porém, céticos radicais à parte, quase todos nós já passamos por experiências que podem ser chamadas de mediúnicas.

Todo mundo tem a capacidade de sintonizar freqüências não captadas pelos cinco sentidos. Essas freqüências são uma forma de eletricidade sutil. Como nosso corpo é composto de 70% de água, ótimo condutor de eletricidade, uma hora ou outra entramos em contato com essas energias e isso nada mais é que a mediunidade, mesmo que em levíssima potência", diz Waldemar Falcão, autor de ENCONTROS COM MÉDIUNS NOTÁVEIS. Falcão, que além de escritor é músico e astrólogo, acha que em tese somos todos médiuns, de maneira explícita ou latente, em maior ou menor grau (este último caso mais sutil ele chama de mediunidade "feijão-com-arroz", categoria na qual se inclui).

A médium Maria Sílvia Eustáquio entende que a possibilidade de entrar em contato com outra dimensão da realidade é inata ao ser humano, e nesse sentido podemos dizer, sim, que somos todos sensitivos. Mas, na prática, o termo é usado para designar aquelas pessoas que têm uma percepção muito mais acentuada. "A proposta delas é realmente intermediar o contato e a comunicação entre o nosso mundo terreno e o espiritual. Para a maioria, a função da mediunidade é facilitar o crescimento e a busca do equilíbrio", explica. Esse tipo de médium que se destaca dos comuns dos mortais existe desde que o mundo é mundo. São aqueles que entram em um estado alterado de consciência, no qual se comunicam com seres que morreram ou da natureza. "Os xamãs faziam isso, os sacerdotes da religião do antigo Egito ou as pitonisas dos oráculos gregos também", explica o psiquiatra Frederico Camelo Leão, diretor clínico da Casa André Luiz e membro do Núcleo de Estudos dos Problemas Espirituais e Religiosos do Instituto de Psiquiatria da USP.

Entre as religiões mediúnicas mais conhecidas estão o espiritismo, o candomblé e a umbanda. As mais antigas são o hinduísmo e o taoísmo, segundo Ronie Lima, autor de MÉDIUNS DO ESPAÇO. Ele também considera os milagres realizados por santos católicos ou as premonições dos profetas do Antigo Testamento como manifestações de mediunidade, embora não sejam reconhecidas como tais pelo judaísmo, cristianismo e islamismo. No Ocidente, a não-aceitação religiosa dos médiuns foi reforçada pelo meio cultural. O iluminismo (movimento intelectual dos séculos 17 e 18, caracterizado pela hipervalorização da razão) rejeitou todo tipo de fenômeno que escapasse às explicações racionais. Nessa época, as manifestações mediúnicas começaram a ser tratadas como patologias psíquicas. Por isso, até hoje muitas pessoas que têm o dom acentuado e inato sofrem e sentem-se extremamente confusas, achando que estão ficando loucas. Outras simplesmente ignoram e passam batido por experiências mais espirituais.

Mas o psiquiatra Frederico Leão acredita que a situação atual é outra. Universidades como Standford, Harvard e Duke, nos Estados Unidos, ou a USP, no Brasil, estão produzindo trabalhos científicos que apontam para duas evidências: a de que a mediunidade se destaca das patologias e a de que pode ser usada efetivamente para obter cura e alívio de sofrimento", conta o psiquiatra.

Os médicos têm instrumentos para diagnosticar manifestações psíquicas e diferenciá-las de outros eventos, como a mediunidade. Mas, para nós, leigos, não é tão fácil saber se coisas estranhas" que vivenciamos são manifestações do médium latente em todos nós ou de desequilíbrio mental. Em uma análise simplista, podemos dizer que alguns fatores, como uma vida desestruturada, sinalizam mais um problema psíquico e menos uma eventual sensitividade - afinal, os médiuns têm capacidade de organizar o seu dia-a-dia, diferentemente de alguém que está sofrendo alucinações. Mas nada é tão simples assim. Hoje em dia, poucas pessoas têm uma vida realmente estruturada e, como uma sensibilidade maior em certa medida desorganiza o cotidiano, fica mais complicado diferenciar quais são os limites da psiquiatria e da espiritualidade", diz Frederico Leão. A isso soma-se a dificuldade para lidar com o preconceito, ainda comum, e com os obstáculos internos. "Ninguém gosta de passar por experiências sobre as quais não tem controle, e a maioria teme o novo, o desconhecido. Por isso, a tendência é negar o que está acontecendo", explica o psiquiatra.

A publicitária Carolina Fernandes, por exemplo, está aprendendo a lidar com suas premonições, mas, quando sente" que algo vai acontecer, sua primeira reação é não acreditar na sua intuição. "Fico achando que é invenção da minha cabeça", conta. Às vezes não dá para negar a experiência. "Uma vez, sonhei com uma colega grávida. Ela chegava ao escritório, distribuía bombons para todos e contava que o bebê era uma menina. No dia seguinte, cheguei ao trabalho e aconteceu exatamente como no meu sonho, as mesmas situações, as mesmas palavras", lembra Carolina. Há alguns anos, ela começou a freqüentar um centro espírita para estudar e entender os fenômenos que vivenciava e saber lidar melhor com eles. Carolina não se considera uma médium e, hoje, está convencida de que suas premonições e sonhos são manifestações naturais, que podem ocorrer com qualquer um. "Já sei levar isso numa boa e comento naturalmente com as pessoas. Claro que não vou falando para todo mundo, com gente que não acredita nem vale a pena conversar. Mas também, se eu falar e a pessoa achar que eu sou louca, não estou nem aí, não me incomoda", afirma. Sábia decisão. Afinal, se podemos ser todos médiuns light, nada melhor do que aproveitar mais essa possibilidade de nossas vidas com leveza.

Sonhos, intuição, inspiração
Até que ponto esses eventos são de outra dimensão
SONHAR é uma forma básica de contato com outras dimensões da realidade - ou seja, de mediunidade -, segundo alguns estudiosos, como o escritor Waldemar Falcão. Mas a questão não é consenso entre os especialistas. Para o psiquiatra Frederico Leão, muitos fatores interferem no conteúdo dos sonhos: vivências físicas (sentir uma dor muscular ou ouvir um barulho, por exemplo), problemas do cotidiano mal elaborados, desejos não realizados. "Há também alguns sonhos claramente premonitórios, mas o terreno é muito movediço para se confiar neles logo de cara", diz Frederico.

A INTUIÇÃO é uma percepção da realidade que não passa pelos processos racionais, como bem formulou o cientista Albert Einstein: "Penso 99 vezes e não chego a nada. Paro de pensar e me ocorre uma coisa nova. A isso chamo de intuição". Do ponto de vista espiritual, é uma percepção da verdade universal acessada, vez ou outra, por todo mundo. De acordo com o espiritismo, é uma forma mediúnica que podemos utilizar em qualquer circunstância. "Todos nós somos capazes de desenvolvê-la, em alguma medida, e uma maneira de fazer isso é cultivar o autoconhecimento", diz a médium Maria Sílvia Eustáquio.

A INSPIRAÇÃO, conforme os especialistas, é um dom muito próximo da vivência mediúnica. Quando os poetas gregos invocavam as musas, estavam pedindo ajuda aos espíritos da poesia, música etc. para comunicar, neste mundo, verdades transcendentais. E o médium é justamente esse canal de comunicação entre diferentes planos da realidade.

Muito além da realidade
A mediunidade pode se manifestar sob diferentes formas. Estas são as mais comuns:
VIDÊNCIA A pessoa vê coisas que não podem ser percebidas pelo sentido natural da visão no ambiente em que está, no espaço (em um lugar onde ela não está fisicamente) ou no tempo (coisas que aconteceram ou vão acontecer). Pode ser chamada de clarividência, especialmente quando as imagens são muito nítidas.

AUDIÇÃO A pessoa ouve vozes que não vêm do exterior ou que os outros não conseguem ouvir.
PSICOGRAFIA O médium escreve textos ditados por espíritos. Pode se manifestar como escrita mecânica (escrita automática), semimecânica (o pensamento acompanha a escrita) ou intuitiva (o pensamento vem antes do ato de escrever).

PSICOPICTOGRAFIA É a execução de quadros, que ocorre de forma similar à psicografia.
PSICOFONIA OU INCORPORAÇÃO O espírito se comunica por intermédio de quem o recebe. Na maioria das vezes, o médium está consciente e transmite o pensamento que recebeu com as próprias palavras, mas ocorre também de adquirir a voz e os gestos do espírito.

FORTES INDÍCIOS
Sinais precursores de experiências mediúnicas
Ter visões e sonhos cada vez mais perfeitos e claros
Ouvir vozes, internas ou externas
Sentir inchar os pés e as mãos
Perceber ruídos que não são audíveis para os outros
Sensações de torpor ou vertigem sem causa aparente
Rigidez muscular
Frio e arrepios repentinos
Falta de ar

Xamanismo

Descubra o poder de seu animal totem
Déborah de Paula Souza
Para a tradição xamânica, seguida pelos antigos povos da Ásia e das Américas, todo animal é um totem, um símbolo mágico. Os planetas, as pedras, o céu e a terra também são sagrados e têm conexão entre si. Com o intuito de expressá-la, os nativos americanos criaram a Roda Medicinal - método de autoconhecimento baseado em um círculo de pedras ligadas aos ciclos vitais.

Os 12 animais referentes aos totens da Lua, que você verá a seguir, são o início dessa Roda. Segundo o xamã brasileiro Léo Artése - autor dos livros O VÔO DA ÁGUIA E O ESPÍRITO ANIMAL (ROCA) e consultor desta matéria -, eles revelam os talentos a ser desenvolvidos e as dificuldades que devem ser superadas para que cada um assuma o próprio poder.

Lembre-se de que a Roda é dinâmica: você incorpora as características do seu animal de nascimento, porém, ao longo da vida, se transforma e se aproxima de totens diferentes. Se nasceu sob a influência da brincalhona Lontra, por exemplo, ao formar família precisará da ajuda do estável Castor.

Pela sua data de nascimento você encontrará o seu animal-totem.

Além do Xamá Léo Artése, consultamos o livro Cartas Xamânicas, de Jamie Sams e David Carson (Rocco).
22/12 A 19/1
GANSO
TALENTOS
Você vê as coisas com clareza, é idealista e hábil em estabelecer os limites de seu território. Logo, penetrar na sua intimidade não é fácil. Num ambiente estranho, é reservada, mas, ao se adaptar, deixa aflorar sua faceta calorosa. Por respeitar as tradições, reflete sobre o passado e colhe lições para o futuro. Você também é confiável, fiel aos seus princípios e ambiciosa. Se almeja algo, vai atrás até conseguir. Como tem consciência das próprias qualidades, adora dar conselhos. Mas auxilia os outros apenas quando está em equilíbrio - se for ferida e injustiçada, pode tornar-se manipuladora e vingativa.

DESAFIOS
O perfeccionismo é seu ponto cego. Aprenda a descansar, a não levar tudo a sério nem se apegar às próprias idéias. Aceite que existem outras e tente não ser severa. Essa atitude bloqueia o fluxo energético e causa mau humor, problemas digestivos e nas articulações. Aposte em flexibilidade.

20/1 A 18/2
LONTRA
TALENTOS
O coração leve é a sua dádiva. Como a Lontra, você gosta de brincar e de se relacionar. Confia nas pessoas e no rumo dos acontecimentos. Vaidosa e sonhadora, costuma ser boa mãe, alegre e presente no dia-a-dia das crianças. Sabe partilhar e não se incomoda em gastar tempo e energia para ajudar quem precisa. Por outro lado, como não teme a impopularidade, toma decisões audaciosas sem se preocupar com o desgaste de sua imagem. Tem intuição aguçada e o dom de compreender os outros. Romântica, apaixona-se muito e pode ir atrás de pares amorosos... nem que seja só por curiosidade.

DESAFIOS
Sua tarefa é colocar os pés no chão, pois corre o risco de realizar pouco. Aprenda a lidar com as emoções, já que tende a transformá-las em discussões intelectuais, que isolam o coração. Toda vez que nega seus sentimentos, você toma decisões erradas. Ter consciência disso pode ajudá-la a mudar.

19/2 A 20/3
PUMA
TALENTOS
Pessoas deste totem têm habilidades psíquicas para entender o mundo dos mistérios e tendem a passar por iniciações religiosas. Caso não se empenhem, desperdiçam seus dons, tornando-se melancólicas. Em casa, gostam de ter um canto para meditar, ler ou refletir. Quando estão bem, proporcionam conforto aos convidados. Para ser felizes, precisam de um parceiro confiável, pois têm medo de revelar seus reais sentimentos. Inteligentes e sensíveis, magoam-se facilmente - aí se retiram em silêncio. São ágeis, graciosas e muito pacientes.

DESAFIOS
Você precisa "aterrar" e lidar com a vida real e as responsabilidades. Lembre-se de que a emoção reprimida (mágoa ou raiva) impede a tomada de decisões e provoca mau humor e depressão. Você, que conhece bem a força da solidão, deve dominar a arte de relacionar-se e de expressar os sentimentos. Lapide a sua personalidade até que ela reflita o seu brilho.

21/3 A 19/4
FALCÃO VERMELHO
TALENTOS
Líder, essa ave ensina sobre coragem e intensidade. As pessoas que nascem sob a influência dela enxergam longe e, por isso, sua responsabilidade é maior. Elas não temem assumi-la e adoram estar à frente de grandes projetos. Independentes, calorosas, curtem um agito e são receptivas às novidades. Com pouca noção de perigo, podem cair em roubadas. Em desequilíbrio, têm explosões de ira, dizem coisas ferinas, são teimosas. Ao incorporar o Falcão, você pode aprender a ser sincera consigo mesma e a combater a falsidade em geral.

DESAFIOS
Há muita emoção e energia em jogo e, se não souber temperar essa índole fogosa, correrá riscos. Embora veja longe, não foca o que está perto. É agitada, pula de uma coisa para outra e não se aprofunda. Sua tendência é ir à luta, mas falta dimensionar as situações e se tocar dos próprios limites. Paciência ajudará a poupar dor de cabeça - que é seu ponto fraco.

20/4 A 20/5
CASTOR
TALENTOS
A perseverança e a praticidade são os dons do Castor, o grande construtor do mundo animal. Por isso, a mulher que nasce sob esse totem costuma trabalhar com satisfação, provendo as próprias necessidades e as dos outros. Estável, ela protege o clã e não incomoda ninguém com seus problemas. Tende a ter um corpo forte, saudável. Onde quer que vá, cria ambientes acolhedores, pois só floresce ao sentir que as coisas estão em ordem e as pessoas em paz. Conquista amigos leais e é bem-vinda em trabalhos de equipe: com os pés no chão e o raciocínio ágil, tem fama de realizadora eficiente.

DESAFIOS
Cuidado para não se fechar nos pensamentos e sentimentos, cultivando a teimosia: isso bloqueará sua força construtiva. A vida é movimento, o medo da mudança e dos riscos leva à estagnação. Nessas situações, o Castor preenche o vazio com comida e bebida, comprometendo a saúde e a silhueta.

21/5 A 20/6
CERVO
TALENTOS
Você tem tantos recursos criativos que pode trabalhar na área que quiser, embora se veja entre artistas, escritores e músicos. O lugar em que mora ou trabalha revela o seu bom gosto para design e decoração. O Cervo se apega à beleza e também à velocidade: fareja tudo no ar, tem idéias rápidas e um espírito inovador. As pessoas deste totem podem promover curas e adoram encorajar seus amigos a experimentar a liberdade, seu elixir predileto, em altas doses. Curtem falar sobre tudo, menos de sua intimidade. São tão espertos para escapar de perguntas indesejáveis que ninguém percebe esse lado.

DESAFIOS
Você tem dificuldade de escutar as pessoas até o fim e interrompe antes com um palpite. Isso denota medo de envolvimento. Tende a mudar de parceiro como muda de idéia, o que impede o amor de florescer. Procure alguém em quem confie. Dará um salto se aprender mais sobre consistência.

21/6 A 22/7
PICA-PAU
TALENTOS
Você só se sente feliz ao compartilhar o ninho com quem ama. Como a família é o seu chão, precisa construir vínculos fortes para se realizar e prefere atividades que lhe permitam trabalhar em casa. Esse lado doméstico costuma ser temperado com um aspecto selvagem e uma intuição fortíssima. Graças a uma conexão com o coração, tem compreensão para com as dores humanas e consegue aliviar a angústia dos mais próximos. Sente compaixão por gente e bicho, é uma mãe amável, nunca se aperta com a bagunça das crianças e dos amigos. Sua casa atrai quem quer brincar, comer, conversar...

DESAFIOS
Você tende a absorver as energias do ambiente. Fique atenta para não se perder em emoções, não se sacrificar nem sucumbir à autopiedade. Em desequilíbrio, torna-se vulnerável e tira o pé da realidade. Procure a espiritualidade e confie na própria intuição, facilitando as decisões do cotidiano.

23/7 A 22/8
ESTURJÃO
TALENTOS
O peixe que fornece o caviar favorece a coragem, inclusive a de demonstrar afeto. Aquela que nasce sob a influência do Esturjão aprende que o coração é a fonte da sua força e lhe permite acesso à intimidade dos amigos. Simpática e versátil, se dá bem em qualquer trabalho. Costuma ser justa como chefe, tem alma de líder e deve desenvolver essa habilidade para atuar em equipe. Na juventude, a tentação é direcionar sua enorme vitalidade para o sexo. Com o tempo, você entende a diferença entre comandar sua força ou ser comandada por ela. Aí tudo flui melhor. Não raro a mulher deste totem manifesta a clarividência, nota o perigo e se protege.

DESAFIOS
A arrogância e a fúria podem arrasar suas relações e causar estragos à saúde, em especial à circulação e ao coração. Você camufla a mágoa para não abalar sua imagem, mas se fragiliza ao não reconhecer o coração machucado.

23/8 A 22/9
URSO MARROM
TALENTOS
Mestre do raciocínio e discernimento, o Urso influencia na busca pela precisão. A mulher deste totem, por sua inteligência analítica, pode ocupar cargos de liderança. É uma oradora brilhante e boa professora, pois tem capacidade de detectar e corrigir erros. Onde quer que atue, prima pela perseverança, cooperação e justiça - só toma decisões de cabeça fria. Curte a vida, o conforto, é curiosa e bem-humorada. Prefere demonstrar carinho sendo útil a escancarar o coração. Esconde o que sente, mas descobre o segredo do outro porque sua mente é penetrante.

DESAFIOS
Não é fácil suportá-la quando o seu cinismo se manifesta disparando críticas. Para justificar a amargura (que faz mal a você mesma), é capaz de desenterrar problemas do passado, o que afasta as pessoas. Tente fazer como o Urso, que sai em busca de mel na hora da fraqueza e, às vezes, hiberna. O recolhimento e a doçura restituem sua harmonia interior.

23/9 A 23/10
CORVO
TALENTOS
Guardião da magia, é o animal das bruxas, dos médiuns e sensitivos com livre trânsito entre os homens e os deuses. O Corvo dá de presente o equilíbrio, fator fundamental para você utilizar suas aptidões psíquicas. À medida que respeita sua necessidade de introspecção, você se fortalece e os dons proféticos se acentuam. Como também curte a vida em grupo - e não tem travas para expressar afeto ao outro -, deverá abrir espaço para um contato maior com seu interior. Responsável e inteligente, você não se abala com mudanças. Ao lado de uma mulher de Corvo, ninguém sente falta de magia: o problema é que ela muda de idéia e de humor rapidamente.

DESAFIOS
Antes de se ocupar com o bem-estar do outro, cuide do seu. Você é indecisa, irritável, se deixa influenciar e, quando não consegue retomar o equilíbrio, fica paranóica, gerando confusão. Cuidado com os demônios criados pela sua mente.

24/10 A 21/11
SERPENTE
TALENTOS
De natureza investigativa e personalidade forte, as pessoas deste totem adoram sexo e fazem mistério sobre suas emoções. A Serpente, símbolo de transformação, está associada a criatividade, alquimia e crescimento espiritual. A mulher, se estiver harmonizada, consegue compreender os ciclos de morte e renascimento psíquico. A exemplo da cobra, que troca de pele, ela consegue abandonar velhas idéias, valores e sentimentos. Como entende que venenos podem ser transmutados em remédios, é curadora e auxilia os outros na hora de guinadas. Porém, deve purificar o espírito e administrar melhor a própria energia para exercer essa aptidão com sabedoria.

DESAFIOS
Em crise, pode se revelar ciumenta e traiçoeira, desconfiando de tudo. Aí, tende a explodir de raiva e ataca quem mais gosta. Busque autoconhecimento para combater o tumulto emocional que mina suas forças e interrompe a criatividade.

22/11 A 21/12
ALCE
TALENTOS
Você percebe com facilidade o sentimento alheio, tem uma natureza forte e suave ao mesmo tempo. A fraternidade e a cooperação são valores caros às pessoas deste totem, sempre dispostas a partilhar aprendizados. Aliás, costumam atrair admiradores graças ao seu charme intelectual. Gostam de ir longe na área do conhecimento e da espiritualidade. Quando não ficam só na teoria, desenvolvem clarividência e telepatia. Com freqüência tornam-se professoras ou ocupam cargos de gerenciamento, incentivando o sucesso coletivo e não a competição. Apreciam uma boa conversa, mas são introspectivas.

DESAFIOS
Para chegar ao ponto mais alto da montanha, como o Alce, você deve se cuidar para não perder fôlego. Essa cautela vai ajudá-la a se proteger da teimosia, já que às vezes abusa do poder de argumentação. Não se esqueça da vida amorosa, porque se envolve muito com os amigos e o trabalho.

Use a voz para liberar as emoções e aguçar a intuição

Cada um tem o timbre certo para se renovar, meditar e sintonizar o melhor. Aprenda a usar o seu instrumento. E ouça a trilha sonora - divina! - desta reportagem

Liliane Oraggio | Ilustração Paula Jardin

Para chegar mais perto de Deus, as rezadeiras nordestinas cantam o Bendito. Os sacerdotes católicos enchem as catedrais com o canto gregoriano. Os budistas da linhagem zen recitam versos em japonês. Os indianos entoam mantras. Os sufis repetem em bom som os 99 nomes de Deus. Os negros americanos arrasam na música gospel. Os xamãs africanos e indígenas, os tibetanos, os aborígenes australianos... Todos, seja qual for a religião, usam as cordas vocais para recriar a conexão com estados mais elevados de consciência. E assim afinam a sintonia com o que é primordial - para além do ego, do julgamento, da mágoa que tranca a garganta. “A voz é a forma mais natural de dominar a mente racional para chegar a um estado relaxado, onde a sensação de alegria e expansão é renovada”, define a psicóloga Sandra Sofiati, de São Paulo.

Sandra coordena o workshop "O Corpo Sonoro", com duração de sete semanas, em que grupos de iniciantes praticam vários exercícios que possibilitam descobrir a própria musicalidade. “Quando comecei o curso, tentava cantar e logo vinha a vontade de chorar. A voz saía no choro e percebi há quanto tempo eu não me permitia emitir um som que não fosse a fala. O processo ajudou a dissolver minha rigidez, a respirar melhor, a ficar mais serena e intuitiva”, conta Bettina Schmid, 43 anos, designer gráfica, de São Paulo. “Outra experiência incrível foi cantar músicas étnicas africanas, por exemplo, sem entender as letras. Isso tirava de cena o meu ‘cabeção’, a mania de entender e criticar tudo. Incorporei à rotina o hábito de cantarolar ou emitir outros sons enquanto faço movimentos e caretas - essa prática faz com que eu me sinta melhor e me deixa mais confiante em todas as situações”, diz.

Respirar, relaxar, escutar

Quem se propõe a emitir sons ritmados respira melhor. Em um estágio inicial, o hábito desbloqueia emoções que causam tensões no corpo, ativa a circulação do sangue e aumenta o pique. Enquanto isso, a mente se amplia, tornando-se menos suscetível a pensamentos fixos e idéias limitadoras. Em um nível mais profundo, conquistado com a prática, é possível usar a voz para que o corpo, a mente e o espírito permaneçam alinhados com as forças cósmicas. Quando praticantes de ioga entoam a sílaba OM, a intenção é uma só: afinar o som desse instrumento vital, o corpo, com o som primordial, que surgiu no momento da criação do Universo.

Os iniciados não têm dúvidas de que a espiritualidade e a voz são irmãs gêmeas: ambas impalpáveis, elas dependem da entrega ao momento presente. A voz manifesta a devoção e leva à transcendência. Cantando mantras, mesmo sem saber o significado da letra, ou canções bem simples, passando as escalas muito lentamente,

o corpo reaprende a respirar, a relaxar e também a escutar. É tudo de que precisamos para estar bem”, diz a carioca Alba Lírio, professora de ioga da voz, método desenvolvido pela Vox Mundi Escola do Som e da Voz , da Califórnia, e que tem mais de 100 núcleos espalhados pelo mundo, incluindo o Brasil.

A arquiteta paulistana Mariana Chemin, 32 anos, não gostava da sua voz. Iniciante na ioga, resolveu fazer esse trabalho com Alba para entoar melhor os mantras, frases melódicas em sânscrito. “Repeti-los organiza os chacras, os sete centros de vitalidade do corpo. Isso aumentou a minha conexão com o presente e a força de expressão. Sinto que ganhei voz no mundo, garra para ir em direção ao que quero. Além do mais, os mantras celebram os deuses e a alegria. Essa energia fica em mim e no meu dia-a-dia”, diz.

Na visão de Alba, nenhuma voz é feia, todas são singulares. “Um ponto em comum entre expressão vocal e espiritualidade é que não existem duas vozes iguais, cada ser humano é único em seu dom”, completa. Para quem quer começar a desenvolver esse talento, alguns minutos cantarolando no chuveiro já valem como iniciação desse gesto, que depende basicamente de músculos, de ar e da respiração intencional.

“Para cantar ou emitir sons ritmados, é preciso alterar a respiração: inspira-se profundamente e libera-se o som na expiração. Não fazemos isso enquanto falamos”, explica Saulo Cardoso, clínico-geral e homeopata, de São Paulo. “Durante o canto, além da vibração do som na caixa craniana, muitos músculos - e não apenas os do tórax ou da boca - entram em ação. O ar passa pela boca, laringe, faringe, pregas vocais, diafragma, pélvis, abdome, provocando uma reorganização corporal, estimulando a circulação sanguínea e revigorando todas as células. Sem contar a promoção do autoconhecimento, pois quem trabalha a própria voz estabelece um diálogo físico e emocional consigo mesmo”, diz o médico. Cantar também revigora o cérebro. “A emissão da voz com ritmo em modulações variadas estimula as áreas cerebrais que comandam a fala, a linguagem, a coordenação motora e favorece a associação entre elas”, completa.

O curioso é que no corpo sem vida estão todos os órgãos, mas a voz não está. Ela é dádiva dos vivos, ligada à respiração, ao sopro divino que nos anima desde o nascimento.

A outra face indissociável do som é o silêncio. Depois de uma prática ou de uma reza, é ele que vem, revelando seu poder de conexão. Silenciar nos permite perceber o efeito da vibração e das sílabas que saíram da garganta em forma de sussurro, suspiro, grito ou prece. Talvez seja por isso que a canção de Gilberto Gil nos lembre: “Se eu quiser falar com Deus tenho que calar a voz”. Mas, antes, é preciso que ela seja nutrida - num processo que envolve corpo e alma. “Ao nascer, o bebê grita, começa a respirar, e o cordão umbilical é cortado. A partir daí, o corpo-a-corpo com a mãe passa a ser mediado pela voz”, lembra Sandra Sofiati. “A mãe fala e canta para o bebê. A criança chora e faz barulhinhos, começando assim a expressar suas necessidades e emoções. Instaura-se a existência sonora do ser”, finaliza.

Ginga e revelação

Para alguns, o canto manifesta-se como uma revelação. Foi assim com a cantora brasileira Fortuna, 50 anos. Judia, ela participou de uma cerimônia na sinagoga luso-espanhola de Nova York, lendo um livrinho de salmos, e começou a ouvir melodias. “ ‘Toda a alma louvará a Deus’ foi a primeira a soar na minha mente. Eu tinha 38 anos e uma carreira de cantora popular, mas naquele instante entendi minha missão com a música sacra. Mudei todo o meu trabalho em função disso. Fiz uma extensa pesquisa sobre música judaica e o modo de entoar os salmos bíblicos. Gravei um CD com os monges do Mosteiro de São Bento, e o momento máximo foi cantar na cerimônia ecumênica para o Dalai-Lama na Catedral da Sé, em 2006. A música é uma sintonia fina capaz de harmonizar as pessoas. Esse é o propósito do meu canto”, diz.

Como ela, há muitos cantores profissionais que vêem no canto algo além das paradas de sucesso, embora possam freqüentá-las. É o caso do inglês Bobby McFerrin, 58 anos, que já ganhou dez prêmios Grammy por seu trabalho arrojadíssimo de pesquisa vocal e improvisos. McFerrin faz das costelas, dos pés, do próprio rosto, caixas de ressonância de sons potentes e melodiosos. A especialidade de Bobby é cantar para multidões e fazer as multidões cantarem, em cânones espontâneos, cheios de ginga. Quando pisa no palco, repete o mesmo gesto sagrado dos monges budistas: une as mãos em frente ao rosto e faz uma reverência. Não é só uma gracinha de artista. No show que fez este ano em São Paulo, para o Teatro Municipal lotado, alguém da platéia perguntou se o autor da famosa canção DON’T WORRY BE HAPPY acreditava em Deus. “Sim, e considero a voz um presente divino”, respondeu Bobby, que tem como inspiradores Mozart, Gandhi e Jesus Cristo.

PARA ALINHAR CORPO E MENTE
A musicoterapeuta Alba Lírio indica um exercício simples. Com os lábios unidos, emita um som e leve o pensamento e a voz até a base da coluna. Continue emitindo o mesmo som e perceba as variações dele. Se sentir necessidade de respirar, faça-o de boca fechada... e continue vibrando. Devagar, vá elevando a voz: deixe que ela suba, percorrendo toda a coluna até o topo da cabeça e, se conseguir, vá além dela. Faça esse percurso da subida e descida do som algumas vezes, sem esforço. A seguir, com a boca entreaberta, projete para fora o som do A, imagine que ele tem um “H” no final. Esse fonema invoca a clareza e abre a porta da sensibilidade. Faça uma pausa e perceba a vibração em silêncio. Repita todos os dias por alguns minutos para alinhar corpo, mente e espírito. Você se sentirá mais presente e concentrada.

PARA REVIGORAR O ÂNIMO
A psicóloga Sandra Sofiati sugere um exercício parecido com as danças dos índios brasileiros, que ajuda a lidar com o lado prático do cotidiano. Concentre-se no seu propósito e bata os pés no chão, alternadamente, com força. Junto com os movimentos, emita sons de “O” ou “U” com a maior intensidade que conseguir, durante uns três minutos. Depois, faça silêncio total e sinta o efeito fortalecedor.

PARA DESBLOQUEAR O CORAÇÃO
Mentalize a intenção de criar uma troca divina. Comece a fazer gestos de dar e receber movimentando livremente os braços e as mãos para cima, para baixo, girando, abrindo e fechando. Simultaneamente, procure liberar a voz, emitindo o som de A” enquanto se movimenta. Pare tudo, silencie e sinta a vibração. Pratique, no máximo por cinco minutos, sempre que sentir necessidade.

CHACRAS - Os centros energéticos da saúde plena

Descubra a força desses pontos magnéticos distribuídos ao longo do corpo e aprenda a ativar cada um deles para viver, pensar e amar melhor

Déborah de Paula Souza | Ilustrações Fernanda Guedes
A palavra chacra, do sânscrito, significa roda e evoca o caráter dinâmico desses centros magnéticos, que, segundo o hinduísmo, captam, armazenam e distribuem a energia. Relacionados a órgãos e glândulas, eles têm importância decisiva para a nossa vida mental e espiritual, influenciam nossas emoções e são influenciados por elas. Atuam, então, diretamente sobre a nossa disposição e alegria de viver. Os sete principais estão localizados entre a base da coluna e o topo da cabeça, em áreas de confluência de mais de 70 mil nadis - rios de energia (comparáveis aos meridianos da medicina chinesa). Quando seu fluxo é bloqueado, surgem as doenças. "Aí, não apenas a saúde física fica comprometida como também todo o nosso desenvolvimento, pois na tradição indiana, berço desse conhecimento, matéria e espírito são inseparáveis", explica Márua Roseni Pacce, fundadora do Núcleo de Yoga Ganesha, em São Paulo. E o que pode bloquear os chacras? "A má qualidade do ar ou da alimentação, o sedentarismo e os tumultos internos são verdadeiros ladrões de energia", ensina Mercedes Requena, terapeuta e professora do Ganesha.

Os mestres hindus receitam ioga e meditação contra o desequilíbrio, mas é possível ativar os chacras com atividades físicas, atitudes adequadas no dia-a-dia e terapias específicas, que envolvem mantras (cânticos devocionais) ou mentalização de cores. Especialista em medicina ayurvédica e cultura indiana, César Deveza diz que esses pontos são como maestros da sofisticada orquestra que rege a nossa energia. O assunto é complexo e ele alerta sobre o risco das simplificações. Não faz sentido, por exemplo, achar que problemas cardíacos podem ser resolvidos apenas com meditações que ativam o chacra dessa região. Para nos abastecer, os chacras captam a força vital (prana) e espiritual (kundalini). Na verdade, trata-se da mesma energia, que se manifesta de modos diferentes e é obtida por meio do ar, luz solar, água, alimentação e pelo desenvolvimento da consciência. Os pranayamas, exercícios respiratórios da ioga, purificam nossos canais, favorecem a absorção dos nutrientes e o despertar da kundalini. Segundo a tradição tântrica, essa força mora dentro de nós, mas em estado latente." Adormecida no primeiro chacra, ela deve ser conduzida até o sétimo, integrando as polaridades feminina e masculina, representadas respectivamente pela deusa Shakti, considerada a mãe de todas as formas, e o deus Shiva, portador da consciência plena", diz Márua. Mas ela acredita que ainda estamos longe disso. "Poderemos dar um salto quando conseguirmos desenvolver o chacra cardíaco, aprendendo mais sobre o amor incondicional."A seguir, apresentamos as características de cada chacra, de acordo com O LIVRO BÁSICO DOS CHACRAS (ED. PENSAMENTO), de Naomi Ozaniec, e TERAPIA DO AMOR (ED. SEMENTE), de Rahasya Fritjof Kraft. Para facilitar, na ilustração que abre a matéria localizamos os chacras na região frontal, mas lembre-se: eles também operam nas partes posteriores.

1 CHACRA DA RAIZ
Em sânscrito muladhara, de nmula, que significa raiz, e adhara, base
LOCALIZAÇÃO
Região do períneo, entre o ânus e os órgãos genitais
COR
Vermelho
ELEMENTO
Terra
GLÂNDULAS
Supra-renais
FUNÇÃO
Sobrevivência
DISFUNÇÕES
Fraqueza, doenças ósseas ou hemorróidas; dificuldade para lidar com a raiva e frustração
TEMAS
Associado à vitalidade e à nossa ligação com a terra, ele rege as funções do intestino grosso, os ossos, as pernas, pés e tudo o que nos mantém firmes no chão. A habilidade (ou incapacidade) de gerir o plano material, como cuidar do corpo, ganhar dinheiro e dar forma aos projetos, tem a ver com esse centro, que influencia a vida sexual na sua vertente mais instintiva

COMO ATIVAR
Caminhar descalça, dançar e pular com batidas rítmicas no chão, tomar atitudes em relação às questões materiais da existência

PARA REFLETIR
O que pode estruturar ou desestruturar você? Svadisthana, que significa morada
2 CHACRA DO SACRO
Svadisthana, que significa morada
LOCALIZAÇÃO
Região do baixo-ventre
COR
Laranja
ELEMENTO
Água
GLÂNDULAS
Ovários e testículos
FUNÇÕES
Prazer, procriação, criatividade
DISFUNÇÕES
Dependência emocional, luxúria, frigidez, bloqueio criativo, problemas nos rins, nos sistemas reprodutor e circulatório
TEMAS
A polaridade amor e ódio, os sentimentos de vergonha e culpa, as fantasias sexuais e as dores emocionais profundas (ligadas à maternidade e às traições) são questões desse chacra, que governa os líquidos corporais, como o sangue, a menstruação, o esperma e as lágrimas. Tanto o prazer do orgasmo quanto o risco de confundir-se com o parceiro mexem com a energia desse centro, bem como a saúde dos órgãos envolvidos na concepção

COMO ATIVAR
Atividades aquáticas, danças de ritmo sensual
PARA REFLETIR
Descubra a relação entre sexualidade e espiritualidade
3 CHACRA DO PLEXO SOLAR
Manipura, que significa gema ou jóia reluzente
LOCALIZAÇÃO
Acima do umbigo, na região do estômago
COR
Amarelo-ouro
ELEMENTO
Fogo
GLÂNDULA
Pâncreas
FUNÇÕES
Digestão, fortalecimento da vontade
DISFUNÇÕES
Distúrbios alimentares, diabetes, mania de julgar ou controlar os outros, egocentrismo
TEMAS
As questões de carisma e autoridade são o desafio desse ponto, ligado ao metabolismo dos alimentos e das emoções. Despertar a consciência para as emoções envolvidas nos jogos de poder (como a fúria ou o medo da perda) é a chave para transmutá-las. Nessa esfera, aprendemos a nos defender dos abusos e a obter autodomínio - nunca pela negação dos sentimentos, mas pela habilidade de lidar com eles

COMO ATIVAR
Exercícios de flexão de coluna (na ioga, a postura da pinça e a saudação ao sol). PARA REFLETIR Identifique os aspectos luminosos e sombrios no seu modo de exercer o poder

4 CHACRA DO CORAÇÃO
Anahata, que significa intocado ou inaudível
LOCALIZAÇÃO
Centro do peito
COR
Verde
ELEMENTO
Ar
GLÂNDULA
Timo
FUNÇÕES
Estimular a imunidade e o bom funcionamento do coração e dos pulmões, desenvolver a capacidade de amar, perdoar e sentir compaixão

DISFUNÇÕES
Problemas respiratórios e cardíacos, medos ou ilusões a respeito do amor.
TEMAS
Elo entre os três primeiro chacras (ligados a matéria, sexo e relacionamentos) e os três últimos (ligados à espiritualidade), o quarto centro deve integrá-los, elevando nosso grau de consciência e de auto-estima. Para isso, precisamos reconhecer e tratar dores decorrentes de ciúmes, ressentimentos e abandonos.

COMO ATIVAR
Terapias voltadas para as curas emocionais e meditações dirigidas
PARA REFLETIR
Liberte-se da idéia de que você ou os outros deveriam ser diferentes para merecer amor. Aceite o que cada um é
5 CHACRA DA GARGANTA
Vishudha, que significa purificar
LOCALIZAÇÃO
Região da garganta
COR
Azul-celeste
ELEMENTO
Éter
GLÂNDULA
Tireóide
FUNÇÕES
Desenvolver a comunicação autêntica, a criatividade e a intuição, estimular a saúde na região do pescoço e ombros
DISFUNÇÕES
Bloqueios na faculdade de percepção e expressão, distúrbios ligados à garganta e tireóide
TEMAS
Nosso sistema de crenças e valores está associado a esse centro. Se ele for rígido demais, a flexibilidade da parte superior do corpo será prejudicada, bem como a espontaneidade e a possibilidade de inventar novos significados para a existência. Se você é do tipo que engole sapos ou dissimula sentimentos, bloqueará a energia nessa região. O equilíbrio depende da recuperação da capacidade de expressar o que sente, desfazendo o nó na garganta. Assim, vai favorecer a capacidade de entrega, a generosidade, os poderes mágicos de evocação espiritual e também a responsabilidade por tudo o que sua voz é capaz de criar

COMO ATIVAR
Cantar ou entoar mantras
PARA REFLETIR
Palavras podem ferir ou curar, criando guerra ou paz nas relações pessoais e mundiais
6 CHACRA FRONTAL
Ajna, que significa saber, perceber
LOCALIZAÇÃO
Na testa, entre as sobrancelhas
COR
Azul-anil
ELEMENTO
Nenhum, plano da energia telepática
GLÂNDULA
Pituitária
FUNÇÃO
Desenvolver a sabedoria
DISFUNÇÕES
Dores de cabeça, problemas de visão, incompreensão
TEMAS
No dia-a-dia, esse chacra nos confere clareza, discernimento e concentração, mas é possível ir além: os dons da vidência e da telepatia correspondem a esse centro, conhecido como o "terceiro olho". Só os grandes sábios conseguiram chegar aos estágios mais elevados desse plano, compreendendo a profunda ligação entre todos os seres. Quando isso não ocorre, mesmo os visionários correm o risco da arrogância e do mau uso dos talentos

COMO ATIVAR
Exercícios de visualização e imaginação ativa, como mentalização de cores e símbolos
PARA REFLETIR
Procure conectar visão e intuição para enxergar além da superfície e compreender melhor o que vê
7 CHACRA DA COROA
Sahasrara, que significa mil vezes maior
LOCALIZAÇÃO
Topo da cabeça
COR
Violeta ou branco
ELEMENTO
Nenhum, plano da energia cósmica
GLÂNDULA
Pineal
FUNÇÕES
Integração, cura, consciência plena
DISFUNÇÕES
Alienação, distúrbios mentais
TEMAS
A circulação da energia nesse centro influencia a saúde em geral, pois ele rege o cérebro, as faculdades cognitivas e a memória. Do ponto de vista espiritual, é o estágio da iluminação e da santidade. Para nós, que buscamos a luz, distantes do nirvana, esse chacra aponta para a necessidade de aprendizado e de respeito ao mistério.

COMO ATIVAR
Meditação e posturas invertidas da ioga (só com orientação de especialistas)
PARA REFLETIR
O potencial para iluminação existe dentro de todos nós e qualquer ponto luminoso é importante no combate à ignorância

Mulheres que atraem energia negativa (e como desligar esta antena)

Azar, zica, má sorte, urucubaca, infortúnio. Não faltam palavras para designar a tal energia ruim, que, às vezes, vem como um tsunami, derrubando tudo o que encontra pela frente. Entenda por que isso acontece e saiba mandar essa nuvem negra para longe da sua vida

Melissa Diniz
Há algum tempo, a assistente de recursos humanos Celena Bahal, 40 anos, de São Paulo, imaginou que estava sendo vítima de alguma mandinga, tamanha a maré de azar em que se viu envolvida. A tal fase ruim começou de repente, após ela trocar de carro. Durante um mês, foi só alegria. Até que bateram na traseira do veículo, amassando o pára-lama.

O incidente, que parecia corriqueiro, foi o estopim de uma série de contratempos que logo virou a vida dela do avesso. Durante os dois anos seguintes, Celena contabilizou oito batidas no carro, que ficou parecendo uma lata velha. “Cada vez que um novo acidente acontecia, meu medo crescia, juntamente com a convicção de que aquele objeto não me trazia sorte. Cheguei até a benzê-lo”, diz ela. O que ocorreu com Celena não foi coincidência. Segundo estudiosos da neurolingüística, nosso pensamento emite energia capaz de atrair acontecimentos que vibram na mesma freqüência. Essa teoria, conhecida como lei da atração, já é utilizada e propagada há bastante tempo por autores de livros de auto-ajuda e ficou ainda mais popular com os filmes QUEM SOMOS NÓS (mistura de documentário e ficção estrelada por Marlee Matlin e lançada em 2004) e O SEGREDO (produção australiana de 2006, dirigida por Drew Henot e baseada no livro homônimo, de Byrne Rhonda).

De acordo com essa linha de pensamento, nossa interpretação sobre os fatos afeta a realidade à nossa volta. Assim, temos mais ou menos sorte conforme os padrões de pensamento que alimentamos. “E, se nem sempre temos como mudar os fatos, podemos modificar a leitura que fazemos deles e as reações que teremos a partir daí, o que nos torna responsáveis pelo bem ou pelo mal que atraímos”, afirma a psicóloga e terapeuta Margareth dos Reis, do Instituto H. Ellis, de São Paulo.

Somos bombardeados por bons e maus acontecimentos todos os dias. Mas, se encaramos essas experiências com otimismo e coragem, colhemos resultados melhores. Algumas pessoas, porém, são propensas a enxergar a vida por uma lente negativa. Comportam-se sempre como vítimas, acham que o mundo está constantemente contra elas e que nada vai dar certo nunca. “É um padrão que depende de influência familiar, das experiências individuais e da personalidade de cada um”, explica Margareth.

O resultado é um círculo vicioso: a fixação no lado ruim das coisas atrai energia negativa, e esta prejudica todos os setores da vida da pessoa, realimentando sua convicção de que é mesmo azarada. Foi o que aconteceu com Celena. “Sentia-me perseguida por uma nuvem negra e não conseguia mais me concentrar no trabalho. Perdi clientes e dinheiro a ponto de passar necessidade. Foi uma bola-de-neve”, lembra ela.

Com o tempo, Celena entendeu que a fixação no problema só piorava a situação. “Percebi que, quanto mais eu acreditava estar envolvida em energias negativas, mais coisas ruins me aconteciam. Então, decidi vender o carro e mudar meu jeito de pensar. Parece brincadeira, mas lentamente tudo melhorou e hoje estou feliz”, relata.

Fato versus pensamento

Para a escritora americana Linda Spangle, consultora de motivação e autora de livros sobre emagrecimento, como 100 DAYS OF WEIGHT LOSS (100 dias de perda de peso, ainda sem tradução no Brasil), nossas experiências podem ser resumidas na seguinte fórmula: fato, pensamento, ação e resultado. Aquilo que pensamos sobre determinado acontecimento nos leva a determinadas atitudes cujas conseqüências sempre confirmam nosso pensamento. E é aí que surgem os problemas.

Imagine uma mulher esperando o namorado em um restaurante. Meia hora depois, ele ainda não chegou e o celular só dá caixa postal. Se for pessimista, ela imaginará o pior - que homem não presta, que é melhor ficar sozinha etc. Quando ele aparecer, ela estará tão nervosa que mal vai ouvir a justificativa para o atraso. Vai se levantar, dizer uma série de desaforos e ir embora, achando-se a mais infeliz das criaturas.

Esse exemplo é usado por Linda nas suas palestras sobre crescimento pessoal para mostrar como a mesma cena, protagonizada por alguém capaz de controlar as emoções e os pensamentos negativos, teria um final bem diferente. Quem sabe o tal namorado estivesse atrasado porque o chefe o chamara de última hora para comunicar uma promoção, e o jantar dos dois tivesse se transformado em uma comemoração. “Desespero não resolve. Diante de um problema, a saída é serenidade para ver o que acontece ou a busca de uma solução eficaz ”, afirma Margareth.

Mudança de foco
A terapeuta holística Vânia Medeiros, de São Paulo, explica que, da mesma maneira que pensamentos negativos atraem acontecimentos ruins, também podemos atrair sorte, alegria e realizações se alimentarmos a fé, o otimismo e a esperança. “Somos seres vibracionais e, portanto, emitimos energia. Essa energia vibra em diferentes freqüências e se liga a pessoas e acontecimentos que estejam na mesma sintonia. Portanto, pensamentos positivos atraem fatos positivos”, diz ela.

Inversamente, se nossa antena está em uma freqüência ruim, vamos captar a energia negativa das pessoas e dos ambientes. “O que nos torna vulneráveis são emoções como medo, inveja, ciúme, raiva, culpa e desejo de vingança. Mas, além de mantê-las à distância, é importante cultivar posturas e hábitos positivos, como a fé, a alegria, a meditação, a organização e a limpeza. Um ambiente bagunçado é a própria representação da energia ruim”, afirma Vânia.

Pode acontecer que, mesmo com essas precauções, determinados lugares e pessoas provoquem desconforto, cansaço, dor de cabeça e mal-estar. “Não significa que você se contaminou com aquela negatividade, mas que doou um pouco da sua energia ao lugar. É como se a atmosfera local buscasse uma compensação, sugando energias mais saudáveis”, explica Vânia. Para se preservar, é preciso criar sua ilha particular de proteção: quando sentir negatividade no ar, vale o esforço de focar o pensamento em idéias e lembranças felizes e exercitar os melhores sentimentos.

Para melhorar de vez
Quando o negativismo se instala, porém, nem sempre é fácil percebê-lo. A relações-públicas Selma Cristine Silvério da Silva, 32 anos, de São Paulo, precisou fazer um balanço da vida sentimental para constatar que, havia 11 anos, só atraía namorados superenrolados e mal resolvidos. “Quando me dei conta da situação, comecei a investigar o que estava fazendo de errado. Percebi que me lamentava demais e sempre esperava o pior dos relacionamentos e dos homens com quem me envolvia”, diz.

Com essa constatação, Selma entendeu que estava presa a um padrão negativo e que só atraía pessoas na mesma freqüência. “Foi um aprendizado. Estou tentando mudar e filtrar os pensamentos. É um exercício diário e árduo, mas vou conseguir”, acredita.

O esforço para manter uma faixa vibracional elevada é importante até mesmo para a saúde física. “A ciência já comprovou que as emoções negativas causam doenças. E as emoções partem dos pensamentos”, defende Vânia. Basta lembrar que o stress e o nervosismo diminuem nossa imunidade e chegam a causar alterações de pressão, aceleração cardíaca etc. Para a terapeuta, a satisfação pessoal, profissional e amorosa é o melhor antídoto contra a negatividade: “Se nos sentimos realizados, transmitimos essa satisfação para as outras pessoas e a recebemos de volta. É uma alimentação constante da energia positiva”, diz ela.

Banho de proteção

O aromaterapeuta Marcelo Dhyana, do Espaço Girassol, em São Paulo, usa o poder dos óleos essenciais para afastar a negatividade. “O alecrim, por exemplo, propicia uma profunda limpeza energética, enquanto o benjoim e o olíbano trazem proteção emocional e espiritual”, afirma ele. A receita é fácil: 2 colheres (sopa) de mel, 5 gotas de óleo essencial de alecrim, 5 gotas de óleo essencial de benjoim e 2 gotas de óleo essencial de olíbano. Dilua esses ingredientes em um recipiente e, em seguida, incorpore essa mistura à água da banheira. O alecrim pode aumentar a pressão arterial. Por isso, hipertensos e grávidas devem substituí-lo por óleo essencial de lavanda.

Afinação positiva
O que fazer para se manter em sintonia positiva mesmo nas situações mais desgastantes

1. Cultivar pensamentos de alegria, paz, saúde e otimismo.
2. Mentalizar belas imagens, como uma paisagem ou um sorriso.
3. Ouvir uma música especial, recitar um mantra, fazer uma meditação ou respirar profundamente quando estiver estressada.

4. Verbalizar (ou imaginar) frases de que goste ou uma oração.
5. Ficar longe de reclamações, maledicências e fofocas.
6. Ligar para alguém ou sair para dar uma volta quando uma idéia ruim começar a incomodar.
7. Melhorar o autoconhecimento identificando as atitudes e circunstâncias que perturbam seu bem-estar e as emoções associadas a elas.

Teste se você atrai energia negativa
Nem sempre é fácil perceber que a negatividade de um lugar ou de uma situação está interferindo no seu equilíbrio. A terapêutica holística Vânia Medeiros, de São Paulo, preparou um teste para ajudá-la a identificar esses indícios e descobrir quando é hora de se proteger. Para realizá-lo, procure um lugar calmo e relaxe, sintonizando-se com as suas emoções.

1. É comum você se sentir desanimada, cansada ou nervosa?
2. As pessoas que se relacionam com você parecem complicadas ou problemáticas?
3. Você mantém pensamentos negativos diante de um problema?
4. As pessoas ao seu redor dão sinais de inveja, raiva ou pessimismo?
5. Você também se sente contaminada por esses sentimentos?
6. Você experimenta uma sensação de ameaça nos ambientes que freqüenta ou nas suas relações?

Resultado
Até 2 respostas positivas
Atenção, você começa a se deixar influenciar pela energia negativa ao seu redor. Procure afastar o pessimismo, sorrir mais e cultivar bons pensamentos e sentimentos.

Até 4 respostas positivas
Sinal de alerta, você já se deixou contaminar pelo negativismo à sua volta. É hora de fazer um balanço da sua vida e investir em uma limpeza energética.

Mais de 4 respostas positivas
A situação é crítica. Reveja urgentemente os seus padrões de pensamento e as suas atitudes. Procure a ajuda de um terapeuta, se achar necessário.

Um dos textos mais sensatos que já vi ser escrito por um homem...rs

Relato de um homem:
Tudo bem... queremos meninas legais, sexy, bonitas, inteligentes e boazinhas...
Muito FÁCIL falar, pois quando aparece uma assim, de bandeja, a primeira coisa que a gente pensa é: "Oba! Me dei bem".
Ficamos com elas uma vez, duas....
Começamos a pensar que essa é a mulher que nossas mães gostariam de ter como noras.
Se sair um relacionamento, vai ser uma relação estável.
Você vai buscá-la na faculdade, vocês vão ao cinema, num barzinho, vai ter sexo toda semana...
Tudo básico, até virar uma rotina sem graça...
Você vai olhar os caras bem vestidos e bem humorados, indo pra noite arrasar com a mulherada e vai morrer de inveja.
Vai sentir falta de dar aquelas cantadas infalíveis na noite, falta de dar umas olhadas pra uma gata, ou de dar aquela dançadinha mais provocativa na pista.
Você pensa: "Acho que estou pronto pra isso, prá me enclausurar pro resto da vida nesse relacionamento".
E a boa menina se transforma numa MALA, e aos poucos vai surgindo um nojo dela, uma aversão.
Quando você vê o nome dela no celular, não dá vontade de atender...
JÁ ERA!!!
Daí aquela promessa de vida estável vai por água baixo, se a menina não se dá conta, a gente começa a ser grosso, muito grosso.
E a pobre menina pensa: "O que eu fiz??
Coitada, ela não fez nada a culpa é nossa mesmo...
Aí, a gente volta pra nossa vidinha, que a gente odiava até semanas atrás.
A gente não vê a hora de sair e arrasar na noite... ou pegar aquela mulher gostosona que sempre quisemos.
GRANDE DESILUSÃO!
Você chega em casa depois da balada, sozinho e fica tentando descobrir porque você não esta satisfeito.
De repente foi porque a menina da night, a linda, gostosa, misteriosa, ficou contigo, mas nem sequer pediu o número do teu telefone.
FRUSTRAÇÃO!
Daí, por mais que não queria, você pensa na sua menina boazinha que deixou pra trás...
Ela podia ter seus defeitos mas era uma menina legal...
Que ficaria ao seu lado te dando valor...
Enquanto isso a boa menina, chateada, lesada, custa a entender o que ela fez pra ter te afastado dela...
Daí essa dúvida vira ANGÚSTIA, que vira raiva.
Daí a menina manda tudo à PUTA QUE PARIU!!
Não quer mais saber de nada, só de sair, zuar, sair e beijar outros caras!
Resolve não se envolver mais, pra não sair lesada ou chateada...
Muito bem, acabamos de criar uma MONSTRA...
O tempo passa e a gente continua na mesma..
Volta a reclamar da vida e das mulheres.
Elas só querem as coisas com homens cachorros e não estão nem aí pra nós...
Ou será que nós é que fomos os cachorros?
Elas são assim por culpa nossa.
A mulher da night de hoje, era a boa menina de outro homem ontem, e assim sucessivamente...
Provavelmente, essa nossa ex-boa menina, deve estar enlouquecendo a cabeça de outro homem por aí...
E eu perdi para sempre, ela virou uma mulher enlouquecedora...
E a encontrei na balada...
E ela??
Nem olhou pra mim (mas estava mas linda do que nunca)!!!"
Porquê nós homens somos assim?

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

À minha família e aos meus reais amigos que fazem parte dela;

Cada dia de minha vida eu agradeço profundamente a Deus por vcs existirem em minha vida.Por me aceitarem, me compreenderem e deixar que eu faça parte da existência de cada um de vcs!!!
Por aguentar minhas crises de estresse, minhas folgas, meus apelos, sorrisos e choros.
Por saberem que quando eu estiver estressada o melhor a fazer é se afstar pois quando eu estiver bem, chamo na maior cara de pau...rs
Enfim...por me amarem...não sei se correspondo o quanto acho que deveria, mas sou eternamente grata por vcs existirem e digo-lhes com absolutamente certeza...sem vcs, eu nada seria...
Amo vcs....

Frases que se ouve no dia-dia...

"O ser humano só comete erros porque tem medo de errar.Se quer ter menos medo se pergunte diariamante: 'Se eu não tivesse medo de errar como eu agiria'?"
Frase de um psicólogo que ouvi num programa de tv

"Se o mundo fosse justo a gente pagaria a passagem de ônibus proporcional a distância percorrida"
Frase de uma passageira de ônibus

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Borboletas

Sempre gostei delas!Me dá a sensação de leveza, liberdade, transformação...

sábado, 25 de outubro de 2008

EDUCAÇÃO_Banco de Dados!

ISSO A REDE
GLOBO NÃO DIVULGA NUNCA ! !



Uma
bela biblioteca digital, desenvolvida em software livre, mas que está
prestes a ser desativada por falta de acessos.
Imaginem
um lugar onde você pode gratuitamente:


· Ver as grandes pinturas de
Leonardo Da Vinci ;
·
Escutar músicas em MP3 de alta qualidade;
·
Ler obras de Machado de Assis ou
a Divina Comédia;
· Ter acesso às melhores historinhas
infantis e vídeos da TV ESCOLA
·
e muito mais....


Esse
lugar existe!



O
Ministério da Educação disponibiliza tudo isso,basta acessar o site:

www.dominiopublico.gov.br



de literatura portuguesa são 732 obras!


Estamos
em vias de perder tudo isso, pois vão desativar o projeto por desuso, já
que o número de acesso é muito pequeno. Vamos tentar reverter esta
situação, divulgando e incentivando amigos, parentes e conhecidos, a
utilizarem essa fantástica ferramenta de disseminação da cultura e do
gosto pela leitura.

Divulgue
para o máximo de pessoas!


É
MELHOR FAZER PROPAGANDA DOS BBBs E DAS NOVELAS, POIS, O POVO ASSISTE
E FICA BURRO, E ASSIM É MAIS FÁCIL DE SER
ENGANADO!

Bobeira demais...kkkkkkkk

Um funcionário da agência funerária está trabalhando à noite, para examinar corpos antes destes serem sepultados ou cremados.

Examina um corpo, identificado como José Chagas, que está pronto para ser cremado, e descobre que o defunto tem o maior pênis que ele já viu na vida.

- 'Desculpe, Sr. Chagas...' Pensa o funcionário.

'... Mas não posso mandá-lo para o crematório com essa coisa enorme.
Ela tem que ser conservada para a posteridade! '

Com um bisturi, remove o pênis do morto, guarda-o num frasco e vai para casa.
A primeira pessoa a quem ele mostra a monstruosidade é sua mulher.

- 'Tenho algo incrível para te mostrar, querida. Nem vais acreditar!'

Depois, abre o frasco e... Ao ver o conteúdo, a sua mulher grita, estarrecida:

- 'Oh, meu Deus !!!!!
O Chagas morreu ?!?!?'

Moral da História:


JAMAIS LEVE TRABALHO PRA CASA!
Pessoal, para nós que já estamos um tanto 'experientes' e vivemos intensamente os anos 80, vale a pena entrar nesse site, cujo link segue abaixo.

O site é muito legal.

É um radinho virtual que toca músicas dos anos 80.
E você pode escolher a rádio e ir mudando de música!
Muito trash!
Muito legal mesmo!
Muitos abraço a todos.

http://www.trash80s .com.br/radio/ radio.htm

sábado, 4 de outubro de 2008

Uma homenagem especial aos homens

Danusa Leão

Afinal, homem serve para quê?
Ah, para uma porção de coisas, e todas ótimas.
Para namorar, por exemplo, ainda não se descobriu nada melhor.
Pensar neles, sonhar com eles, fantasiar a vida com eles, às vezes, é quase tão bom quanto estar com eles.
Homem é para realçar a vida das mulheres!
Mas como saber se ele está ou não cumprindo sua função?
Simples!

É quando você tem vontade de se enfeitar, trocar de penteado, fazer depilação,

comprar um sapato de salto alto, vontade de fazer ginástica, de passar fome, só para agradar;

se você faz tudo isso, e com a maior alegria, é porque ele merece.
Se, além de alegrar sua vida, ele ainda dirige o carro, procura vaga e paga o flanelinha,

é a felicidade total.
Um homem que sabe, em caso de necessidade, pregar um prego,

trocar um fusível, matar uma barata, sinceramente, tem coisa melhor?
Tem sim, e ainda tem muito mais.
Um homem que faz você gostar dele apaixonadamente, que dorme abraçado com
você no inverno, que ouve seus problemas sem bocejar, que conversa, que ajuda.
Um homem,

no ombro de quem você chora, com quem dá risada, que te faz perder o rumo de casa e que te faz pensar,

quando está longe, 'não consigo viver sem ele';
se você encontra um que te faz sentir tudo isso, agradeça a Deus; é apenas a melhor coisa do mundo.
Só que nem todas as mulheres pensam assim.
Algumas acham que homem só serve para duas coisas:
para que elas não entrem sozinhas nas festas e para que paguem as suas contas.
Como vivem?
Boa pergunta.... Se isso aconteceu, será que ela percebeu?
E se percebeu, será que soube aproveitar a oportunidade?
Provavelmente não.
Elas ainda não entenderam que homem só existe para uma coisa :
para nos fazer felizes, não importa em quais circunstâncias...
Complementando:

HOMENS !!!
Os homens bons são feios
Os homens bonitos não são bons.
Os homens bonitos e bons são gays.
Os homens bonitos, bons e heterossexuais estão casados.
Os homens que não são bonitos, mas são bons, não têm dinheiro.
Os homens que não são bonitos, mas que são bons e com dinheiro, pensam que só estamos atrás de seu dinheiro.
Os homens bonitos, que não são bons e são heterossexuais, não acham que somos suficientemente bonitas.
Os homens que nos acham bonitas, que são heterossexuais, bons e têm dinheiro, são covardes.
Os homens que são bonitos, bons, têm dinheiro e graças a Deus são heterossexuais,

são tímidos e NUNCA DÃO O PRIMEIRO PASSO!
Os homens que nunca dão o primeiro passo, automaticamente perdem o interesse em nós quando tomamos a iniciativa.
AGORA... QUEM NESSE MUNDO ENTENDE OS HOMENS?


Moral da História:
Homens são como um bom vinho. Todos começam como uvas, e é dever da mulher pisoteá-los

e mantê-los no escuro até que amadureçam e se tornem uma boa companhia pro jantar.

ENVIE ISTO PARA MULHERES INTELIGENTES QUE PRECISEM DAR UMAS RISADAS...
E PARA HOMENS CAPAZES DE LIDAR COM ISSO!


'Mulheres existem para serem amadas, não para serem entendidas.'

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Luiz Fernando Veríssimo - Boa...rs

Nesta altura da vida já não sei mais quem sou.... Vejam só que dilema!!!
Na ficha da loja sou CLIENTE, no restaurante FREGUÊS, quando alugo uma casa INQUILINO, na condução PASSAGEIRO, nos correios REMETENTE, no supermercado CONSUMIDOR.
Para a Receita Federal CONTRIBUINTE, se vendo algo importado CONTRABANDISTA. Se revendo algo, sou MUAMBEIRO, se o carnê tá com o prazo vencido INADIMPLENTE, se não pago imposto SONEGADOR. Para votar ELEITOR, mas em comícios MASSA , em viagens TURISTA , na rua caminhando PEDESTRE, se sou atropelado ACIDENTADO, no hospital PACIENTE. Nos jornais viro VÍTIMA, se compro um livro LEITOR, se ouço rádio OUVINTE.. Para o Ibope ESPECTADOR, para apresentador de televisão TELESPECTADOR, no campo de futebol TORCEDOR. Para minha esposa MARIDO, para mulher casada AMANTE, pro amante de minha mulher CORNO.
Se sou ATLETICANO, VEADO. Agora, já virei GALERA. Se trabalho na ANATEL , sou COLABORADOR e, quando morrer... uns dirão... FINADO, outros ..... DEFUNTO, para outros ... EXTINTO, para o povão ... PRESUNTO. Em certos círculos espiritualistas serei .... DESENCARNADO, evangélicos dirão que fui ...ARREBATADO.
E o pior de tudo é que para todo governante sou apenas um IMBECIL !!! E pensar que um dia já fui mais EU.

Teste bem legal...

O homem sempre esteve integrado à natureza. Os animais representam
nosso conjunto de potencialidades
e instintos, que, ao serem assimilados, viram dons especiais. Reponda
às perguntas e descubra o bicho
que há dentro de você!

fazer o teste



Você é uma formiga trabalhadora!
Não é fábula, não! Seus objetivos são conquistados com muito suor e aplicação. Você sabe que nada cai do céu e só o trabalho enaltece o homem. Sua cabeça também não pára. O negócio é produzir o tempo todo. Ficar sem fazer nada faz mal pra você. Esta perseverança garante uma vida material bem sucedida. Mas, para que isto aconteça, nunca deixe de trabalhar em equipe e colaborar com os outros. No formigueiro, uma mão lava a outra.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

CAMPANHA

Sobre a Vírgula

Muito legal a campanha dos 100 anos da ABI (Associação Brasileira de Imprensa).


Vírgula pode ser uma pausa... ou não.
Não, espere.
Não espere.

Ela pode sumir com seu dinheiro.
23,4.
2,34.

Pode ser autoritária.
Aceito, obrigado.
Aceito obrigado.

Pode criar heróis.
Isso só, ele resolve.
Isso só ele resolve.

E vilões.
Esse, juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto...

Ela pode ser a solução.
Vamos perder, nada foi resolvido.
Vamos perder nada, foi resolvido.

A vírgula muda uma opinião.
Não queremos saber.
Não, queremos saber.

A vírgula pode condenar ou salvar.
Não tenha clemência!
Não, tenha clemência!

Uma vírgula muda tudo.

ABI: 100 anos lutando para que ninguém mude uma vírgula da sua informação.

Detalhes Adicionais

SE O HOMEM SOUBESSE O VALOR QUE TEM A MULHER ANDARIA DE QUATRO À SUA PROCURA.

Se você for mulher, certamente colocou a vírgula depois de MULHER.
Se você for homem, colocou a vírgula depois de TEM.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

O Analfabeto Político
Bertolt Brecht

"O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais."


Valorize seu voto e repasse essa mensagem, para que outros se conscientizem da importância de saber "ler" a política brasileira.
Vida Moderna - Luís Fernando Veríssimo
>>Parece loucura, mas querem que façamos isso em apenas 24h
>>Muito boa!!!
>>
>>Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do
>>ferro.
>>E uma banana pelo potássio.
>>E também uma laranja pela vitamina C.
>>Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
>>Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E
>>uriná-los, o
>>que consome o dobro do tempo.
>>Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos, que
>>ninguém
>>sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão.
>>Cada dia uma Aspirina, previne infarto.
>>Uma taça de vinho tinto também.
>>Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.
>>Um copo de cerveja para não lembro bem o que faz, mas faz bem.
>>O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo
>>e
>>tiver um derrame, nem vai perceber.
>>Todos os dias deve-se comer fibra.
>>Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.
>>Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente..
>>E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.
>>Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia.
>>E não esqueça de escovar os dentes depois de comer.
>>Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana,
>>da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio
>>dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.
>>Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um
>>equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você
>>vai passar ali várias horas por dia.
>>Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por
>>dia, mais as cinco comendo são vinte e uma.
>>Sobram três, desde que você não pegue trânsito.
>>As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia..
>>Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia
>>hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e
>>comece a voltar, ou a meia hora vira uma).
>>E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem
>>ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar
>>delas
>>quando eu estiver viajando.
>>Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por
>>dia para comparar as informações.
>>Ah! E o sexo.
>>Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina.
>>Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução.
>>Isso leva tempo e nem estou falando de sexo tântrico.
>>Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa,
>>pratos
>>e espero que você não tenha um bichinho de estimação.
>>Na minha conta são 29 horas por dia.
>>A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo
>>tempo!!!
>>Tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova
>>os dentes enquanto faz sexo.
>>Sobrou uma mão livre?
>>Chame os amigos e seus pais.
>>Beba o vinho, coma a maçã e dê a banana na boca da sua mulher.
>>Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e
>>se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.
>>Agora tenho que ir.
>>É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que
>>ir
>>ao banheiro.
>>E já que vou, levo a escova de dentes.
>>
>>
>>Luiz Fernando Veríssimo

sábado, 2 de agosto de 2008

Os mares de Minas Gerais

Quem tem esse paraíso entre as montanhas de Minas não precisa de mar...eu AMO MINAS GERAIS RADICALMENTE!!!





Um amostragem para iluminar os olhos:







domingo, 22 de junho de 2008

30 dicas para você escrever melhor

1. Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc…

2. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.


3. Anule aliterações altamente abusivas.

4. não esqueça as maiúsculas no início das frases.

5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.

6. O uso de parêntesis (mesmo quando for relevante) é desnecessário.

7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.

8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou??…entã o valeu!

9. Palavras de baixo calão, porr*, podem transformar o seu texto numa merd*.

10. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.

11. Evite repetir a mesma palavra pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.

12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: “Quem cita os outros não tem idéias próprias”.

13. Frases incompletas podem causar

14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma idéia várias vezes.

15. Seja mais ou menos específico.

16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!

17. A voz passiva deve ser evitada.

18. Utilize a pontuação corretamente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido especialmente será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação

19. Quem precisa de perguntas retóricas?

20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.

21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.

22. Evite mesóclises. Repita comigo: “mesóclises: evitá-las-ei! ”

23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.

24. Não abuse das exclamações! Nunca!!! O seu texto fica horrível!!!!!

25. Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreensão da idéia nelas contida e, por conterem mais que uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.

26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêza.

27. Seja incisivo e coerente, ou não.

28. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambigüidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando desta maneira irritante.

29. Outra barbaridade que tu deves evitar chê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras, carajo! ..nada de mandar esse trem…vixi. .entendeu bichinho?

30. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá agüentar já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.


Basta um minuto para fazer um herói, mas é necessário uma vida inteira para fazer um homem de bem.


(A.A.)

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Garota solitária

(Adelino Moreira)
Disco: Anahí
Estúdio: Dabliú
Ano: 1999
Cantam: Tetê Espíndola e Alzira Espíndola

Esta noite eu chorei tanto
Sozinha, sem um bem
Por amor todo mundo chora
Um amor todo mundo tem
Eu, porém, vivo sozinha
Muito triste sem ninguém

Será que eu sou feia?
- Não é, não senhor
Então eu sou linda?
- Ah! Você é um amor

Respondam então porque razão
Eu vivo só sem ter um bem?

- Você tem o destino da lua
Que à todos encanta e não é de ninguém!
Ah! Eu tenho o destino da lua
À todos encanto e não sou de ninguém!

PARA OS QUE ESPERAM UMA MENSAGEM...

(A.Anônimo)

Oi, Tudo bom? Infelizmente, esta mensagem não é de quem você(eu) esperava. Mas, como eu sei direitinho como você(eu) se sente, talvez traga boas notícias. Olha, desculpa minha sinceridade, mas a vida é muito curta para ficar aguardando pelos outros. Se quem você(eu) aguarda realmente se importasse com você(eu), já teria dado algum sinal de vida. Parta para outra.

Já reparou numa certa pessoa que você(eu) conhece e tem uma quedinha por você(eu)?
Fique de olho, tem um monte de gente reparando em suas qualidades. Aposto que, se você(eu) olhar em volta, neste instante, tem alguém olhando disfarçadamente para você(eu). Pode não ser o seu tipo, mas já é uma dose de auto-estima, substância da qual você(eu) carece.

A verdade é que, enquanto você(eu) estiver assim, nessa interminável agonia, esperando notícias que nunca chegam, vai deixar passar várias possibilidades interessantes ao seu lado.

Claro, ninguém se compara a quem você(eu) aguarda, mas quem você(eu) aguarda não está disponível no momento. Poderá, inclusive, nunca estar, apesar de tudo o que você(eu) já fez. Pessoas que somem não nos têm afeto. E mesmo que você(eu) tenha certeza absoluta que deve ter acontecido alguma coisa muito ruim e saiba que ele não vai perdoar, não adianta nada você(eu) ficar esperando. Corroer-se de ansiedade não vai apressar a resolução do problema, seja qual for. Então desencana.

Dá uma esquecida desse assunto, tenta focar energias naquilo que depende da sua vontade. Caso seja necessário, para tirar de vez essa história da cabeça, mande você(eu) uma mensagem, se não houver resposta coloque um ponto final na questão.

O fato é que não dá para você(eu) continuar assim, desse jeito. Está todo mundo comentando. Ninguém tem coragem de dizer isso para você(eu), mas todos concordam comigo. Já chega.
Além do mais, se for para ser, será. Um dia, quando você(eu) menos espera, pinta um reencontro... sei lá. Mas, até esse possível reencontro fica mais difícil se você(eu) não se abrir de novo para o lado inesperado da vida.
E, cá entre nós, se a pessoa que você(eu) aguarda é quem eu estou pensando, também deve estar pensando em você(eu), mas é bem possível que não procure mais você(eu). Não deve esperar muito não, procura à sua volta, quem sabe...

Mande notícias, ficarei aguardando uma mensagem.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Sei que essas mensagens as vezes são um saco, mas essa particularmente me fez bem.

Recebi de uma Grande Amiga e resolvi compartilhar com vocês.

Quando ouvimos algo e não sabemos o por quê... mesmo assim, nos emocionamos...
Dá pra fazer poesia com uma história triste. Cabe a nós, tentarmos interpretar!!!
Mas sem o contexto, fica difícil não??

- Djavan teve uma mulher chamada Maria. Os dois teriam uma filha que se chamaria Margarida, mas sua mulher teve um problema na hora do parto e ele teve que optar por ela ou por sua filha.
Acabou perdendo as duas por obra do destino.
Agora é possível entender a letra da música, sobre o ponto de vista de Djavan para o mundo, transformando sua dor em arte.

Flor de Lis

Valei-me, Deus!
É o fim do nosso amor
Perdoa, por favor
Eu sei que o erro aconteceu
Mas não sei o que fez
Tudo mudar de vez
Onde foi que eu errei?
Eu só sei que amei,
Que amei, que amei, que amei

Será talvez
Que minha ilusão
Foi dar meu coração
Com toda força
Pra essa moça
Me fazer feliz
E o destino não quis
Me ver como raiz
De uma flor de lis
E foi assim que eu vi
Nosso amor na poeira,
Poeira
Morto na beleza fria de Maria

E o meu jardim da vida
Ressecou, morreu
Do pé que brotou Maria
Nem Margarida nasceu.

E o meu jardim da vida
Ressecou, morreu
Do pé que brotou Maria
Nem Margarida nasceu.

Aproveite cada momento da sua vida ao máximo, passe o maior tempo possível com as pessoas que você ama , torne estes momentos inesquecíveis. Aproveite a sua vida! Problemas, esses todos temos, podem ter certeza! A diferença é saber que um dia todos eles, mais cedo ou mais tarde, vão se resolver, e, provavelmente, daí surgirão outros. Não podemos ficar esperando a ausência de problemas para sermos felizes!
'A vida não é medida pelo número de vezes que você respirou, mas pelos momentos em que você perdeu o fôlego... de tanto rir, de surpresa, de êxtase, de felicidade.'

Pare e Pense...


Beijos a todos

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Oração do operador

Nossa Senhora do Telemarketing
protegei-nos dos clientes chatos
e de todas as contestações
Ajude-nos a compreende-los
em toda sua solicitação
principalmente quando se referirem à:
"CADRÁSTO, DESBROCAR CATÃO ou abrir RECRAMAÇÃO"
Livrai-nos dos clientes idosos, gagos, surdos, loucos e burros
mas principalmente
da arrogância de gente prepotente.

Santa Maria do Call Center
Rogai por nós, Consultores
Quando o sistema cair
nos dê o suporte necessário
Livrai-nos das grandes filas
dos erros de atendimento

Não nos deixeis desamparados
em qualquer monitoria ou Feedback
nem deixe
que nossos superiores descubram
quando fizermos alguma transferência
indevida pra ura
ou quando derrubarmos a ligação.
E nunca quando matamos a fome na P.A.


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

terça-feira, 15 de abril de 2008

Ouvido Masculino

(Carlos Drummond de Andrade)

Muitas vezes se ouve dizer que as mulheres falam demais... Mas não tem problema. Porque o ouvido masculino (seletivo) escuta somente o que interessa... .
Preste atenção
O que a mulher diz:

- Esse lugar está uma bagunça, amor!
Você e eu precisamos limpar isto.
Suas coisas estão jogadas no chão e você vai ficar sem roupas pra usar se não lavá-las agora mesmo.

O que o homem escuta:
- Blah, blah, blah, blah, AMOR,
blah, blah, blah, blah, VOCÊ E EU,
blah, blah, blah, blah, NO CHÃO,
blah, blah, blah, blah, SEM ROUPAS,
blah, blah, blah, blah, AGORA MESMO.


Percebem a diferença?

kkkk...foda, mas é verdade...recebi em um e-mail, achei engraçado e postei aqui...rs

Quando tinha 15 anos, esperava um dia ter um namorado... seria bom se fosse alegre e amigo...
Quando tinha 18 anos, encontrei esse garoto e namoramos; ele era meu amigo, mas não tinha paixão por mim.
Então percebi que precisava de um homem apaixonado, com vontade de viver, que se emocionasse...
Na faculdade saía com um cara apaixonado, mas era emocional demais. Tudo era terrível, era o rei dos problemas, chorava o tempo todo e ameaçava suicidar-se. Descobri então, que precisava de um rapaz estável.
Quando tinha 25 anos encontrei um homem bem estável, sabia o que queria da vida; mas era muito chato: queria sempre as mesmas coisas dormir no mesmo lado da cama, feira no sábado e cinema no domingo. Era totalmente previsível e nunca nada o excitava. A vida tornou-se tão monótona que decidi que precisava de um homem mais excitante.
Aos 30, encontrei um tudo de bom, brilhante, bonito, falante e excitante, mas não consegui acompanhá-lo. Ele ia de um lado
para o outro, sem se deter em lugar nenhum. Fazia coisas impetuosas, paquerava com qualquer uma e me fez sentir tão miserável, quanto feliz. No começo foi divertido e eletrizante, mas sem futuro.
Decidi buscar um homem com alguma ambição para com ele construir uma vida segura. Procurei bastante, incansavelmente...
Quando cheguei nos 35, encontrei um homem inteligente, ambicioso e com os pés no chão. Apartamento próprio, casa na praia, carro importado...solteiro e sem rolos! Pensei logo em casar com ele. Mas era tão ambicioso que me trocou por uma herdeira...
Hoje, aos 40 anos, depois de tudo isso, gosto de homens com pinto duro...
E só! Nada como a simplicidade...

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Me considero uma pessoa feliz

Pois quase tudo o que pretendia fazer eu fiz
Quase pq se eu disser tudo me limito e não conquisto/faço mais nada
Não estou me referindo a grande quantias de dinheiro, a conquista de países, mas a conquista de mim mesmo; pelo fato
De ter Deus sempre em minha vida;
De ter amigos, de amá-los e ser amada tb;
De ter uma família maravilhosa que amo com todas minhas forças;
De ter beijado e abraçado muito, sorrido tb e pq não chorar?!?Foram (e serão) várias vezes...
De ter viajado qdo sem rumo,
De não possuir o péssimo hábito da mentira/falsidade e traição;
De dar valor aos "pequenos momentos" da vida, que na realidade não são pequenos;
De poder trabalhar, estudar e procurar fazer o bem às pessoas;
De ter aprendido que assumir os erros não é sinal de fraqueza mas sim de bom caráter, coisa que agradeço a meus pais por me ensinarem,
De conviver com pessoas realmente dignas e maravilhosas, sejam quais defeitos tenham e de elas suportarem os meus,
Enfim...de ter forças para sempre me superar...mesmo qdo tudo parece estar perdido...

domingo, 30 de março de 2008

terça-feira, 25 de março de 2008

EM HOMENAGEM Á COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DO CLUBE PATÉTICO MINEIRO:

O gelo....já dereteu faz tempo...lembra do efeito estufa e dos icebergs da Antártida que estão se desfazendo?!?Então...o seu time não é imortal pq nunca esteve vivo....campeões dos campeões da copa Itatiaia de futebol amador, só se for e por isso pode até ser orgulho...lutar, lutar, lutar e lutar, mais nada pq morre na praia sempre e não consegue título algum!Agora eu tenho que tirar o chápeu pras vcs...vcs tem um título que nós NUNCA teremos: campeões da segundona....kkkkkkkkkkkkkkk...foi mal, mas eu tenho LIBERTADORES, dentre outros TÍTULOS DE VERDADE (será que vcs sabem o que é isso?!?...rs)...mas mesmo assim tenho que comemorar pois sem vcs ganhar não teria graça....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

PS: ZÊROOOOOOOOOOOOOOO

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK