quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Vida e morte

Hoje enterro meu avô.
Mais do que um avô ele é para mim uma referência, um modelo, um exemplo a ser seguido.
Com seus passos vagarosos, sua fala mansa e seu jeito serelepe foi uma das pessoas (nesse plano terrestre mas continua sendo junto a Deus) que mais me ensinou na prática que viver não é, necessariamente, sofrer.
No enterro ouvi tantas vezes e de diferentes pessoas a mesma frase: "incrível como ele foi um exemplo de bom humor e integridade".Para ele tudo estava bom.Podia estar morrendo mas a cara boa era a mesma.
Um dos ensinamentos que ele me deu que jamais esquecerei foi a parábola da roda, onde "os filhos são uma roda redonda e os pais uma roda quadrada".Me disse isso num contexto auto-explicativo e não cursava psicologia.Na verdade nem teve muito estudo, mas era um sábio homem.
Lembro-me das modas de viola, dos momentos em que passavamos juntos nas minhas viagens a cidade dele e onde, só eu e ele, ficávamos admirando a natureza, ele tomando sua "pinguinha" e eu meu "Martini" e conversando/cantando sobre a vida.



Vô, hj tive vários momentos ao despedir do Sr desse plano, mas o que mais me confortou foi lembrar e escutar o GRANDE homem (pequeno no tamanho mas na integridade gigantesco) que o Sr sempre foi.
Agora o Sr está junto as pessoas mais importantes nessa minha vinda a terra que já partiram: Matildes, meu tio Ludgero, meu Tio Honório e outras pessoas que, em algum momento da minha vida, se fizeram presentes e me ajudaram a escrever parte da minha história.
Te amo, de coração, e te agradeço por tudo o que o Sr representa na minha vida.E serão nossos momentos de cumplicidade e companheirismo que vão ficar.Sua imagem em minha memória sempre será a mais positiva de todas.
O Sr cumpriu sua missão, perfeitamente.Conseguiu, até mesmo no seu silêncio, conquistar e nos ensinar coisas inimagináveis, dentre elas reconciliações.Conseguiu até que Deus mandasse chuva, depois de tantos dias de calor e sol intenso.O Sr conseguiu unir uma família, perdões não esperados e aplausos de centenas de pessoas que compareceram ao seu velório/enterro.Vô, no simbolismo do escapulário desceu com seu corpo meu enorme afeto que se manterá intacto e ao despedir dele eu tive a certeza de que subiria as céus um homem com o dever cumprido.Ao Sr, uma boa morada.A nós lembranças, as melhores.
De sua neta que muito te ama.
Mabinha