domingo, 22 de junho de 2008

30 dicas para você escrever melhor

1. Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc…

2. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.


3. Anule aliterações altamente abusivas.

4. não esqueça as maiúsculas no início das frases.

5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.

6. O uso de parêntesis (mesmo quando for relevante) é desnecessário.

7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.

8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou??…entã o valeu!

9. Palavras de baixo calão, porr*, podem transformar o seu texto numa merd*.

10. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.

11. Evite repetir a mesma palavra pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.

12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: “Quem cita os outros não tem idéias próprias”.

13. Frases incompletas podem causar

14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma idéia várias vezes.

15. Seja mais ou menos específico.

16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!

17. A voz passiva deve ser evitada.

18. Utilize a pontuação corretamente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido especialmente será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação

19. Quem precisa de perguntas retóricas?

20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.

21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.

22. Evite mesóclises. Repita comigo: “mesóclises: evitá-las-ei! ”

23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.

24. Não abuse das exclamações! Nunca!!! O seu texto fica horrível!!!!!

25. Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreensão da idéia nelas contida e, por conterem mais que uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.

26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêza.

27. Seja incisivo e coerente, ou não.

28. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambigüidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando desta maneira irritante.

29. Outra barbaridade que tu deves evitar chê, é usar muitas expressões que acabem por denunciar a região onde tu moras, carajo! ..nada de mandar esse trem…vixi. .entendeu bichinho?

30. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá agüentar já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.


Basta um minuto para fazer um herói, mas é necessário uma vida inteira para fazer um homem de bem.


(A.A.)

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Garota solitária

(Adelino Moreira)
Disco: Anahí
Estúdio: Dabliú
Ano: 1999
Cantam: Tetê Espíndola e Alzira Espíndola

Esta noite eu chorei tanto
Sozinha, sem um bem
Por amor todo mundo chora
Um amor todo mundo tem
Eu, porém, vivo sozinha
Muito triste sem ninguém

Será que eu sou feia?
- Não é, não senhor
Então eu sou linda?
- Ah! Você é um amor

Respondam então porque razão
Eu vivo só sem ter um bem?

- Você tem o destino da lua
Que à todos encanta e não é de ninguém!
Ah! Eu tenho o destino da lua
À todos encanto e não sou de ninguém!

PARA OS QUE ESPERAM UMA MENSAGEM...

(A.Anônimo)

Oi, Tudo bom? Infelizmente, esta mensagem não é de quem você(eu) esperava. Mas, como eu sei direitinho como você(eu) se sente, talvez traga boas notícias. Olha, desculpa minha sinceridade, mas a vida é muito curta para ficar aguardando pelos outros. Se quem você(eu) aguarda realmente se importasse com você(eu), já teria dado algum sinal de vida. Parta para outra.

Já reparou numa certa pessoa que você(eu) conhece e tem uma quedinha por você(eu)?
Fique de olho, tem um monte de gente reparando em suas qualidades. Aposto que, se você(eu) olhar em volta, neste instante, tem alguém olhando disfarçadamente para você(eu). Pode não ser o seu tipo, mas já é uma dose de auto-estima, substância da qual você(eu) carece.

A verdade é que, enquanto você(eu) estiver assim, nessa interminável agonia, esperando notícias que nunca chegam, vai deixar passar várias possibilidades interessantes ao seu lado.

Claro, ninguém se compara a quem você(eu) aguarda, mas quem você(eu) aguarda não está disponível no momento. Poderá, inclusive, nunca estar, apesar de tudo o que você(eu) já fez. Pessoas que somem não nos têm afeto. E mesmo que você(eu) tenha certeza absoluta que deve ter acontecido alguma coisa muito ruim e saiba que ele não vai perdoar, não adianta nada você(eu) ficar esperando. Corroer-se de ansiedade não vai apressar a resolução do problema, seja qual for. Então desencana.

Dá uma esquecida desse assunto, tenta focar energias naquilo que depende da sua vontade. Caso seja necessário, para tirar de vez essa história da cabeça, mande você(eu) uma mensagem, se não houver resposta coloque um ponto final na questão.

O fato é que não dá para você(eu) continuar assim, desse jeito. Está todo mundo comentando. Ninguém tem coragem de dizer isso para você(eu), mas todos concordam comigo. Já chega.
Além do mais, se for para ser, será. Um dia, quando você(eu) menos espera, pinta um reencontro... sei lá. Mas, até esse possível reencontro fica mais difícil se você(eu) não se abrir de novo para o lado inesperado da vida.
E, cá entre nós, se a pessoa que você(eu) aguarda é quem eu estou pensando, também deve estar pensando em você(eu), mas é bem possível que não procure mais você(eu). Não deve esperar muito não, procura à sua volta, quem sabe...

Mande notícias, ficarei aguardando uma mensagem.