quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Poesias

A MULHER E O SIGNO QUE A REPRESENTA
( Vinícius de Moraes )

*ÁRIES*(de 21 de março a 20 de abril)
Branca, preta ou amarelaA ariana zela.Tem caráter dominadorMas pode ser convencidaE aí, então, fica uma flor: Cordata... E nada convencida.Porque o seu denominadorÉ o amor.
*TOURO*(de 21 de abril a 20 de maio)
O que é que brilha semSer ouro? - A mulher de touro!É a companheira perfeitaQuando levanta ou quando deita.Mas é mulher exclusivistaSe não tem tudo faz a pista.Depois que dona de casa...E a noite ainda manda brasa.Sua virtude: a paciênciaSeu dia bom: a sexta-feiraSua cor propícia: o verdeAs flores dos seus pendores: Rosa, flor de macieira.
*GÊMEOS*(de 21 de maio a 20 de junho)A mulher de gêmeos
Não sabe o que querMas tirante issoÉ uma boa mulher.A mulher de gêmeosNão sabe o que dizMas tirante issoFaz o homem feliz.A mulher de gêmeosNão sabe o que fazMas por isso mesmoÉ boa demais...
*CÂNCER*(de 21 de junho a 21 de julho)
Você nunca avanceEm uma mulher de câncer.Seu planeta é a luaE a lua, é sabido,Só vive na sua.É muito apegadaE quando pegadaPega da pesada.É a mulher que amaCom muito saberNo tocante à camaNão sei lhe dizer...
*LEÃO*(de 22 de julho a 22 de agosto)
A mulher de leãoBrilha na escuridão.A mulher de leão, mesmo sem fomePega, mata e come.A mulher de leão não tem perdão.As mulheres de leãoLeoas são.Poeta, operário, capitãoCuidado com a mulher de leão!São ciumentas e antagônicasSolares e dominicaisÍgneas, áureas e sardônicasE muito, muito liberais.*VIRGEM*(de 23 de agosto a 22 de setembro)
Se Florence Nightingale era VirgemNão sei... Mas o mal é de origem.A mulher de virgem aceita a amanteIsto é: desde que não a suplante.Sexo de consumo, pães-de-minutoNada disso lhe há de faltarO condomínio é absolutoA virgem é mulher do lar.Opala, safira, turquesaSão suas pedras astraisNa cuca muita espertezaNa existência muita paz.
*LIBRA*(de 23 de setembro a 22 de (outubro)
A mulher de libraNão tem muita fibraMas vibra.Quer ver uma libriana contente?Dê-lhe um presente.Quando o marido a traiA mulher de librabalanças, mas não cai.Se você a paparicaEla fica.Com librium ou sem libriumSalve, venusinaQue guarda o equilíbrioNa corda mais fina.
*ESCORPIÃO*(de 23 de outubro a 21 de novembro)
Mulher de escorpiãoComigo não!É Abelha MestraÉ a Viúva NegraSó vai de vedeteNunca de extra.Cria o chamado conflitode personalidades.É mãe tiranaMulher tiranaIrmã tiranaFilha tiranaNeta tiranatirana tirana.Agora, de cama dizque é boa paca.
*SAGITÁRIO*(de 22 de novembro a 21 de dezembro)
As mulheres sagitarianasSão abnegadas e bacanasMas não lhe venham com grossurasNem injustiças ou censurasPorque ela custa mas se esquentaE pode ser muito violenta.Aí, o homem que se cuide... - Também, quem gosta de censura!
*CAPRICÓRNIO*(de 22 de dezembro a 20 de janeiro)
A capricorniana é capricornialComo a cabra de João Cabral.Eu amo a mulher de capricórnioPor que ela nunca lhe põe os próprios.A caprina é tão ciumentaQue até o ciúmes ela inventa.Mulher fiel está aí: é cabraSó que com muito abracadabra.Suas flores: a papoula e o cânhamoDe onde vem o ópio e a maconhaEla é uma curtição medonhaPor isso nos capricorniamos.
*AQUÁRIO *(de 21 de janeiro a 19 de fevereiro)
Se o que se quer é a boa esposaA aquariana pousa.Se o que se quer é uma outra coisaA aquariana ousa.Se o que se quer é muito amorA aquarianaÉ a mulher macho sim senhor.Porém não são possessivasNem procuram dominarOu são meigas e passivasOu botam para quebrar.
*PEIXES*(de 20 de fevereiro a 20 de março)
Mulher de Peixe... peixe éEm águas paradas não dá péPorque desliza como a enguiaSempre que entra numa fria.Na superfície é sinhazinhaE festiva como a sardinhaMas quando fisga um namoradoEle está frito, escabechado.É uma mulher tão envolventeQue na questão do ParaísoHá quem suspeite seriamenteQue ela era a mulher e a serpente.Seu Id: aparentar juízoSeu Ego: a omissão, o orgulhoSua pedra astral: a ametistaSeu bem: nunca ser bagulhoSua cor: o amarelo brilhanteSeu fim: dar sempre na vista.

As Doze Vozes
Rudolf SteinerTradução: Bernardo de Gregório e Christina Myoen
*Áries*Ressurge, ó brilho da luz!Compreende a essência evolutiva,Apreende o tecer das forças,Irradia-te, ser ressuscitado.A resistência vence,Na corrente do tempo dilui-te.Ó brilho da luz, permanece!
*Touro*Ilumina-te, esplendor do Ser,Realiza a força do vir a ser,Tecendo os fios da vidaNo existir do Mundo,Nas revelações do sensível,Na luminosa percepção do Ser.Ó esplendor do Ser, surge!
*Gêmeos*Abre-te, ser solar,Movimenta o impulso aquiescido,Descortina o desejo da ambiçãoPara o forte domínio da vida,Para o bem-aventurado abraçar do Mundo,Para o desfrutar do amadurecimento do Mundo.Ó ser solar, continua!
*Câncer*Tu, repousante luzir,Atiça o calor da vida,Aquece a vida da almaPara teu vigoroso afirmar-te,Para teu compenetrar espiritual,Num silencioso iluminar.Tu, repousante luzir, fortalece-te!
*Leão*Correnteza dominante,Personificação do Mundo,Sensível essênciaPara a resolução da vontade.No fluir do brilho da vida,Na pungente dor do tornar-seDominantemente, coloca-te!
*Virgem*O Mundo contempla, alma!A alma abraça, Mundo!O espírito compreende, Ser!O poder da vida atua,Na vívida vontade constrói,No florescer do Mundo confia.Ó alma, reconhece os seres!
*Libra*Os mundos, os mundos preservam;Nos seres, vivenciam-se os seres;No Ser, envolve-se o Ser;A essência, a essência efetuaPara o envolvente agir que se derramaNo saborear silencioso do Mundo.Ó mundos, portai os mundos!

*Escorpião*
O Ser: este consome a essência.Mas na essência, lá se encontra o Ser.Na ação dissolve-se o vir a ser,Mas no vir a ser permanece a ação.No poder materializado do Mundo,No primordial plasmar,A essência mantém a essência.

*Sagitário*A evolução alcança a potência do Ser,Na existência, extingue-se a concretização.A conquista extingue o desejoNa imperiosa força da vontade da vida.Na morte culmina o domínio do Mundo,Formas extinguem-se em formas.Que a existência sinta a existência!
*Capricórnio*Que o futuro repouse sobre o passadoE que o passado pressinta o futuro,Para que se fortaleça o presente.Na interna resistência da vidaReforça-se a consciência dos seres do Mundo,Floresce o poder atuante da vida.Que o passado sustente o futuro!
*Aquário*Que o limitado se sacrifique em favor do ilimitado.Que o que não conhece limites fundamente,Nas profundezas, seus próprios limitesE erga-se no fluir,Assim como a onda ao fluir se detém,Adquirindo forma no envolver-se, tornando-se Ser.Limita-te, ó ilimitado!
*Peixes*Que na derrota encontre-se a perdaE que na vitória, perca-se o ganho.Que no compreendido procure-se o apreenderE que se conserve o manter.Que o Ser erga-se por sua essênciaE que a essência teça seu Ser.Que a perda seja ganho para si!

Nenhum comentário: